Indução do parto antes das 42 semanas de gestação

Indução do trabalho de parto ou cesariana ANTES das 42 semanas causa mais complicações e aumentam os riscos



Seu bebê está pronto, você também está pronta para fazer a transição de gestante para mãe.
O seu medico deveria providenciar a indução do parto, uma cesariana, ou esperar que o trabalho de parto comece naturalmente? Uma gestação é considerada a termo quando está com 40 semanas. E muitos medicos induzem o trabalho de parto ou operam quando a gestação chega na 41ª semana, sete dias depois da data provável do parto (nota da Bartira: aqui no Brasil, é comum os médicos realizarem indução do parto/cesárea com 40 ou até menos semanas!!!).
No entanto, evidências científicas sugerem que a indução do parto antes de 42 semanas de gestação não é benéfica para o bebê e leva a mais complicações no trabalho de parto, segundo trabalho publicado na edição de Agosto do Obstetrics & Gynecology.
Os pesquisadores estudaram mais de 56.000 mulheres grávidas de um único bebê: um grupo pariu com 40 semanas, outro com 41, e o terceiro com 42 semanas. O parto foi induzido em 30% das mulheres; as demais entraram em trabalho de parto sozinhas, algumas depois de 42 semanas gestacionais.
Os resultados? As mulheres cujos partos foram induzidos, tiveram o trabalho de parto mais demorado e foram necessárias duas vezes mais cesáreas do que naquelas sem indução. Para completar, os bebês dos diferentes grupos tiveram o mesmo desempenho.
James M. Alexander, um dos autores do estudo e Professor Assistente em Medicina Materno-fetal do Centro Médico da Univerdiade do Texas (Dallas, EUA), admite que as opiniões variam muito quando o assunto é indução do parto. "Existem algumas dúvidas sobre o bem-estar do bebê depois das 40 semanas," diz ele. Contudo, segundo o Dr. Alexander, esperar até 14 dias depois da data provável do parto pode ser melhor: "Se depois de exames detalhados, incluindo avaliação fetal, tudo estiver bem, então o melhor é esperar que o trabalho de parto se incie naturalmente.

(Fonte: Jenn Director Knudsen, BabyCenter - http://www.babycenter.com, artigo original: Labor complications, but not neonatal outcomes, increase when labor is induced at 42 weeks' gestation compared with 41 weeks'. In: http://www.maternatura.med.br/).

E se nada desencadear o trabalho de parto, devo aceitar uma cesárea marcada? Quais são os riscos?

A cesariana é uma cirurgia de médio porte, e só deve ser feita se há risco REAL para a mãe ou o bebê. Operar a mãe com menos de 42 semanas de gestação, sem que a mesma tenha entrado em trabalho de parto e sem que ela ou o bebê estejam correndo risco de morte, acarreta, sem dúvida, MUITOS mais riscos.
Clique aqui para ler sobre os riscos da cesárea marcada.

Dicas para a indução natural do trabalho de parto

Você deve estar se perguntando o que deve fazer se "o prazo para o bebê nascer" estiver acabando e nada de sinais do trabalho de parto... É de conhecimento público, embora não tão público (ou publicado) assim que existem algumas coisas naturais que podemos fazer para induzir o início do trabalho de parto e parto.
Pesquisamos na Lista Amigas do Parto (www.amigasdoparto.com.br) sobre esse assunto e uma mensagem da Adilma Nascimento (membro da lista) resume muito bem o que podemos recomendar nessa situação:

- No final da gestação, próximo de completar 41 semanas, e nada de TP (trabalho de parto), a gente fica muito ansiosa, principalmente com uma possibilidade de cesária, mas se a busca de vocês até agora foi por um parto humanizado, este não é o momento de desistir, você esta na reta final, muita coisa ainda pode acontecer... o seu parto tão sonhado pode acontecer a qualquer momento!
Não desista da sua busca, coloque o pé na argila (pode ser argila dentro de uma bacia), a argila ajuda a equilibrar o organismo, a fortalecer os rins e é relaxante, caminhe com os pés na terra quentinha no final da tarde, 17h00min, depois tome um chá de cavalinha. Se você tiver condições de frequentar uma piscina, vá no final da tarde, quando a água esta morninha, entre dentro dela (leve acompanhante) feche os olhos, acalme a mente, e nada, ou ande dentro da piscina, se entregue a água, mentalize o seu bebê vindo ao mundo da forma que vocês sonharam...
Faça muito amor, fique de quatro, tome chá de canela sem acúcar, alongue-se, faça saudação ao sol, peça para alguém lhe aplicar um Reiki, acenda velas para os anjos (...).
O profissional que te acompanha, deveria te ajudar nesta empreitada, e só falar em cesária quando realmente as chances de um parto humanizado/normal fossem nulas...
Tente se desligar do mundo, concentre-se agora no nascimento do bb, fique de consciencia tranqüila, aceite o que a natureza lhe reservou e aguarde. (...)

Adiciono às dicas da Adilma:
1) para ajudar a liberar hormônios que ativam o trabalho de parto, você deve estimular as mamas como se fosse tirar leite, por exemplo. O estímulo das contrações uterinas está tão relacionado às mamas que uma das coisas que estimulam a saída da placenta após o parto é o fato de amamentar o bebê logo depois de seu nascimento, ainda na sala de parto, se suas condições e as dele permiterm.
2) considere a Regra dos três Hs (segundo o Dr. Marcos Dias): Hot sex, Hot food e Hot bath. Em Português: sexo quente, comida quente (quente de apimentada, temperada com condimentos, e não em alta temperatura) e banho quente (morno, melhor dizendo). Essas três coisas também ajudam a desencadear o trabalho de parto. Nota: mas tenha cuidado com a pimenta e os condimentos, porque eles também pioram quadros de hemorróida e varizes (coisas comuns em muitas gestantes).

escrito por BARTIRA CARVALHO em http://www.partohumanizado.blogger.com.br/2003_12_01_archive.html

Mais informações sobre a indução natural do parto:
- http://gravidasemforma.blogspot.com/2008/06/induo-natural-do-parto.html


Eu apóio a humanização do nascimento!

No comments:

Post a Comment