Os livros da minha infância

estive a ver os meus livros de infância para os dar ao meu filho e encontrei a colecção Pequerrucha das Edições Majora.

Dei uma olhadela e percebi que não podem passar para o pequeno porque a qualidade das histórias é sofrível, cheias de estereótipos de cor, género e quase todas elas tem por base o paradigma de educação baseada no castigo/recompensa.

Vim á net procurar algumas imagens sobre a colecção para poder este texto e fiquei a perceber que é coisa de coleccionador, que se vendem e compram exemplares destes livrinhos como se de joias se tratasse.

A minha colecção tem 24 volumes. os primeiros 12 elencados no blog A Nossa Infância

1- As Aventuras do Urso Felpudo
2- O Palhaço Ambrósio e o Tareco
3- Os Anos de Nani
4- Laila e o Leão Bebé
5- O Sonho do Tomás
6- A Casinha Colorida
7- O Cachorro e a Boneca (perdido)
8- O Cavalinho de Borracha
9- "Mia" o Porquinho-Mealheiro
10- A Bagagem
11- O Palhaço Faustino e a Caixa Mágica (perdido)
12- A História do Chouriço

e mais 12:

13 - O Galo Catavento
14 - O pequeno Quinzinho
15 - Cristovão e o Balão
16 - Rani e o Seu amigo
17 - Du-du e os seus 3 amiguinhos
18 - A Gansinha toleirona (perdido)
19 - O pequeno moquinhas procura amigos (perdido)
20 - príncipe Pedro da porcelânea
21 - O rato da casa da floresta
22 - O misterioso caderno de desenho de Quim
23 - O casamento dos pássaros (perdido)
24 - O rei leão e os seus animais

É impressionante como me recordo de todas as histórias. Não sei quantas vezes terei lido cada uma nem em que situações o fiz mas recordo-me de todas elas, mesmo daquelas cujos livros perdi. Mais impressionante ainda é como a minha criança interior sente a vibração de outrora ao ver as personagens que sofrem, as que estão tristes etc... Isto faz-me pensar na importância que um simples livro pode ter para os nossos filhos.

Quando era pequena, sonhava muitas vezes que ia para a escola de pijama. Isso também acontecia com vocês? Claro que era mais um pesadelo do que um sonho, com os meninos e meninas todos a rir de mim e a apontar o dedo. Qual não foi o meu espanto quando começo a ler o primeiro livrito que me vem à mão - O Sonho do Tomás - e descubro que o Tomás, por ser mandrião e não se querer levantar de manhã, vai para a escola de pijama sob o escárnio não só de toda a escola como de toda a cidade? Virá daqui o meu repetido pesadelo?



Continuo a gostar das rimas e da sonoridade destas histórias.

2 comments:

  1. Olá Cátia!
    Eu quero expandir o tipo de livros que a Joana lê, mas penso que vou dar-lhe os meus para ler: Anita(s)..., o Petzi, o urso, etc. Assim como - caiam os queixos! - os da minha mãe, que tem a colecção quase toda da Condessa de Ségur... Apesar de não concordar com algumas mensagens: a mais flagrante é a recompensa-castigo, espero que tenha nela o mesmo efeito que teve em mim: "ainda bem que não vivemos naqueles tempos!!!" O que me lembro mais é a quantidade de castigos corporais que aquelas histórias envolviam...

    ReplyDelete
  2. é mesmo raro ter os livros da avó. vejam se resistem a mais uma geração :)

    ReplyDelete