O fim e o início - Último post


No outro dia citei Wayne Dyer para expressar a minha vontade me focar no conhecimento em vez da conquista, na serenidade em vez da realização.
Hoje complemento com as palavras de Pema Chodron

"Podemos descobrir o processo de deixar fluir e relaxar durante a nossa vida. Na verdade, esta é a forma de viver: pára de lutar com o facto de que nada é suficientemente sólido para se iniciar e com o facto de que as coisas não perduram (...) relaxa em vez de lutar com isso. Prepara-te para morrer vezes e vezes sem conta. (...) Dá espaço para que algo novo surja. (...) A cada respiração, deixa que seja o fim desse momento e o nascimento de algo novo"

e de John Travels,

" Até então, eu vivi uma vida de pressão, de prazos (auto-impostos) utilizando a adrenalina para me fazer realizar coisas, sentindo sempre que algo desconhecido, mas temido, me iria ganhar se eu não tivesse algo concreto para mostrar, a mim mesmo, no final de cada dia. Tentei deixar esta forma de estar para passar focar-me no amor e nos relacionamentos como sendo os meus valores mais elevados mas, fui guiado pela minha necessidade de mostrar, a mim mesmo, que posso fazer algo (...). Isto continua a ser mais verdadeiro do que eu gostaria."

para constatar o quanto é grande a minha lista de "realizações"... a começar por este blog, passando pelas várias listas e rede sociais em que estou inscrita.

Termino, este post e este blog, citando António Aleixo,

"Não, não. Tudo se transforma e nada desaparece"

menos uma...

... o que se segue? É aqui que suplanto o meu principal medo, relaxar no vazio e não ter medo de o descobrir.

5 comments:

  1. acredito que este fim de que falas é o início de algo muito bonito, ou antes, a continuação do caminho que já vens fazendo há muitos e longos anos. tenho a honra de te conhecer e de te acompanhar há não muito tempo, mas, ainda assim, já deu para sentir que és uma mulher d'armas e que este momento relaxante, de confiança absoluta no tal "vazio" (não sei se será bem um vazio...), será de facto um momento de transformação profunda e maravilhosa na tua vida :) um beijo de amizade, m.

    ReplyDelete
  2. Vais acabar com o blog :(((((( mas sabes no fundo no fundo... acho que gostava de ter a tua coragem... acho que é isso...

    ReplyDelete
  3. C. agradeço-te teres um dia criado este blog. Por aqui, pelas tuas palavras, tantas e tantas vezes encontrei respostas para aquilo que me inquietava! Foste e continuas a ser uma mãe inspiradora para mim! Muito obrigada!

    ReplyDelete
  4. tenho pena que já não te leia, pois tenho aprendido muito ctg, mas percebo que não é um fim, mas uma mutação: até breve!

    ReplyDelete
  5. Tenho pena que não escrevas mais aqui... Mas se é o que sentes que é certo fazer, força.

    ReplyDelete