O meu relato de parto - Maternidade amiga dos bebés?

Depois de tudo o que escrevi sobre o parto e pós parto na Maternidade Magalhães Coutinho (ou Estefânia) gostava de deixar aqui a mensagem de que esta instituiçao está em processo de candidatura ao título "Maternidade Amiga dos bebés".

Esta nomeação de carácter mundial conferida pela Organização Mundial de Saúde e pela UNICEF visa distinguir todos os Hospitais que cumpram na íntegra os dez passos essenciais centrados na promoção e divulgação do Aleitamento Materno.

Fonte:
Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, EPE


Para se ser certificado enquanto «Hospital Amigo dos Bebés» a Instituição deverá submeter-se a um processo de avaliação composto por quatro elementos base:
1.Os critérios globais - cumprimentos dos Dez Passos
2.Questionários de auto-avaliação - Onde as Instituição tomando como matriz os já referidos, «Dez Passos», deverão identificar as mudanças necessárias a efectuar para se tornarem numa instituição promotora do Aleitamento Materno;
3. Questionário de Avaliação - Utilizados por uma equipa de consultores externos devidamente preparados;
4. Guia para qualificar a avaliação ao Hospital/ Maternidade - onde os dados adquiridos pela equipa de consultores externos originam uma avaliação que será confrontada com os critérios gerais atribuídos pela OMS e pela UNICEF e, consoante essa avaliação final, será definido o grau de cumprimento que certificará, ou não, a Instituição enquanto "Amiga dos bebés".
Fonte: ARS Algarve

Na Estefânia não só não tomam as medidas necessárias à implementação dos 10 passos como dão às mães informações que os contradizem.

O passo nº 4, fomentar a amamentação na primeira meia hora de vida foi completamente esquecido. Ninguém sequer me perguntou se queria ajuda e tal nem sequer teria sido permitido não fosse a minha insistência.

O paso nº 8 "incentivar o aleitamento materno por livre demanda" foi muito desencorajado durante os 3 dias em que estivemos internados. O que mais ouvi pela parte de médicos, enfermeiros e auxiliares foi que não se pode "deixar o bebé fazer da mama uma chucha" e muitas foram as vezes que me recriminaram por não ter uma chupeta. Houve até uma médica que interrompeu a amamentação para observar o bebé e depois exigiu uma chupeta para poder continuar o seu trabalho sem o bebé estar a chorar.

Ao Sebastião foi insistentemente dado leite de fórmula por, dizem eles, ser um bebé muito grande e não estar a urinar. Assim sendo, o leite materno não chegava e necessitava de um complemento. Deveria ingerir o biberão a cada mamada mas como optmos pela livre demanda desde o primeiro dia, era quase impossível saber quando lhe dar o suplemento. Acabou por só beber 3 biberões e um max de 10 ml por mamada (preparavam-lhe 30 ml). Uma das enfermeiras foi muito simpática e deu o suplemento num copinho em vez da tetina do biberão.

Dois dias depois da saga do biberão (que eu me recusei a dar delegando isso para as enfermeiras e passando por birrenta) veio um médico que disse que o bebé era grande e estava muito calor logo, estava desidratado e por isso não urinava. Retirou-lhe o suplemento, mandou despi-lo e dar de mamar muitas vezes para o hidratar. Ainda assim, no boletim de saúde, diz que ele teve alta com suplemento (:().

Dias depois da alta hospitalar telefonaram da Estefânia para apoiar a amamentação e aí sim deram-nos as informações correctas mas aí é quase anedótico pois é o oposto do que diz o pessoal médico. A cada nova indicação eu dizia "mas na materninade disseram o oposto.... ".

Infelizmente são poucos os médicos com formação sobre amamentação e muitos os que recorrem ao método mais fácil que é o leite em pó.

Tivemos a sorte de encontrar um pediatra que apoia a amamentação em livre demanda e em exclusivo até aos seis meses (Dr. Volker), de ter uma doula que nos apoia e de participar em grupos de partilha, workshops, círculos maternos, encontros gratuitos e muito esclarecedores sobre o tema. Caso contrário teria sido derrotada pelas muitas pessoas que duvidaram ou questionaram a qualidade do meu leite.

2 comments:

  1. Infelizmente continuamos com um Inicio de amamentação que pouco influencia o sucesso!
    Valha-nos as mães com a sua persistência para continuar a dar o melhor de si ao seu bebé...

    Parabéns Cátia pela tua preserverança!!!
    Já sabes que se precisares estaremos por aqui... mas eu sei que estás muuuuuito bem acompanhada com a Sofia :)

    Bjs
    BABS

    ReplyDelete