água, para a criança, só água.

 Já lá vão dois anos. Nem bio, nem coisa nenhuma. Só água. Se tiver tempo, uma infusão na água do banho para dar um cheirinho.



1 mulher utiliza,em média, 12 produtos de higiene diferentes por dia?

Banho? água.
Cabelo? bicarbonato de sódio e vinagre.
Hidratação? óleo de côco bio, óleo de sésamo bio, azeite.

3 comments:

  1. Olá! Vou experimentar a receita do baking soda e vinagre! :) percebi pelo seu post que apenas dá banho ao bebé com água ou infusões. Que infusões é que usa? Obrigada! :)

    ReplyDelete
  2. Olá Ana,

    quando estou no campo apanho diversas ervas e flores da época, faço uma infusão e misturo na água do banho.

    Pode ser lúcia lima ou hortelã (que existe no campo, todo o ano), camomila, salva, tília, pétalas de rosa...

    Em casa, costumo utilizar as ervas das infusões que estiver a beber nesse dia. Faço a infusão e re-utilizo as ervas juntando-lhes água a ferver.

    Estava a aqui a pensar que nunca experimentei fazer isto com chá (preto, verde, branco) mas pode ser que também resulte.

    A utilização do bicarbonato e vinagre, comigo, não foi tão simples como com a senhora do vídeo. Levou cerca de três semanas para o couro cabeludo se re-equilibrar e, nesse tempo, o cabelo andou muito oleoso.

    Com uma utilização continuada, até o bicarbonato passa a ser dispensável pois o cabe-lo hidrata-se quando necessário e/ou absorve a oleosidade em excesso, sem necessidade de apoio químico (cosméticos).

    O vinagre substitui o amaciador. Funciona até para as pontas mais secas.

    cuidado pois, a longo prazo, o vinagre de vinho dá uma tonalidade avermelhada ao cabelo. É melhor utilizar vinagre de maçã.

    O bicarbonato de sódio que se vende nas farmácias, em pequenos pacotes e de origem inglesa, é caríssimo. Fica mais caro do que qualquer champô de supermercado.

    O bicarmonato do MAIALAB, muito comum nas farmácias e em frascos de 500g, é acessível mas infelizmente, tem alumínio. Muitas vezes compro-o para a limpeza da casa (1 balde + 1 esfregona + 1 jarro de água a ferver + umas colheradas de bicarbonato de sódio + vinagre a olho. Fica efervescente e limpa muito, muito bem), desentupimento de canos (muito bicaronato + meia garrafa de vinagre + 1 pano molhado em cima e deixar efervescer enquanto tapado + água a ferver para limpar).

    Para o cabelo, escalda pés, banho, fazer pão e bolos, compro o bicarbonato de sódio puríssimo que se vende na Miosotis.

    Espero ter ajudado.

    ReplyDelete
  3. Vou tentar encontrar uma loja que venda desses produtos cá por Coimbra. É sempre mais difícil encontrar as coisas cá, mas pode ser que encontre. A coloração avermelhada do vinagre de vinho tinto deve ficar engraçada em mim que tenho cabelo castanho escuro :) Obrigada pela resposta! :)

    ReplyDelete