Aftas

Legumes da horta da avó do S.
Uma afta pequena, cujo motivo é um traumatisto – morder a lingua, por exemplo – não deverá demorar mais do que 5 dias a desaparecer. Podemos adoptar medidas de aplicação tópica para aliviar a dor mas geralmente não conseguimos diminuir o número de dias de cicatrização.

Quando temos aftas porque ingerimos alimentos estragados, inadequados para nós, também são pequenas e de curta duração embora possam aparecer, simultaneamente, em vários locais e sejam, por isso, mais incómodas. Nestes casos, beber muita água, chá verdes e comer alimentos que promovam a desintoxicação, pode ajudar. 

Quando alguém lança um SOS por causa de aftas, é porque o seu problema é recorrente.  Podem ser aftas por traumatismo continuado – estar sempre a morder no mesmo sítio –  ou aftas sem ter origem em traumatismo mas que aparecem de forma continuada, quando uma está a acabar de curar já apareeu uma ou mais ao lado ou noutro sítio.

Se tiveres aftas recorrentes, ou aftas que demoram muito tempo a curar, é importante descobrir a causa e trata-la ou elimina-la pois aftas é sinal de inflamação no organismo e enquanto as nossas defesas estão ocupadas no combate a inflamações secundárias, deixam de ter atenção á multiplicação celular e podem estar a deixar escapar células potencialmente cangerígenas.
 
As minhas aftas desapareceram quando deixei de comer trigo e recuperei a mucosa intestinal. (Inicialmente ia escrever que aftas são minhas mas não são minhas. Estavam aqui mas não me pertencem e eu não as quero.)

Se acreditares que todas as doenças e sintomas físicos tem um fundamento emocional, aqui ficam algumas ideias que podes considerar.

Um título incortornável, quando se pretende estudar a relação entre emoções e doença, é “O teu corpo diz ama-te”, de Lise Bourdeau.

Segundo a autora, problemas da boca singificam que a pessoa tem dificuldade em “engolir uma nova ideia para poder digeri-la e utiliza-la”. Esta nova ideia pode provir de si ou de ouytra pessoa. A recusa é devida a uma reacção demasiado rápida, sem ter havido tempo para verificar todos os aspectos da situação. A boca diz que haveria interesse em ser mais calmo, mais aberto, pois a nova ideia pode ser útil. “

Relativamente a pessoas que mordem a boca “ é aquela que se contém para não dizer certas coisas que quer esconder a a angustiam”.


“Quando tiveres aftas, pensa que um dos teus medos te invadiu, que reagiste depressa demais e que não te acontecerá nada de desagradável se te permitires voltar atrás com a tua decisão, tomada, em geral, de forma precipitada.”


“As doenças da boca nascem também de pensamentos doentios, retidos durante demasiado tempo antes de serem emintidos. Toma consciência desses pensamentos e não os deixes germinar. Permite-te exprimir o que tens a dize sem pensar que vai ser regeitado pelos outros.”.


“Acredita mais na utilidade de novas ideias”
(http://www.segredodoslivros.com/sugestoes-de-leitura/o-teu-corpo-diz-ama-te.html, pp. 72 e 73)

De acordo com Louise Hay, os problemas da boca estão relacionados com a aoborção de novas ideias e nutrição. Uma afirmação que pode ajudar é “eu nutro-me com amor”.


A mesma autora diz-nos que as inflamações estão relacionadas com “raiva e frustrações com aspectos da própria vida”. Uma afirmação que pode ajudar é “Estou disposto a mudar todos os padrões de crítica. Eu amo-me e aprovo-me”. 

Se sentires curiosidade em verificar outras doenças/ sintomas e respectivas causas emocionais e afirmações de cura, aqui fica um link a explorar: http://www.afinandoascordas.com/comunidade/phocadownload/livros/louise_hay/Voce%20Pode%20Curar%20A%20Sua%20Vida%20-%20Louise%20Hay.pdf

Apresento algumas soluções que experimentei e o que senti em cada uma delas. Foram muitos anos com aftas, terei experimentado umas largas dezenas de “remédios”.

Aplicação tópica - pode aliviar mas não cura. Para a aplicação tópica não gosto das soluções que ardem, magoam, doem. Se não vai curar, vai apenas aliviar os sintomas, é bom que não provoque dor porque para doer, já bastam as próprias aftas. 

·    propolis - ajuda a cicatrizar mas arde e deixa os dentes escuros;
·    óleo de germem de trigo, na falta deste, azeite -  ajuda a cicatrizar e alivia a dor;
·   levedura de cerveja integral em flocos - diminui a inflamação, arde pouco. Adenda: se for uma afta grande e inflamada, arde muito.

·   mel em compressa - adormece a zona, inicialmente arde muito;
·  passagem com dente de alho cru cortado ao meio - a dor é quase insuportável. Em casos de aftas major (pesquisar no google) não diminui a inflamação, não cura, logo, o sofrimento que provoca é em vão;
·    bochechar com água oxigenada diluída em água - diminui a inflamação mas com a repetição deixa a zona muito sensível e em ferida;
·   bochechar com malaleuca diluída em água - sabe muito mal e diminui a inflamação mas nada que se veja;

   manter um cubinho de gelo em cima da afta - alivia a dor, especialmente aftas major;
·   bochechar com malaleuca diluída em água - sabe muito mal e diminui a inflamação mas nada que se veja;
·   manter um cubinho de gelo em cima da afta - alivia a dor, especialmente aftas major; 
·   tintura de calêndula e hipericão diluída em água ou directamente na afta - funciona e arde muito mas já se acabou a tintura e o INFARMED não deixa vender dessas coisas em Portugal;
·   Homeopatia borax, mercurius solubilis (nem sei se escreve assim) e Apis em bolinhas + traumeel em gotas - poso tomar frascos inteiros que não vejo melhoras;
·   traumeel ampolas - não arde, alivia e cura, a melhor solução experimentada até agora mas teria que gastar 25 euros por semana e isso é impraticável;
·   Aloe vera fresco. Apesar de saber muito mal, o ardor é suportável e cicatriza bem mais rápido;
·    Ulcermin (não natural e eficaz) aplicar na afta deixar actuar e deitar fora (não engolir) alivia a dor e a inflamação a olhos vistos;
·  Bicarbonato de sódio - alivia a dor;
·  kéfir - não senti melhoras significativas; 
·   tomate não muito maduro, pôr na afta um bocadinho, nota-se logo a melhoria. Comprovado - arde um pouco;
·         bochechar com agua e sal - quase não arde;
·         mascar folhas de abacate - não senti melhoras;
·         mascar folhas de menta, ber chá de menta – alivia a dor e promove a cicatrização. Lentamente mas funciona;

Outras tentativas de amenizar problemas da boca, aqui: http://wantamiracle.blogspot.pt/2009/12/cura-pelo-oleo-de-girassol-ou-mais-um.html

Alimentação:
  • Alcalinizar o organismo (pesquisar no google;
  • Dieta de eliminação (pesquisar no google;
  • Dieta anti-inflamatória (pesuqisar google;
  • Dieta sem glúten;
  • " Suzana Mendes Aftas geralmente são indicadores de inflamação nos intestinos. Alimentos ácidos como a carne, açúcar branco, por exemplo, ajudam a potenciar inflamações. O glutén também aumenta as inflamações. Prevenir é sempre melhor que remediar!" (in A Farmácia Cá de Casa - http://www.facebook.com/groups/162362207138169/permalink/421837541190633/?comment_id=423487887692265&offset=0&total_comments=13) 

Se este trabalho te fizer sentido, e desejares agradece-lo através de uma doação, gostaria muito de receber uma embalagem de Sulfato de Magnésio, urtigas, óleo de côco ou outro dos alimentos acima descritos (desde que biológicos). Bem hajas pela tua companhia.

2 comments:

  1. Se necessitares da tintura de hipericão e calêndula, fala com a Adriana Candeias. Podes encomendar-lhe. bjs

    ReplyDelete
  2. também ajuda bochechar a boca, depois das refeições, com aguia com gás, gasocarbónica natural, ou seja, das que tem gas natural, como Pedras, Vidago ou Campilho.

    ReplyDelete