Gerar, parir, nutrir e amar

Desde que estamos grávidas que a Tiff diz que devíamos organizar encontros para grávidas em que mulheres que estão a passar pela mesma experiência que nós tivessem a oportunidade de expor as suas dúvidas, conversar, procurar apoio mútuo.

Gosto desta ideia, especialmente se for uma experiência intimista, realizada numa das nossas casas, com tranquilidade, em torno da mesa...

Procurei algumas iniciativas que podem servir de inspiração. Aqui ficam:

Grupos de suporte da maternar.

É uma iniciativa muito recente (março de 2009) que vem dar resposta às necessidades sentidas por muitas das grávidas: mais partilha, mais carinho, mas humanismo durante a gestação.

Os Círculos Maternos são grupos de apoio que visam a promoção do bem-estar de mães, bebés, crianças e famílias ao longo de todo o processo de Maternidade. Nos Círculos Maternos há espaço e tempo para troca de experiências, partilha de informação e expressão de emoções e sentimentos, com o objectivo de fomentar o crescimento e fortalecimento das mulheres e suas famílias, de forma a que possam vivenciar esta fase da vida de forma mais plena, consciente e feliz. Os encontros decorrem em ambiente seguro, tranquilo e confidencial, promovendo-se um diálogo informal e descontraído onde todas as mulheres têm a possibilidade de dar e receber, ajudar e ser ajudadas. Os temas discutidos estão sempre ligados à maternidade.



Em Sintra, realizam-se encontros especialmente pensados par mulheres e/ou casais grávidos. O nome é sugestivo: Gerar, parir, nutrir e amar.

Nestes encontros, geralmente de 2 dias, tratam-se questões relacionadas com o parto, pós-parto, amamentação e cuidados do bebé.

Mais informações no blog da iniciativa.

Em Matosinhos, uma ODE às Mulheres. É a iniciativa: Encontros da Lua: círculo de mulheres em torno da mesa.

Um sábado á noite por mês, reune-se, em casa da Rita, um maravilhoso e mágico sítio em Matosinhos, um círculo de Mulheres.

Cada noite de cada mês, um tema diferente é trabalhado, de acordo com o ciclo da Terra do momento. Cozinhamos um jantar vegetariano com alimentos da época, propriedades medicinais e nutritivas dos mesmos, histórias associadas. Falamos da Terra e da forma como nos inspira e, sobretudo, como nos influencia, falamos do corpo, da saúde natural, dos costumes Orientais (Ayurveda), da experiência e vivência femininas. Contam-se histórias...

Enquanto cozinha o jantar, partilhamos vivências, experiências, histórias. E a noite vai passando no círculo de mulheres...

Hora de chegada: a partir das 20h
Marcações: Rita 91 846 89 92
Condições: 25€ por pessoa

Através da associação pela humanização do parto em Portugal, é possível encontrar muitas informações úteis incluindo livros em PDF para download.



Para quem vive em Évora, encontra na iniciativa "Círculos de Transformação" um excelente complemento à informação avulsa a que se vai tendo acesso ao longo da gravidez.

Biblioteca da Mulher na Casa da Semente. Não consegui encontrar grandes informações sobre este tópico mas a ideia é interessante. Encontram os contactos aqui:

No comments:

Post a Comment