Encontro Crianças em acção - Mouraria/Graça - Resumo dia 4 de Julho e Programa 8 de Agosto



Depois de alguns contratempos o encontro acabou por se realizar na horta popular da Graça/Mouraria o que nos trouxe uma alegria acrescida, especialmente às crianças que tiveram a oportunidade de brincar ao ar livre.
O Gualter explicou-nos muita coisa sobre trangénicos, associações ambientais, entre outros. Também nos deu a conhecer um livro infantil (alemão) sobre agricultura e utilização de produtos químicos que é muito interessante e muito educativo. É uma pena que se tenha perdido, algures nos anos 70, a componente educativa e ambientalista dos produtos pensados para crianças.
Também o Gualter teve oportunidade de nos falar sobre a escola livre e a escola Waldorf e as suas recentes descobertas sobre estas metodologias.
Ficou no ar a questão das consequências da escola livre para o desenvolvimento das crianças, nomeadamente, no que diz respeito ao possível individualismo dos adultos educados desta forma? Também se levantou a questão de estarmos a colocar as nossas crianças num ambiente idealizado, protegido e diferente da sociedade circundante. Que conseguências poderão daí advir? Seria interessante debater este assunto num próximo encontro.
A Marta explicou a nova lei da parentalidade e foram distribuídos panfletos da segurança social sobre a mesma.
O José Castro falou-nos no diagnóstico natural e de como, por exemplo, desejos de comer coisa doces pode ser simplesmente falta de magnésio e o desejo de comer coisas salgadas pode ser falta de sódio.
A Helena falou-nos da energia reiki e de como ela pode ajudar aos nossos processos de auto-conhecimento e auto-cura. Ensinou-nos como podemos fazer para estarmos protegidos das energias que nos circundas e que, por vezes, nos desviam do nosso equilibrio natural.
A Tiff confeccionou um delicioso almoço vegetariano e biológico.

Ficou combinado que o próximo encontro será dia 8 de Agosto, nas instalações da Junta de Freguesia da Graça.




Programa "Crianças em Acção" 8 de Agosto:


11:30 - Abertura, Mercadinho de Trocas de objectos, conhecimentos e informações (traz todos os objectos de que já não necessites e que possam ser úteis a outras pessoas)

12:30 - Almoço (todas as pessoas contribuem com iguarias para um almoço vegetariano e partilhado. Trazer também o seu prato, copo e talheres)

13:30 - Início das acitividades e debates.
- Exercício de relaxamento e preparação para o parto activo
- Gravidez, germinação e o ciclo da vida - Ana Penitêntia
- O Parto Activo - Doula Sara Almeida - http://www.maeparamae.com/

Com o apoio de:
- TROCAL de Lisboa - http://trocal.pegada.net/lisboa/
- GAIA -http://gaia.org.pt/csm
- Junta de Freguesia da Graça -http://www.jf-graca.pt



1 comment: