Relembrando o encontro "Crianças em Acção" de 8 de Agosto


No encontro "Crianças em Acção de 8 de Agosto" contamos com as instalações da junta de Freguesia da Graça e decidimos reunir à sombra de uma árvore no seu jardim.

Estivemos com a Doula Sara Almeida (http://www.maeparamae.com/) e conversamos sobre temas muito diferentes:

O que leva uma mulher a ser doula (http://doulasdeportugal.blogspot.com/)? A Sara explicou que, geralmente existem dois caminhos muito distintos: por um lado temos mulheres qe tiveram experiências de parto algo traumáticas e/ou que fugiram do seu controle e que se esforçam para ajudar outras mulheres a não passar pelo mesmo; por outro lado temos mulheres que tiveram experiências de parto muito intensas e graificantes e que querem ajudar o máximo possível de mulheres a ter uma experiência parecida com a sua.

Como curar candidiase e o Streptococcus B? A Sara explicou que se pode ingerir alho cru diariamente e colocar alho na vagina durante a noite. Para aliviar o ardor, a utilização de yogurte natural, aplicado localmente, é muito eficaz. Falou-se também no Streptococcus B (http://pt.wikipedia.org/wiki/Streptococcus). Esta bactéria encontra-se no organismo materno apenas transitoriamente e é inofensiva para a mãe mas pode causar infecções no recém-nascido. O seu diagnóstico realiza-se a partir das 34 semanas de gravidez e é possível a sua cura com a utilização de alho e medicação homeopática. Em alternativa a medicina convencional oferece-nos penincilina intravenosa durante o parto o que pode ser um problema para quem faz alergia a este medicamento e/ou quem não pretende qualquer tipo de medicalização no parto.

Conversamos também sobre a possibilidade de criar um bebé sem fraldas através da comunicação eliminação. Ainda a Sara falou-nos no facto de os bebés actualmente utilizarem fraldas durante muito mais tempo do que o necessário e de como se pode incentivar um bebé a andar livremente sem fralda, especialmente se for verão. A Ana Telhado (outra participante) também partilhou a sua experiência de não utilização de fraldas com o seu filho de 7 meses. A não utilização de fraldas desde o primeiro dia de vida tem sido muito debatida nos países anglófonos e existe já o movimento Diaperfreebaby.org, uma rede de apoio aos pais que praticam a comunicação da eliminação com os seus filhos.

A comunicação eliminação consiste em interpretar os sinais dados pelo bebé quando deseja fazer as suas necessidades fisiológicas. Para tal é necessário uma proximidade muito grande com entre cuidador e bebé (mais uma das componentes da attachment parenting que cooca a tónica no que é importante para o desenvolvimento saudável do bebé e não no que é mais cómodo para os pais).

A comunicação eliminação é um nome complicado que se dá à forma mais natural que existe de lidar com as necessidades fisiológicas de um mamífero humano. Tem como benefícios o estreitamento de laços entre cuidador e bebé, o facto de o bebé aprender mais cedo a utilizar os seus músculos, não ficar sujo, não ter assaduras, não estar em contacto com plásticos e produtos químicos. Este método é também muito económico e ecológico. Como desvantagens as mães presentes no encontram o facto de nem sempre se ser rápido o suficiente para colocar o bebé no pote o que deixa muitos "xixis" pela casa e o facto de no inverno estar muito frio para o bebé estar nú da cintura para baixo (a forma mais fácil de atingir bons resultados pois quase nunca há tempo de libertar o bebé de todas as molas e atilhos das suas roupas).

Para facilitar a não utilização de fraldas, Cátia Maciel falou na possibilidade de se cortarem os bodies mais antigos um pouco abaixo da cintura (e assim não ter que os desapertar e apertar constantemente) e nas chamadas babyslegs http://store.babylegs.com/ que permitem manter as pernas do bebé quentinhas sem ter que o vestir e despir constantemente.

Conversamos ainda sobre o facto de existirem em Portugal poucos livros sobre educação intuitiva, parto natural, ecologia e bebés.

A Cátia e a Tiff partilharam os livros que lhes tem servido de inspiração:
- " Infant Potty Training: A Gentle and Primeval Method Adapted to Modern Living" (http://www.pottytrainingconcepts.com/1888580240.html)
- Our Babies, Ourselves: How Biology and Culture Shape the Way We Parent(http://www.naturalbirthandbabycare.com/our-babies-ourselves.html)
- Continuum concept (http://www.continuum-concept.org/)
- Parto na água
- Birthing from within (http://www.birthingfromwithin.com/)

Infelizmente ainda não temos nenhuma destas obras com tradução portuguesa.

Durante todo o encontro esteve em exibição o filme "The happiest baby" (http://www.thehappiestbaby.com/) que nos fornece técnicas preciosas para que os nossos bebés se acalmem e parem de chorar de forma simples e natural.

Os artigos do mercadinho de trocas ficaram na Junta de Freguesia para serem distribuídos à população que deles necessitar.

O próximo encontro será em Setembro, em Benfica, brevemente teremos novidades.

Website e Fórum do "Movimento Crianças em Acção": http://gaia.org.pt/criancas
Comenta, questiona, PARTICIPA!!!!

No comments:

Post a Comment