Portugal investe pouco nas crianças

Dados do novo relatório da OCDE

Portugal não aparece bem posicionado no relatório sobre crianças, divulgado hoje pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE).
Dos 30 países que fazem parte do ranking, Portugal aparece em 26º no tópico bem-estar educacional, em 25º no bem-estar material, em 21º em qualidade de vida na escola, em 20º em casa e ambiente, em 18º em saúde e segurança e em 6º na área de comportamentos de risco.
A OCDE diz que os Governos dos vários países devem investir mais dinheiro nos primeiros seis anos das crianças, para reduzir as carências sociais e ajudar, especialmente as mais carenciadas.
O relatório "Doing Better for Childreen" diz que a média publica gasta pelos países membros da OCDE até à idade de seis anos é apenas de um quarto de toda a verba gasta com crianças.
«A crise está a pressionar or orçamentos públicos em todo o mundo. Mas quaisquer poupanças a curto prazo em gastos com a educação e saúde das crianças terá custos elevados para a sociedade a longo prazo», diz o Secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.
02 de Setembro de 2009



Creditos do texto aqui

No comments:

Post a Comment