Bebés com gatos

As opiniões são muitas e muito diversas. Há quem considere a presença de um gato perfeitamente inofensiva para o bebé desde os seus primeiros dias de vida e há quem pense que o melhor a fazer quando se tem crianças é eliminar o vestígio de qualquer animal de estimação.


Nós pensamos que tudo depende dos cuidados que se tem tanto com os gatos como com os bebés e depente também dos próprios gatos e dos bebés!!!!!!!!!!!!

Decidimos afastar os gatos de casa desde 6º ou 7º mês de gravidez até aos 2 ou 3 meses de vida do/a bebé.

Os motivos? Evitar que a casa esteja cheia de pelos no pico do verão; assegurar que a casa está o mais limpa possível para a chegada do/a bebé e, claro, permitir ao Leo e Thoth ter um verão mais fresco e tranquilo na Maia porque eles sofrem sempre muito e Lisboa com o calor.

Quando regressarem a casa, esperamos conseguir desenvolver uma relação saudável entre bebé e gatitos.

A provar que a convivência é possível, temos as fotos enviadas pelo papá.

3 comments:

  1. Oi!

    Em relação à vossa opção de afastar os gatos por um tempo permitam-me que vos dê a minha opinião de mãe de duas crias humanas e 2 felinos. Como devem saber os gatos são espantosamente doces e cuidadosos com bebés pequenos, mas o facto de os afastarem por determinado tempo poderá causar neles uma grande angústia e mudança de comportamento, tanto por estarem ausentes, como porque quando chegarem a casa verão que o seu território foi invadido. O ideal seria eles estarem em casa quando a vossa 'cria' chegasse.
    Sinceramente acho que esse afastamento poderá ter exactamente o efeito que vocês não querem, que é o de eles não serem receptivos com o vosso pequenote. Quando tive a Luísa, já tinha o Duarte e a Bianca em casa e não podia ter corrido melhor. A reacção inicial foi de muita curiosidade (até tenho um vídeo giro desse 1º encontro) deixei cheirá-la (tinha ela 2/3 dias) e pronto, correu tudo lindamente! Conheço outros casos de amigas em que o padrão de comportamento dos gatos foi exactamente o mesmo.

    Quanto aos pêlos nada que umas aspiradelas a mais não resolvam (também podem optar por tosquiá-los) algo que fazia sempre aos meus por volta do verão dado o calor da casa do Lumiar.

    Já agora, quando tive o primeiro gato informei-me antes com a pediatra do TT, ao que ela me disse que só lhe iria fazer bem (mesmo com os problemas respiratórios que ele tinha)dado que reforçaria a sua imunidade às alergias.

    Beijos!

    ReplyDelete
  2. Olá,

    nem imaginas o quanto fiquei contente ao ler a tua experiência!!!!!!!!!

    Sempre me pareceu que os gatos deveriam ficar mas é tanta gente a dizer o contrário que ficamos completamente confusos.

    A verdade é que os gatos já estão a estranhar muito o facto de eu não lhes dar tanta atençã como antigamente. Como não são imune à toxoplasmose não posso andar sempre com eles ao colo :) os coitados andam bastante tristonhos....

    Já estive a pensar numas quantas alterações a fazer em casa para diminuir o impacto dos pelos e isso inclui portas (que ainda não temos), retitar os tapetes de lã etc...

    Como fazes para tosquiar Duarte? também se tosquiam os gatos de pelo curto????

    Quado voltar a tua casa tens que nos mostrar esse vídeo. lol!!!!!!

    beijinhos

    cm

    ReplyDelete
  3. Respondendo: apesar de curto, o pêlo do Duarte é extremamente denso e cai imenso, e sim, nesse altura ele era logo primeiro a ir à tosquia! No início sentia-se esquisito, mas depois até agradecia.

    Imagino que tens ouvido os comentários sobretudo dos médicos, não? São sempre os primeiros a aconselhar a pôr os bicos na rua.

    Eu também não sou imune à toxoplasmose (pelo menos na altura não era, agora como ando sempre a mexer em terra já devo ser...)

    ReplyDelete