Alimentos para mães que amamentam

Texto retirado daqui

Estas dicas são baseadas no livro "O Pequeno Livro dos Alimentos Saudáveis" de Carlos Campos Ventura, Editora Grádiva e no que comi com mais frequência nos primeiros 13 meses de vida do meu filho para lhe dar um leite de primeira qualidade em parceria com o imenso Amor que sinto por ele.

Eis que aí vai:

Alga Wakame - a exemplo de outras algas, contém cálcio, sendo porém uma das mais ricas neste mineral. Tradicionalmente, é usada pelos Japoneses para purificar o sangue da mulher que amamenta. É óptima para a prisão de ventre e excesso de peso. Provei e gostei. A que mais gostei foi a seca e passá-la por água no passador. hmmmm que delícia salgadinha. Dica em relação às algas: não é recomendável para quem tem problemas de tiróide pelo seu alto teor em iodo.

Amaranto - Contém 15% a 18% de proteínas de alta qualidade. Tem mais cálcio e factores coadjuvantes do cálcio, magnésio e ácido silícico do que o leite. Não contém glúten e tem um bom teor em antioxidantes e vitamina C. É especialmente interessante para pessoas com elevadas necessidades nutricionais, como mulheres grávidas ou a amamentar. Como flocos de Amaranto com milho todas as manhãs desde que comecei a amamentar.

Feijão Azuki - É muito nutritivo. 100g de azuki contêm 19,87g de proteínas, 66mg de cálcio, 5mg de ferro, etc. É recomendado para promover o leite da mulher que amamenta. Comi algumas vezes, com assafoétida (comprei no Martim-Moniz) que ajuda a sintetizar o açúcar do feijão que provoca os gases e com pimento. hummmm que delícia =)

Quinoa - É rica em proteínas (sem glúten) de muito boa qualidade, equilibrada na composição dos aminoácidos essenciais e pode ser considerada uma fonte de proteínas completa. Muito rica em lisina e em cálcio, de que contém mais que o leite, conta boa quantidade de fibras, minerais, nomeadamente ferro, vitaminas e gorduras - estas em maior quantidade do que qualquer cereal. Fácil de digerir, no que é muito apreciada pelos convalescentes, é muito energética e óptima estimulante do leite para a mulher que amamenta. Comecei também a comer quinoa depois de ser mãe. Gosto muito com as especiarias que uso no cuscus da "Cook" (à venda em locais de venda de produtos biológicos - biocoop, miosotis, etc.): corianda, canela, pimenta preta, gengibre, pimento e outro. hmmmm... delicioso e suave =)

No comments:

Post a Comment