Lá onde eu moro (Parte I)

Exms. Senhores,

Sou moradora e eleitora da Freguesia da Graça e mãe de um bebé de 9 meses.

Desde que o meu filho nasceu que me vejo, diariamente, condicionada pela falta de qualidade de vida da nossa cidade. Uma das questões que actualmente me preocupa é o facto de não existirem na cidade jardins sem dejectos de cães onde o meu filho (e os bebés em geral) possa aprender a gatinhar e a andar.

Esta manhã dirigi-me à Junta de Freguesia da Graça para me inscrever na reunião do Orçamento Participativo de dia 24 de Junho (que por acaso não era do conhecimento da funcionária e para a qual, ao contrário do anunciado na própria Junta, não havia qualquer forma de inscrição) e para permitir ao meu filho gatinhar no Vosso lindo jardim à sombra de uma árvore.

Acreditem que é com pesar que escrevo que não me foi permitido usufruir do jardim por este não ser "público". O jardim das Vossas instalações é o único jardim onde o meu filho poderia gatinhar sem se cortar em vidros, sem estar em contacto com dejectos de cães e suas bactérias e com sombra. Sei que posso ir para o Jardim da Gulbenkian mas a distância faz com que se torne difícil faze-lo com um bebé pequeno.

Esta manhã, quando vi goradas as minhas esperanças de ter encontrado um local agradável para o meu filho dar largas à sua energia e alegria de viver, não pude conter as lágrimas. Poderia ter ficado revoltada com as condições que Lisboa e a Graça nos oferecem, com o facto de os jardins prometidos não existirem e os existentes serem para os cães e não para os nossos filhos. Podia ter ficado revoltada com o facto de os nossos parques infantis serem ao sol e com o piso demasiado áspero para um bebé. Poderia ter ficado revoltada porque os nossos passeios estão cheios de carros e mais dejectos de cães tornando qualquer incursão na rua com um bebé muito desagradável. Podia aumentar ainda mais a minha revolta ao pensar na dificuldade que é sair da Graça de transportes públicos, no medo que tenho dos carteiristas do eléctrico, na casa de arrumos a que chamam "cantinho de amamentação" do Centro de Saúde da Graça. Podia ter ficado revoltada com a consistente falta de apoios, recursos e infraestruturas para mães e bebés na nossa cidade e freguesia mas, só consegui ficar triste e ainda mais desanimada.

Gostaria, por isso, de solicitar a V. Excelências, permissão para que o meu filho e outros bebés da nossa freguesia, possam gatinhar no Vosso relvado, pelo menos, duas horas por dia. Considerariam os senhores a possibilidade de criar um horário para receber os nossos filhos? Não peço salas, funcionários, materiais nem algo que envolva muita logística, apenas que nos permitam pisar e permanecer no Vosso relvado.

Sabendo que farão o possível para responder de forma positiva a todas as mães e bebés da Graça, subscrevo-me cordialmente.

Cátia e Sebastião

RESPOSTA DO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DA GRAÇA:

Exmª Senhora,

Em resposta ao s/ e-mail, vimos apresentar as nossas desculpas pelo ocorrido.
De facto o Jardim da Junta é um espaço aberto à população que dele queira usufruir e com a sua presença o dignificar. Deste modo, o mesmo encontra-se disponível para o seu e todos os bebés da freguesia.
Grato pela atenção dispensada.
Cumprimentos

O Presidente

PAULO QUADRADO

"A cidade não é uma causa, é uma consequência!"

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment