Bebés expostos a 77 vezes o limite máximo recomendado de dioxinas... nos adultos nem se fala!


A quantidade de dioxinas a que bebé amamentado é exposto é 77 vezes superior ao recomendado pela Environmental Protection Agency (EPA) americana. Nos adultos a exposição é 1200 vezes superior ao determinado como nefasto para os sistemas endócrino e imunitário.


Se mais estudos sobre este assunto não existem, podemos agradecer à industria química e à sua capacidade de pressão sobre os Governos ocidentais.

Entre os principais responsáveis pela emissão de dioxinas estão a incineração e uma variedade de processos industriais como o branqueamento de papel e a produção de pesticidas.

As dioxinas estão em todo, quer no meio ambiente quer no nosso organismo e os seus efeitos nefastos são piores do que o que se supunha até agora. As dioxinas estão dispersas pela cadeia alimentar e acumulam-se nos tecidos nos animais e humanos, especialmente na gordura.

Os produtos tóxicos da família das dioxinas foram considerados os maiores contaminantes alguma vez estudados e estão relacionadas com o cancro desde 1949. Outras doenças associadas a esta família de químicos são: doenças coronárias endometriose, menopausa precoce, redução de testosterona e hormonas, desregulação da tiróide, problemas de pele, disfunções imunitárias, problemas de dentes e unhas. Nos bebés, a exposição a dioxinas provoca alterações neurológicas, problemas de audição, alterações psicomotoras, problemas cognitivos, disfunções hormonais, alterações nos órgãos reprodutores, alterações dos comportamentos de género.

A ingestão de dioxinas inicia-se no ventre materno pois estas atravessam a placenta. Continua coma ingestão de leite materno ou leite em pó e continua pela vida fora através da alimentação.

Com um cheeseburguer e um copo de leite ingerimos 1/3 da quantidade de dioxinas consideradas, até agora, como o limite máximo que o nosso organismo pode aguentar.

A carne, o leite, o peixe e os produtos lácteos são os principais responsáveis pela ingestão de dioxinas.


Será que não podemos fazer nada? Podemos sim:

- dizer não ao papel, fraldas e outros produtos quimicamente branqueados;
- dizer não aos produtos de higiene e de limpeza que contém químicos (alguém á se deu ao trabalho e ler a composição dos mesmos?);
- dizer não a comportamentos que enchem o mundo de dioxinas como atear fogo ao lixo doméstico;
- dizer não às sardinhadas de Santo António cujas brasas são feitas com pedaços de mobiliário cheias de tintas e vernizes (parece mentira mas é isso que se vê todo o verão...);
- dizer não à comida rápida, processada e sem qualidade;
- dizer não à ingestão de carne e lacticínios em excesso (comer carne e lacticínios todos os dia é excesso);
-  dizer sim à alimentação bio para os nossos filhos;
- dizer sim à alimentação biológica (é melhor comer menos carne e com mais qualidade, ou não?);


Fonte:
http://www.ewg.org/dioxin/home

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment