Da ruptura à acção.

Há umas semanas escrevi sobre a minha visão negra do mundo. Nesse dia, tudo me parecia errado, negro, sem saída. Necessitava tanto de alento e palavras motivadoras, que espalhei o "grito de alerta" aos 4 ventos.

Em retorno, recebi mais do que ânimo recebi dicas e estratégias para a acção, muitas delas que já faziam parte dos meus dias, muitas outras que comecei agora a implementar para que a energia que me move para a crítica possa ser canalizada para algo mais construtivo.

Pensei que estas dicas seriam úteis para mais gente e por isso, com a devida autorização, aqui estão:


Estás a começar a exteriorizar o "Grito do Ipiranga" que há já algum tempo tens entalado no âmago dos teus pensamentos.

Sem dúvida que os "primeiros passos", após atingir determinado grau de consciência e depois de sofrer vários embates entre as expectativas e a realidade, são na direcção do desconforto e da rotura.

Sem dúvida que todos passámos pela etapa existencialmente angustiante de tomada de consciência da insustentabilidade do status quo, dos vários sistemas e finalmente do "sistema" que ainda domina os procedimentos e marca as posturas dominantes na aldeia global.

No entanto, como já foi referido anteriormente, estás de parabéns, por várias e boas razões.
1º - Porque estás suficientemente farta, para a qualquer momento carregares no botão "format" e re-escreveres todo o "programa".
2º - Porque encontraste aqui um "fórum" de pessoas que estão em diferentes estágios de "mudança" bio-psico-funcional que, através dos seus testemunhos e transferência de conhecimentos, poderão dar-te as pistas, dicas e exemplos de como não existe UMA via para a Transição, mas tantas quantas as pessoas que nela decidiram embarcar.
3º - Porque já existe um conjunto de "software" para poderes instalar no teu "disco rígido", o que permitirá que inicies desde já, hoje, aqui e agora, os primeiros passos para projectares e desenhares o teu caminho para um futuro de maior equilíbrio, saúde física e mental e felicidade.

Permito-me, com a maior humildade e o mais sincero desejo de "te ajudar", dar-te algumas pequenas sugestões que poderão fazer uma grande diferença:

1º - Tenta avaliar com honestidade e abertura os teus "recursos energéticos".

2º - Sem perder o teu espírito crítico e lucidez, que devem cada vez mais agudos, selectivos e acutilantes, tenta gerir essa tua "energia" de forma a canalizar cada vez menos dela para a crítica do sistema.
Deixa que te explique:
* Quando canalizamos demasiados recursos para a crítica, a constatação e a verbalização (por vezes necessária) daquilo que encontramos de mau e negativo ao nosso redor, somos emocionalmente assolados por vagas de ira, ódio, rancor, animosidade e toda a sorte de emoções carregadas de um veneno letal que nos contamina e envolve.
* Uma grande parte da humanidade está absolutamente enclausurada nessa armadilha que é a crítica sistémica, a insatisfação, a dor e a manifestação e exteriorização dos conflitos gerados por vivências dissonantes, agressivas e daninhas. Há um número cada vez maior de pessoas nessa situação.
* Infelizmente há também um número cada vez maior de oportunistas que descobriram formas de canalizar essas energias e de as explorar em seu benefício pessoal.
* Se não soubermos manter um rigoroso controle do tempo e da energia que colocamos ao dispor da "crítica", gastaremos uma parte substancial da energia que temos disponível e pouco nos restará para sequer nos mantermos. Sempre que isso ocorre, o défice energético traduz-se no desenvolvimento de patologias e ficamos literalmente doentes, física e emocionalmente.

3º Dedica uma parcela cada vez mais consistente e substancial da tua energia/tempo ao estudo e à colocação em prática de todas as ideias alternativas que são veiculadas pelos grupos de Transição e coloca em marcha a tua própria experiência prática de Permacultura.

Sabemos que é bem mais fácil escrever estas linhas que interiorizar tudo o que elas referem e colocar em prática, mas o essencial é não perdermos a noção da orientação no mapa das nossas vidas e sabermos em cada momento qual o trilho que devemos percorrer em cada um das encruzilhadas que todos os dias se apresentam à nossa frente.

Força amiga Cátia Maciel!
Sugiro que deixes oficialmente o Estado de Rotura...
Entra definitivamente em Transição!
(


Partilhado por Luís Amaral, na rede Permacultura e Transição. Disponível aqui: http://permaculturaportugal.ning.com/profiles/blogs/estou-oficialmente-em-ruptura?xg_source=activity

Mais duas sugestões importantes (na mesma rede):


  • Sorrir sempre - "se sorrires mesmo sem obteres retorno, estás a mudar a energia das suas vidas e da tua. Se lhes transmitires amor e compreensao estás a mudar a energia do planeta!" (Neuron)

  • Aceitar a polaridade - "pensa que essas dicotomias são como a noite e o dia ...... o frio e o calor.... o masculino e o feminino.... é o que é .... love what is.... nada disso é estático.... nem assim tão real.... é um processo em evolução.... " (Ana Marreiro)


Cada vez mais prósperos, resilientes, simples e felizes!

1 comment:

  1. Adorei tudo, Cátia. Não estou em ruptura como tu, ainda me falta um bocadinho assim :) Mas tudo que aqui li inspirou-me. Estarei atenta.

    ReplyDelete