Exemplos de exercícios de Meditação durante a gravidez

A preparação para o parto pode ser feita a nível intelectual, físico, emocional e espiritual. Por isso mesmo é tão importante criar o espaço físico e mental viver a gravidez e para acolher esta nova vida.

A data prevista para o parto é apenas uma estimativa e os nove meses de gravidez apenas uma média, assim sendo, será melhor pensar que a data do nascimento é no fim do mês de X do que no dia Y. Pode também ser boa ideia comunicar a toda a gente a data do parto como sendo para umas semanas depois da semana prevista e evitar desta forma ser inundada de telefonemas no hora H.

Fazer exercícios de meditação e visualização pode ajudar a viver de forma mais consciente a gravidez e nascimento.

Meditar é encontrar um local seguro dentro de nós, um quarto só nosso e visualizar não é mais do que ver com a imaginação.

É tão simples quanto:

- procurar um local onde se possa estar tranquila durante 15 a 30 minutos por dia (ir aumentando o tempo com a prática. Pode-se começar com 10 minutos);
- respirar fundo várias vezes seguidas e focar toda a atenção na respiração;
- colocar as mãos no abdómen e ir diminuindo a frequência das inspirações - permitir que a respiração seja cada vez mais lenta e profunda;
- Imaginar o bebé e dizer em silêncio:
  • O meu corpo tem tudo o que o meu bebé necessita;
  • O meu corpo sabe como dar à luz
  • O meu bebé sabe quando nascer
- Repetir estas afirmações algumas vezes enquanto se respita profundamente, sempre com as mãos no abdómen.
- Terminar com alguns momentos de respiração silenciosa.



Construir em casa um pequeno "templo" dedicado à gravidez pode fonte de inspiração e motivação para esta "viagem" retrospectiva.

Especialmente no final da gravidez preocupa-mo-nos muito com o quarto do bebé, a sua mobília e decoração mas raramente criamos para nós mesmas um espaço de paz e tranquilidade.

Não necessita de ser uma divisão inteira da casa. Um pequeno canto ou mesa bastam para reunir objectos importantes e significativos (religiosos ou não), fotografias de pessoas queridas, tecidos com cores inspiradoras, pequenas conchas, flores ou até pedras recolhidas em caminhadas especiais.

Sentar de pernas cruzadas e observar por instantes o "templo" que construímos, pode ajudar a transmitir a calma necessária para iniciar os exercícios de meditação e visualização.

Sentar de pernas cruzadas é também uma forma de fortalecer os músculos pélvicos e preparar o corpo para o parto.




Afirmações para a gravidez e parto:

  • A gravidez é um estado natural, normal e saudável para mim e para o meu bebé.
  • Eu e o meu corpo somos amados e apoiados.
  • É seguro para mim ter o meu bebé.
  • Não há nada a temer
  • Eu estou calma e relaxada. O meu bebé sente a minha calma e partilha-a comigo.
  • Eu e o meu bebé estamos preparados para a vida.
  • O bebé está a fazer naturalmente tudo aquilo que tem que fazer.
  • Os movimentos do meu útero estão a massajar e embalar o meu bebé.
  • O ritmo do meu útero, enquanto se expande e contrai, aproximam-me do meu bebé.
  • O meu bebé está a descer naturalmente.
  • O bebé cabe perfeitamente na minha pélvis.
  • O meu corpo expande facilmente para o meu bebé passar e emergir nas nossas mãos.

3 comments:

  1. upsss......
    Só ao ver os vosso comentários é que percebi que não coloquei a referência dos artigos das revistas de onde tirei estas "dicas". Desculpem.

    É da revista Mothering - http://mothering.com

    Não consigo encontrar agora o link exacto do texto em questão mas se o vir coloco-o aqui :)

    ReplyDelete