Porque sorrimos para os bebés?




As respostas dos adultos quando vêem a cara de um bebé são emotivas e existe quase sempre a tendência para esboçar um sorriso. Acreditava-se que esta reacção quase universal era instintiva e uma forma de protecção da espécie. Através deste mecanismo de empatia nos adultos, os bebés humanos foram sempre protegidos e a sua sobrevivência tornou-se mais provável.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford descobriu agora qual a actividade cerebral que provoca esta reacção. Tudo se passa no córtex medial orbitofrontal, zona que se situa acima dos globos oculares e onde se geram os sentimentos de recompensa.
Foram avaliadas as reacções neurológicas de 12 adultos ao observarem imagens de pessoas de várias idades, incluindo bebés, que apareciam a intervalos regulares no computador enquanto tinham de completar determinada tarefa.
Imagens do cérebro iam sendo captadas através de magnetoencefalografia, uma técnica que envolve a medição de campos magnéticos ligados à actividade eléctrica cerebral. Verificou-se que num sétimo de segundo as repostas cerebrais iniciais dos adultos perante as imagens de bebés tiveram um pico nessa região específica que é o córtex medial orbitofrontal e que não foi activada ao olharem rostos de outros adultos.
Este dado permitiu aos investigadores concluir que damos especial atenção ao rosto de um bebé e que isso nos dá alguma recompensa. É por isso que temos o instinto de sorrir para os bebés. É uma reacção instintiva que nos faz sentir bem.
Os investigadores apontam também que este pode ser um caminho a seguir na pesquisa sobre depressão pós-parto. As mães deprimidas poderão não ter esta resposta neuro-química cerebral, esta resposta que nos faz sentir bem e emocionados ao interagir com um bebé.

Fonte:
http://www.mae.iol.pt/artigo.php?id=1079744&div_id=3635

No comments:

Post a Comment