Parto mitos e factos


São poucos os factos da vida envoltos em tanto mistério, medos e tabus quanto o parto. Talvez nem o sexo tenha sido tão mistificado, alguém aqui já ouviu falar de quem tenha medo de morrer de sexo? Ou de ter falta de líquido, cordão enrolado, bacia estreita para o sexo?

Quem já esteve grávida fartou-se de ouvir de amigos, parentes, conhecidos e até de desconhecidos sobre os grandes perigos do parto. Toda a gente parece ter uma história trágica a contar. São tantas histórias dramáticas que não consigo entender como é que as nossas cidades não estão povoadas de pessoas lesadas, plisadas, ressecadas e enroladas em cordões assassinos! Sem contar com mulheres alargadas e com incontinência urinária de último grau.

Qual é a grávida que não foi parada pela manicure, pela, pela cunhada da prima da vizinha para ouvir uma história tenebrosa sobre o bebé que bebeu água do parto, que chorou na barriga, que fez cocó no líquido amniótico, que secou de tanto que passou da hora, que tinha 30 voltas de cordão no pescoço, que teve um parto seco...?


Mito
Explicação
Facto
Falta de Dilatação
Muitas mulheres hoje em dia dizem que não conseguiram ter um parto porque tiveram falta de dilatação. Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente.
A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contracções uterinas.
Bacia Estreita
Uma mulher com bacia estreita não teria espaço para a passagem do bebé.
Existem situações – não mais de 5% de todos os partos - em que um bebé é grande demais para a bacia da mulher, ou então está numa posição que não permite seu encaixe.
Tecnicamente é impossível saber se o bebé não vai passar enquanto o trabalho de parto não acontecer, a dilatação chegar ao máximo e o bebé não se encaixar.
Parto Seco
Um parto depois que a bolsa rompeu seria uma tortura de tão doloroso.
A verdade é que depois que a bolsa rompe o líquido amniótico continua a ser produzido, e a cabeça do bebé faz um efeito de "fechar" a saída, de modo que o líquido se continua a acumular no útero. Além disso o colo do útero produz muco continuamente que serve como um lubrificante natural para o parto.
Parto Demorado
Um bebé está em sofrimento porque o parto está a ser demorado
Na verdade o parto nunca é rápido demais ou demorado demais enquanto mãe e bebêé estiverem bem, com boas condições vitais, o que é verificado durante o trabalho de parto. Um parto pode demorar 1 hora como pode demorar 3 dias.
O Bebé passou da hora
O bebé teria como uma "data de validade" após a qual, se não nascer, ficaria doente.
Os bebés costumam nascer com idades gestacionais entre 37 e 42 semanas. Mesmo depois das 42 semanas, se forem feitos todos os exames que comprovem o bem-estar fetal, não há motivos para preocupação. Caso os exames apontem para uma diminuição da vitalidade, a indução do parto pode ser uma óptima alternativa mas, a ocitocina sintética não é a única forma de indução de um parto, apesar de ser a única solução apontada pelos hospitais ocidentais.
Cordão Enrolado em torno do pescoço
A explicação é de que o bebé se iria se enforcar no cordão umbilical
O cordão umbilical é preenchido por uma gelatina elástica, que lhe confere a capacidade de se adaptar a diferentes formas. O oxigénio chega ao bebé pelo cordão umbilical e vai directamente para a corrente sanguínea pelo que o bebé não pode sufocar por estrangulamento do pescoço.
Não entrou/não teve trabalho de parto
A ideia aqui é de que a mulher em questão tem uma falha que a impede de entrar em trabalho de parto
A verdade é que toda mulher entra em trabalho de parto, mais cedo ou mais tarde. Ela só não vai entrar em trabalho de parto se a equipa médica não souber esperar e se a operarem antes disso.
Não tem dilatação no final da gravidez
A explicação é que o médico fez exame de toque com 38/39 semanas e diz que a mulher não vai ter parto porque não tem dilatação nenhuma no final da gravidez.
Tecnicamente uma mulher pode chegar a 42 semanas sem qualquer sinal, sem dilatação, sem contracções fortes, sem perder o tampão e de uma hora para outra entrar em trabalho de parto e dilatar tudo o que é necessário. É impossível predizer como vai ser o parto por exames de toque durante a gravidez.
Placenta envelhecida
A placenta ficaria tão envelhecida que não funcionaria mais e colocaria em risco a vida do bebé
A ecografia não consegue avaliar exactamente a qualidade da placenta. A qualidade da placenta isoladamente não tem qualquer significado. Ela só tem significado em conjunto com outros diagnósticos, como a ausência de crescimento do bebé, por exemplo. A maioria das mulheres tem um "envelhecimento" normal e saudável de sua placenta no final da gravidez. Só será considerado anormal uma placenta com envelhecimento precoce, por exemplo, com 30 semanas de gravidez.



Curiosamente, a amamentação também tem uma maravilhosa lista de mitos e lendas, sempre no sentido de diminuir a confiança da mãe em sua capacidade.

Adaptação livre do texto original de Ana Cristina Duarte, Doula, Educadora Perinatal, Graduada em Obstetrícia pela USP Leste.
Texto original disponível em: http://www.partodoprincipio.com.br/conteudo.php?src=mitos&ext=html

No comments:

Post a Comment