A felicidade e o trabalho

"Fazer dinheiro é uma invenção relativamente recente, algo em que os senhores feudais tropeçaram há oitocentos anos, quando descobriram, mesmo por acaso, que os seus servos preguiçosos pareciam muito mais felizes quando tinham menos tempo livre, mais trabalho para fazer e a expectativa de algumas moedas douradas como recompensa.

É um triste comentário sobre a natureza humana, mas as pessoas em geral preferem labutar das nove às cinco, em vez de se ocuparem de vez em quando, com periodos de descanso entretanto.

A nova economia do dinheiro do século XII anunciou o início dos tempos modernos e o fim da era dos meandros.

Não deixe actividades mercenárias tomarem conta da sua vida. Vadie, de vez em quando. Mostre ao sistema feudal que na busca da felicidade existe mais do que um emprego certoi, um horário rígido e um cheque de ordenado chorudo."

In, A arte de não fazer nada

3 comments:

  1. Olá!!!
    Sou a Isabel, do blog "A Escola É Bela".
    Ao ler este post lembrei-me de divulgar este site muito útil e que põe em prática uma outra forma de virmos a ter um trabalho/emprego. Ora espreitem:
    www.idealinprogress.com

    Muitos beijinhos
    Isabel

    ReplyDelete
  2. obrigada Isabel, vou ver com atenção.
    Isabel e Margarida, querem vir dia 31 de Maio à Gulbenkian para um enorme encontro de Mães organizado a partir das "Mães de Transição"?
    Bejinhos

    ReplyDelete