CENSOS 2001 - Religião? HOLÍSTICA


Em Inglaterra, para os Censos 2011, está a ser feita uma campanha em que toda a gente que acredita que "tudo está interligado" e tem como valores mais elevados a compaixão, a conexão, o cultivo da beleza, o respeito pela natureza e pela diversidade, a procura da sustentabilidade.... na pergunta relativa a religião, acrescenta a opção HOLISTICA.

Pena que a nossa pergunta 36, do questionário individual dos Censos, não tem uma opção em aberto para podermos fazer o mesmo.

Porque será que uma questão tão importante como a da religião aparece fechada? Será que o INE não tem recursos para pagar a análise dos dados? Ou será que, na nossa democracia, as crenças dos cidadãos não são relevantes?

Em Inglaterra, quando o nº de pessoas que indicam ter uma determinada crença é superior a X (esqueci qual) essa crença passa a ser considerada para fins estatísticos. Por cá, tudo o que não sejam religiões de massas, é farinha do mesmo saco e tem que ir para "outras religiões" Indus, Budistas...

Mais infos aqui: http://www.holisticmap.org/about/campaign.htm

"Holistic" is shorthand for an open-hearted, open-minded approach that includes all spiritual paths. It recognises that everything is connected and celebrates diversity.

No comments:

Post a Comment