Para o ano 2010


Existe em todo o ser humano um poder infinito que tudo alcança e esse poder é accionado pelo pensamento.

Demasiado simples para ser verdade? Todas as leis que regem o Universo são simples, esta não é excepção.

Não acreditas? Curiosamente já estás a utilizar poder infinito imanente em ti, o qual está a trabalhar para que o teu pensamento não tenha poder nenhum.

De nada serve ter talento, capacidade, genialidade se pensas que nunca terás nada na vida pois nenhuma aptidão, treino ou auxílio poderão compensar a tua falta de fé.

Como é que acordas de manhã? Com cara de missa de sétimo dia? Há pessoas que, ao acordar, se arrastam da cama e realizam todas as tarefas matinais como quem faz um sacrifício; Outras há, que parecem um ciclone, reclamam do tempo, praguejam porque a água do banho está fria, resmungam contra o tecido da toalha de banho, acham o pequeno-almoço uma porcaria e saem de casa como quem vai para o matadouro. O dia destas pessoas deverá ser, por consequência, uma tristeza ou cheio de experiências desagradáveis.

Felizmente, muitas pessoas levantam-se bem-dispostas, cheias de vida, abençoam o dia e imaginam as coisas maravilhosas que ele tem para lhes oferecer.

Quem decide como vais acordar? Existe alguma força astral que determine com que humor vais acordar e como vai ser o teu dia? Não. Só tu podes tornar o teu dia abençoado, feliz e próspero.

No momento de acordar sorri para a vida, espreguiça-te longamente, agradece tudo o que a vida te deu e pensa nas coisas maravilhosas que a o novo dia te reserva.

Desde o amanhecer, semeia a semente do bom humor, da alegria, da prosperidade, da simpatia.

Já na rua, saúda os outros com alegria e boa disposição. Vamos acabar com o tradicional “vamos indo” e passemos a cumprimentar as pessoas com menos lamentos e mais gratidão pela fantástica oportunidade que é estar aqui e agora (já dizia a canção: menos ais, menos ais, menos ais!!!).

Vamos ver os outros com este novo olhar positivo e cheio de amor. Tratemos os outros não pelo que pensamos que eles são mas pelo que pensamos que podem ser. Ou seja, vamos valorizar os outros e ajuda-los a tornarem-se naquilo que podem ser, sem críticas, vendo neles as qualidades de que necessitam ou que desejam ter. Todos os defeitos de uma pessoa não são mais do que a sombra da qualidade que nela existe. Vamos realçar essas qualidades e as sombras desaparecerão.

A importância de todos estes pequenos gestos e pensamentos aumenta quando estamos perante os nossos filos.  A Auto-imagem do teu filho é um resultado directo do tipo de reforço que ele recebe de ti diariamente.

Se queres saber como estás a educar o teu filho, basta analisar as afirmações que ele faz de si, das circunstâncias, das coisas e da vida.

O teu filho é o resultado de tudo o que nós estamos a lançar sua mente.

Porque é que o teu filho se sente tímido, incapaz, medroso, feio, medíocre, nervoso, irritadiço, violento, negativo, descrente de tudo? Ou, porque é que o teu filho, por outro lado, se pode sentir forte, alegre, cheio de vida, auto confiante, positivo, inteligente, corajoso, elegante, bonito, vitorioso, calmo e agradável?

O teu filho é um mata-borrão: grava tudo. É uma esponja: recolhe tudo. É um espelho: reflecte tudo.

Se, na tua casa, acordas sempre mal disposto, passas o tempo a dizer que a vida está péssima, que tudo está pela hora da morte, que não aguentas mais as complicações da vida, o teu filho recolhe essas afirmações como verdade e passa a pensar que a vida é péssima e a sentir o peso do desalento na sua alma, achará que este mundo é complicado de mais e não sentirá forças para vencer na vida, gravará na mente que as coisas são inacessíveis devido aos altos custos e tenderá a não se mover do lugar.

Se, pelo contrário, na tua casa abençoares a vida que te traz tantas alegrias e comentares os sucessos de cada dia, o teu filho será uma pessoa saudável, cheia de vida, que vê um mundo bonito e cheio de oportunidades onde poderá realizar os seus sonhos e ideais.

Se na tua casa passares o tempo a dizer que o mundo está cheio de ladrões e exploradores que apenas querem prejudicar o seu semelhante em proveito próprio, não te admires que o teu filho adquira uma personalidade desconfiada e não confie em ninguém, nem mesmo nele próprio.

O que fazes quando o teu filho tem um comportamento ou demonstra traços de personalidade que não te agradam? Reforças esses comportamentos pela negativa, reforças a sombra dizendo coisas como: “não vais conseguir”; “estás errado”;  “não é assim que se faz” ou reforças a qualidades que essa sombra encobre dizendo algo como: “já demonstraste várias vezes que sabes fazer ou que és capaz”; “acredito em ti”; “tem confiança em ti e serás bem sucedido”?

Se mostrares ao teu filho que acreditas que ele não se sabe comportar à mesa, que está sempre a fazer asneiras, que estraga e sua tudo, que é bruto, que é egoísta e não é capaz de partilhar os brinquedos, que é burro e não consegue tirar boas notas, que é muito difícil para adormecer, que chora muito …. ele tenderá a responder às tuas expectativas e reforçará os comportamentos negativos que gostarias de eliminar.

O teu filho vê nos pais a verdade e como consequência, molda-se à sua imagem e às suas expectativas. Se és uma pessoa confiante, que gosta da vida e com uma visão positiva da humanidade, se mostras ao teu filho que o amas incondicionalmente a nele acreditas, mais provavelmente o teu filho será uma criança que bondosa, meiga , cuidadosa com o mundo que a rodeia, que brinca com outras crianças, que empresta os seus brinquedos, que gosta da vida, tem facilidade em fazer amigos e conquistar pessoas pelo seu temperamento agradável e irradiante.

Para o Novo Ano que se avizinha, pensa nisto!!!!!!

Com base no livro "Pode quem pensa que pode".

No comments:

Post a Comment