Ir ou não à creche?

Hoje fomos ao IKEA e pensei em levar o S. a brincar no espaço infantil que lá existe.

Expliquei que ele tem apenas 27 meses mas que já tem os 85 centímetros e que gostava de ver se ele tinha vontade de ir sozinho brincar com os outros meninos (já que os pais não são bem vindos lá dentro).

A senhora, gentilmente, explicou que apara usufruírem daqueles espaço as crianças devem ser completamente autónomas pois existe apenas uma  funcionária por cada 10 crianças e por isso não lhes conseguem dar muita atenção.

Expliquei que ficaria na porta a ver tudo e que se ele não gostar de lá estar sozinho sairia logo. Infelizmente, para mim, disse também que ele estava com vontade de estar com outros meninos e que é uma chatice pois não estando na creche acaba por ver poucas crianças.

Quando percebi o que tinha dito corrigi logo

"quero eu dizer que é uma chatice haver poucas crianças por aí e não que é uma chatice ele não estar na creche".

O que eu fui dizer!!!!!

Ouvi como resposta um sábio "Pois a mãe engana-se muito, ele devia estar na creche, ir para a creche é mesmo muito importante".

Já não ouvi mais nada porque o Sr macaco caiu e os sapatos do S. não estavam a gostar de estar dentro da caixa que lhes foi destinada.

Mas podia ter dito muita coisa, podia ter perguntado se ela conhece muitas creches onde há mais do que uma educadora/ professora para cada 10 crianças?

Podia ter perguntado a partir de que idade é que um ser humano se torna completamente autónomo para já não necessitar de apoio e atenção individualizada?

Podia-lhe perguntar tem filhos e como se sente por estar o dia todo a cuidar dos filhos dos outros enquanto os filhos dela estão ao cuidado de 3º´s sendo que, ainda por cima, gasta o dinheiro que ganha a olhar pelos filhos de desconhecidos para pagar os desconhecidos que olham pelo filhos dela?

Podia ter perguntado tudo isto e muito mais e não seriam questões mais invasivas do que a certeza que ela me tentou vender.

Todos os dias somos brindados com a sapiência alheia e agradecemos por nos ajudarem a ver o quanto o nosso caminho é belo e importante.

O Sim e o Não

 O NÃO é o caminho mais fácil, o caminho em que eu mesmo caio sempre que estou mais cansada, triste, preocupada.

O caminho mais consciencioso mas mais verdadeiro é o de dizer sim sempre, dizer sim de formas inventivas mesmo quando a resposta intrínseca é não.

O caminho da cura e da verdade é dizer um SIM  que permita responder às necessidades  das crianças e dos adultos adultos envolvidos ao mesmo tempo que se respeitam as regras e normas sociais.

É também o caminho mais difícil, mais demorado, que exige mais de nós mas é um caminho que nos ajuda a crescer.

Dizer sim, meu filho "vamos comprar esse carro de corrida, um dia, vamos pensar em formas de poupar dinheiro para um  dia o comprarmos".

Para quê matar os sonhos, desejos e capacidade de escolha das nossas crianças? Para quando crescerem passarem o seu tempo a "curar a criança interior" a construir a sua auto-estima?

Numa relação parental baseada no controlo, o não prevalece. Numa relação parental baseada no respeito às questões difíceis e adversidades respondemos com a a questão "porque não?" e construímos a resposta a partir daí.

Lamento muito que os adultos de hoje estejam tão feridos pelos "nãos da vida" que não consigam ver que, para além do NÂO, existe a abundância e a alegria do SIM e do AMOR INCONDICIONAL

Faça um favor para a Humanidade.

Quando for preciso, diga não para a sociedade. 

O seu filho agradece.

A mudar o mundo, uma criança de cada vez. 

 Quando se rejeitam práticas parentais autoritárias e coercivas, em prol de uma parentalidade  não coerciva e orientada para o bem-estar, muitas são as vozes críticas que avisam sobre a incapacidade de os nossos filhos para se virem a adaptar ao "mundo real".

A assumpção é a de que "lá fora é uma selva" e devemos - gradualmente - ensinar os ossos filhos e habitua-los ao sofrimento, de forma a que não fiquem chocados quando se aventurarem no mundo "grande" e "mau".

É como a famosa experiência, em que colocaram um sapo saudável numa panela de água a ferver e ele saltou imediatamente de lá para fora mas, quando colocaram o sapo numa panela de água fria e foram aumentando a temperatura, gradualmente, ao longo de vários dias, o sapo foi capaz de se "adaptar" e ficar dentro de água.

A fervura lenta parece mais humana mas, o sapo "bem daptado" acabou por morrer na panela de água quente! Em contrapartida, o sapo "não adaptado" e protegido pela sua sensibilidade intacta, saltou e evitou morrer cozido.

A partir de agora procura evidências de que a sensibilidade do teu filho está intacta (exemplo: reacções negativas em condições indesejadas) e em vez de o "limitar" e "habituar", agradece! Diz a ti mesmo "O meu filho não vai morrer cozido"!

Tradução livre de:
http://dailygroove.net/frog-boiler
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᠅ A vida em S. ᠅ - O quotidiano, perspectivado e registado pelo S. Cada foto remete para um momento, uma vivência, uma memória que queremos recordar, celebrar e agradecer.














O Botequim, lugar de antigas revoluções feministas, lideradas por Natália Correia. Há alguns anos foi livraria infantil, apelidada de "O Pequeno Herói" em homenagem à também autora de contos infantis. Actualmente não está preparado para receber crianças.


O Jardim da Junta de Freguesia da Graça, com os seus grutos e ervas.


Passeio matinal perfeito não fosse a total ausência de crianças nos espaços públicos e os 4 carteiristas que roubaram mais um turista incauto, mesmo à porta do eléctrico 24. Quando tirei a foto haviam acabado de o fazer.

Prendas de Natal





Molduras do Ikea
Caracóis da feira da ladra

Compramos, no ikea, umas molduras de cartao, cada 4 custou 99 centimos.

O miudo riscou com lapis de cera e a seguir encheu de digitinta. 

Agora pomos um fio, lá dentro uma foto dele e enviamos, pelo correio, para a familia pendurar nas árvores de Natal.

Todos os dias nos sentavamos a rabiscar uma moldura. Numa tarde de sol, fomos para a varanda encher tudo de tinta, incluindo as molduras.

Este ano as prendas são simples, leves e criativas como o espírito do primeiro Natal celebrado em nossa casa, em família.

Sobre a escola inclusiva

A própria organização social faz com que o sistema escolar seja uma permanente implosão que não é capaz de responder às necessidades individuais.

A escola não existe para dar respostas aos alunos, a escolha existe para libertar mão de obra para o trabalho.

As famílias não procuram a escola como meio de aprendizagem, as famílias procuram a escola como a única forma de transmissão de conhecimento e como forma de se libertarem da aducação dos filhos para ficarem livres para as exigências do mercado de trabalho.

Sem trabalho não há consumo, sem consumo não há sobrevivência.

Em pleno século XXI, a escola colmata uma necessidade básica associada à sobrevivência das famílias.

Quando se está em "modo de sobrevivência" não se responde às necessidades que formam o topo da pirâmide.

No ser humano em desenvolvimento, auto-realização, auto-estima, entre outras necessidades, requerem contacto permanente com um cuidador principal e convívio inter-geracional.

A escola constitui um meio totalmente desfasado da vivência comunitária.

A própria concentração populacional e segregação espacial (e funcional) que caracteriza a ocupação do espaço, leva a à sobrelotação das escolas e das turmas.

Todas as estratégias pedagócicas e inclusivas podem ser boas quando as crianças aprendem em comunidade, em contexto. Todas as estratégias pedagógicas e inclusivas tendem a falhar quando se confina, artificialmente, n crianças, num espaço fechado, com apenas um adulto, durante toa a sua vida (dos 6 meses aos 23 anos.... ou mais).

As crianças vivem e crescem entre pares, os jovens vivem e crescem entre pares, os adultos que as acompanham pouco mais podem fazer do que assumir um papel orientador. Não há lugar para a aprendizagem em contexto, para a aprendizagem por imitação que caracterizou a aprendizagem do homo sapiens ao longo de milhões de anos.

A aprendizagem pode-se dar em qualquer contexto, não é necessária a escola para que o ser humano aprenda. A história da humanidade é a prova disso, todos nós, com as nossas multiplas aprendizagens À margem do sistema escolar somos a prova disso.

A escola, por definição, exclui, exclui as crianças e os jovens da vida familiar, dos espaços públicos, do dia-a-dia. Nas nossas vidas não há crianças, estão segregadas na escola em nome da produção e do consumo.

Neste contexto, há quem trabalhe muito para tornar o dia-a-dia escolar mais inclusivo. Esse trabalho é admirável mas esbarra sempre na mais dura realidade: a nossa organização social exclui as crianças. A infância é um entrave à produção e tem que ser confinada. O apelidado desenvolvimento da pó-modernidade é uma miragem. Não há lugar para desenvolvimento quando de exclui o futuro.

Felizmente, em todo o lado, há sinais de mudança.
Sempre me soou muito estranho que grandes cadeias de lojas, que vendem aos milhares de produtos, conseguissem disponibilizar roupa em algodão biológico a tão baixo preço.

A resposta À minha inquietação chegou hoje, via Internet.

http://www.ecouterre.com/are-african-babies-dying-so-western-babies-can-wear-organic-cotton/

'African babies die, so Western babies can wear organic cotton'

Ainda bem que nunca comprei uma única peça destas lojas.

A aposta mais sustentável é sem dúvida a produção local e, na falta de escolha local, a reciclagem (compra em 2ª mão, troca, oferta, up-cycling etc...)

Cuidado na escolha do porta bebés

Alguns dos modelos de porta bebés - infelizmente são também dos mais vendidos nas grandes cadeias de lojas em Portugal - não oferecem nem conforto, nem segurança e foram até responsáveis por algumas mortes de crianças. Estão, por isso, a ser retirados do mercado em vários países.

Aqui ficam uma imagem do tipo de porta bebés que nunca se deve utilizar:

http://www.protegez-vous.ca/rappel-porte-bebes.html

Se compraste um e o experimentares, verás que rapidamente as costas ficam a doer, o ombro e braço no qual fica a alça mal se consegue mexer  e o bebé afunda-se no bolso com demasiado tecido.

A alça pode até ser almofadada, as costuras reforçadas, o padrão belíssimo, garantidamente não conseguirás andar com o teu bebé num destes slings durante muito tempo sem consequências de maior para ti e para o bebé.

Se já compraste um, li algures a sugestão de que o utilizes para transportar o cão ou o gato.
Lembrei-me de como todos os bebés do mundo gostam do colinho de um adulto e de como transporta-los embrulhadinhos nos pode libertar as mãos e permitir que continuemos nas muitas tarefas do dia-a-dia, sempre com os nossos pequenos por perto.

http://pictures.traveladventures.org/images/yuanyang-market-people11  

http://blogs.babycenter.com/products_and_prizes/etsy-find-stuff-to-keep-you-warm/  

http://www.jandofabrics.com/newsletters/create-your-own-baby-sling-wrap/

http://www.martycohenphotography.com/category/africa/   
http://blog.newscom.com/?p=3483

Remédios caseiros para as doenças do frio

O essencial em caso de problemas respiratórios, constipações e estados febris é agasalhar-se, não fazer esforços, alimentar-se de forma nutritiva e descansar muito de forma a dar ao corpo a oportunidade de lutar contra os agentes infecciosos e/ou eliminar a mucosidade.  


No entanto, há pequenas coisas que podemos fazer para ajudar o organismo a recuperar:

Alimentação: 


Os problemas respiratórios, congestão nasal e as chamadas constipações, podem ser provocadas por uma alergia alimentar como, por exemplo trigo ou milho. Neste caso, o excesso de muco e a febre são formas de eliminação/limpeza do organismo (Pesquisar dieta GASPS.

É frequente um
desequilíbrio da Candida Albican, i.e. um desiquilíbrio na flora intestinal, levar a estados "gripais", constipações frequentes e febres. Ao intestino corresponde a 3/4 do nosso sistema imunitário -  com fermentações e crescimento desregulado de cândida podem-se dar sintomas muito diversificados que exploro aqui.


Em todos os desequilíbrios do sistema imunitário - incluindo as simples constipações - é importante quilibrar o intestino com probióticos. Consumir Kefir, legumes fermentados. Como saber se necessitamos de fermentados?


Eliminar temporariamente da alimentação, leite e derivados, laranjas, batatas, farinhas e refinados e açúcar. Aumentam a produção de muco e tornam-no mais espesso.

Beber muitos líquidos. 



O alho é um antibiótico natural.


Consumir alho cru em todas as formas possíveis.

O alho é o mais forte remédio herbal no combate à bronquite e pneumonia. 

Consumir alho cru até que o hálito seja de alho pois isso significa que os óleos voláteis do alho chegaram aos pulmões que é exactamente onde se pretende que estejam a matar as bactérias ou micoplasma.



A camomila ajuda a aliviar o desconforto, a insónia, a dor e a febre.
  

Atenção, há quem defenda se pode dar equinácia às crianças mas também há quem defenda não está indicada para menores de 5 anos. A maioria das tinturas tem alcool na composição, se decidir administrar equinácia, optar por uma solução sem álcool.

Atenção, o mel não deve ser administrado a menores de um ano pois pode causar butolismo. 


" O problema de dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil. Bebês de até 6 meses são especialmente vulneráveis, mas os médicos recomendam que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel."

Amamentação: 

No caso de bebés amamentados, manter a amamentação em livre demanda, i.e., sem horários e sempre que o bebé pede, mesmo que pareça que fica a dormir na mama ou só a chuchar. Dar de mamar sempre que o bebé pede, mesmo quando parece que está a mamar 24h/ dia, 7 dias/ semana. 


Também em caso de crianças amamentadas a mãe pode reforçar o consumo de probióticos e vit C.


Se a mãe está doente e a criança não, continuar a amamentar pois os anticorpos que combatem a doença no corpo da mãe passarão, através do leite materno, para a criança amamentada. Mesmo que esta venha a ficar doente, nunca será tão forte como os sintomas experienciados pela mãe.


Medidas SOS:

Elevar a cabeça enquanto se dorme (por exemplo, com almofada por baixo do colchão).




Limpar o nariz com azeite, oleo de côco para não magoar a criança.

Reflexologia podal. 


Arejar muito bem a casa de manhã e desumidificar de tarde.

Apanhar sol.

 
Actuação em problemas das vias respiratórias (gripes, constipações):


Massagem ao peito, costas, atrás das orelhas e pés com óleos essenciais diluídos. 

A base pode ser em azeite, óleo de côco, óleo de sésamo, óleo de amêndoas doces. 

Bastam 3 gotas de óleo essencial em duas colheres de sopa de óleo base. Os óleos indicados para as vias respiratórias são o de eucalipto, orégãos 

Banho com sais de Epson




Massagem aos pés com alho cru.


Massagem aos pés com óleo de oregãos diluído em azeite virgem. Muito eficaz também para recém nascidos.


Massagem corporal de alho: Mergulhar alho cru em azeite e deixar repousar durante a noite. 

Massajar todo o corpo com especial atenção para a o peito, costas, atrás das orelhas, pescoço, pés e debaixo do nariz.  Se desejar, adicionar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto ou menta para aumentar a acção descongestionante e perfumar.

Master Tonic e Tónico de alho: colocar 1 dente de alho às rodelas num copo, cobrir com mel cru ou óleo de côco ou azeite. Aquecer levemente só para que os óleos se movam (essencialmente no caso do óleo de côco que tente a solidificar) e deixar repousar 10 a 15 minutos.  Retirar o alho e adicionar sumo ou leite de côco. Repetir a operação 2 a 3 vezes ao dia, especialmente antes de ir dormir. 


Alho cru na alimentação. Picado no arroz, barrado no pão....


Infusão de alho: cobrir alguns dentes de alho esmagados com água  a ferver, limão e mel.
Decoções sabugueiro, calêndula, flores trevo vermelho, equinacia,  pau d’arco,  rosa mosqueta. Adicionar brandy e mel para aumentar o tempo de preservação ou guardar no frigorífico.



Infusão de equinácia (2 a 3 chávena por dia) ou tintura de equinácia (segundo prescrição).

Infusão ou salada de folhas de chagas (capuchinhos);


Descongestionante e expectorante:


Beber algumas gotas de vinagre de sidra biológico, não processado,  pára quase instantaneamente, a secreção de muco e a resposta histamínica – 1 colher de chá em 8 a 16 ml de água ou sumo;


Infusão de Nepeta cataria, pimenta, ginseng e canela, adoçado com mel;

Infusão de tomilho é anti-expectorante e  preventivo das constipações;



Beber sumo de uva;


Limpar o nariz com leite materno;
Banho de gengibre ralado;

Banho de folhas de eucalipto e  beber infusão de folhas de eucalipto;


Tosse:


1# - Xarope de cebola -  Picar cebola e alho e adicionar sumo de limão e mel cru, deixar repousar 1 noite, coar, adicionar água e beber uma colher de sopa várias vezes ao dia;

2# - Xarope de cebola -  Cortar a cebola fininha, colocar num prato fundo e cobrir com açúcar (o o que o substitua para a família em causa, deixar repousar toda a noite na almofada em que dorme a pessoa doente para que inale os fluídos, no dia seguinte ingerir o líquido libertado pela cebola;

Homeopatia para "leigos":

- nysikind - nariz entupido
- tussikind - tosse
- imostussim - fortalecimento do sistema imunitário

(cá em casa, funciona)
Heal thy self Facebook:

Inspiração Dezembro 2011 | Lua Fria

http://blissandblues.weebly.com/

http://www.exploratoire.ch/attachement.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Touro_%28astrologia%29
http://nyamfood.blogspot.com/2008/05/green-smoothies-watercress.html
http://www.donaperfeitinha.com/2011/02/o-espelho-que-reflete-imagem-de-quem.html 

Inspiração Dezembro 2011 | Lua Fria

http://nyamfood.blogspot.com/2008/05/green-smoothies-watercress.html

Vota no Projecto nº 2 do OP de Cascais

"I know my family is not alone in this economic struggle. I also know that we are not alone in choosing to live and have our needs met before making sure the bills get paid.

The bills can wait, but living our lives cannot. "

Curiosos? vale a pena ler mais aqui


http://www.woodlandchildren.com/toy_category_03_1.html

O advento

O primeiro Domingo de Advento em 2011 é dia 27 de Novembro.

Para o cristianismo, o Advento representa a preparação para o Natal e, ao contrário do que se vê nos nossos dias, esta preparação passa pelo recolhimento, pelo cultivo do silêncio, da tranquilidade, pela meditação/oração. o Clima convida a ficar em casa e à planificação de actividades mais tranquilas.

Trata-se de celebrar a paz e a luz.

"The first light of Advent is the light of stone–.
Stones that live in crystals, seashells, and bones.

The second light of Advent is the light of plants–
Plants that reach up to the sun and in the breezes dance.

The third light of Advent is the light of beasts–
All await the birth, from the greatest and in least.

The fourth light of Advent is the light of humankind–
The light of hope that we may learn to love and understand.

(http://theparentingpassageway.com/2010/11/24/ideas-for-the-first-week-of-advent-in-the-waldorf-home/)

Este ano, faremos um Calendário de Advento especial. inspirado nos quatro elementos - minerais, plantas, animais e humanidade - com actividades diárias que possamos desenvolver em conjunto, em casa.

Neste inverno, vamos reificar o mantra há tanto entoado,
"slow down sweet mama,
take a deep breath,
you are doing a great job.
look gently within (take responsibility for what you might be contributing
and then forgive yourself),
connect back in with that little spirit who wants only to be loved.
And find some work to do with their hands"
(http://theparentingpassageway.com/2011/06/28/guest-post-meaningful-work-for-toddlers/)

 e trazer mais calor e harmonia para o nosso lar.

http://asmalltribe.blogspot.com/search?updated-max=2011-02-22T09:12:00-08:00&max-results=7
Adicionar legenda

As actividades incluirão:
- picles de beterraba;
- master tonic, na lua nova
- pão e biscoitos;
- pintar
- cesto da tranquilidade
- pintar prendas de natal


Mais inspiração:

http://www.christopherushomeschool.org/early-years-nurturing-young-children-at-home.html
http://www.waldorfinthehome.org/2005/01/our_invisible_helpers.html#more
http://mamauk.typepad.com/mamauk/2010/11/my-entry-3.html
http://www.marnawidom.com/index.html
http://www.flickr.com/photos/makster/sets/72157603637572445/detail/
http://maymomvt.blogspot.com/2008/11/spiraling-in.html
http://www.herewearetogether.com/

As estrelas

Há mais de um ano que lhe mostro as estrelas que se escondem dentro das maçãs mas, só agora ele começou a delirar com a expectativa de  encontrar uma nova estrela em cada maçã.

devora as fatias estreladas ao pequeno almoço.

Chegou a hora de acompanhar o suspense com a história da estrela.

http://www.waldorfhomeschoolers.com/apple-stars

low-electron diet

"My computer is turned off every morning, once my work day is complete, usually around 9am. At that point, I tune out the rest of the world and tune into my family, home, and farm. Very often the telephone gets turned off, too. So does the radio.

I shut out the wide world to tend to my immediate world.

I didn’t always live this way. It was a choice I eventually made about using my time. Voices talking on the radio generated mental interference when trying to interact with people in the room where I was standing. Worse than that, I observed that email correspondence throughout the day, habitual Googling, and a steady-stream of web-updates were having a negative impact on my soul. Fixating on the computer made me an intolerant mother to my kids, had me doing stupid things like boiling over my soup pots, and—even if I was reading great news on the screen—it left me crabby."

http://www.yesmagazine.org/blogs/shannon-hayes/my-antidote-to-overwhelm
http://asmalltribe.blogspot.com/
Simplesmente Genial.
"Em muitas escolas os professores são como garrafas de leite e os alunos como copos vazios em fila. O leite é despejado nos copos.
Na altura do teste/exame os copos despejam o leite de volta para a garrafa e no fim temos 30 copos vazios sujos e uma garrafa de leite cheia de leite vomitado
."

 É uma boa metáfora para os trabalhos que os alunos me entregam no final do semestre.
M. Rosenberg em "Konflikte lösen durch gewaltfreie Kommunikation", Herder 04
"Ser professor é semelhante ao ser operador turístico. Para mim ensinar é dar aos alunos vontade de viajar.
Os operadores turísticos apresentam-lhe vários destinos e também pode recomendar qualquer coisa, mas nunca lhe dizem qual o destino que deva escolher.
Os operadores turísticos não esperam que os seus clientes viajam todos juntos, nem que vão todos para o mesmo sítio. E os operadores turísticos organizam a viagem e tratam das questões organizacionais, mas eles não viajam com os clientes
."
M. Rosenberg em "Konflikte lösen durch gewaltfreie Kommunikation", Herder 04
Mas eu quero ser operador turístico e guia, daqueles que acompanham para todo o lado, que dão pulos de alegria e andam sempre bem dispostos fazendo as viagens inesquecíveis. Quero viajar com os meus clientes e gostar do que eles gostam.

Quando os meus pais me ofereciam livros mas nem os liam, nem me queriam ouvir falar sobre as maravilhosas histórias que eles continham, eu ficava triste e até hoje essas mesmas histórias, inicialmente tão fantásticas, deixam um amargo na boca. Enquanto criança também teria gostado que os meus pais tivessem sido dos operadores que viajam com os clientes.
 Citações partilhadas por Natália Fialho no grupo de Facebook Sobre Ensino Doméstico.
Comentário meu, no mesmo grupo.

Palestras | Encontros | Workshops

Há quase três anos, concomitantemente com o maravilhoso desenvolvimento do nosso filho,  que nos dedicamos ao estudo das temáticas relacionadas com a maternidade e primeira infância.

A busca incessante de informação e experimentação, que continuamos a empreender, teve influência no nosso percurso individual, familiar, profissional e levou-nos a ter uma participação activa na sociedade.

A valorização externa de uma caminhada que considerávamos interna, chega-nos através deste blog, da aprovação do projecto Casa Mãe de Lisboa e do convite para participar em eventos dedicados às temáticas que nos animam.


O Outono de 2011 relevou-se tempo de partilha, com a nossa participação em dois eventos igualmente interessantes:

11 de Setembro, Feira Alternativa de Lisboa, Jardim tropical de Belém
Conceito Contínuo: Nascer e amar no século XXI


11 de Novembro, Encontro 'Arte para a Infância e Desenvolvimento Humano, Fundação C. Gulbenkiam
Mesa Redonda: O que faz falta na Infância? 
(Enquanto representante do Projecto Casa Mãe de Lisboa)

Músicas de Outono

http://www.eccn.edu.pt/departamentos/dcpe/outonoletras.htm

Inspiração Novembro | Lua de Neve

Toneladas de inspiração condensadas num só local "The magic Onions"



Uma casa de gnomos

Manteiga caseira

 Vidro do mar

Colheres de Jardim

O jardim das fadas

 Lanterna de Natal

Eu vou, com a minha lanterna....

᠅ A vida em S. ᠅ - O quotidiano, perspectivado e registado pelo S. Cada foto remete para um momento, uma vivência, uma memória que queremos recordar, celebrar e agradecer.







 Celebração de Sº MArtinho na casa Verdes Anos.

Ontem, fizemos as lanternas, com  a Dália, na Casa Verdes anos.
Hoje fizemos uma caminhada na floresta, iluminados pelas nossas lanternas. 

Porque o céu estava limpo e a temperatura agradável, uni-mo-nos a muitas outras vozes e celebramos.
Celebramos a luz que nos ilumina o coração, durante as noites frias de inverno.

Celebramos o recolhimento, o calor do lar.

Para os trabalhadores do campo, Sº Martinho (11 de Novembro) é tempo de deixar as lides do campo e voltar a casa, para nós, é tempo de preparar o ninho para o inverno, tempo de transformar os alimentos das colheitas em refeições quentinhas, tempo de partilhar e de dar. 

Sº Martinho é uma boa altura para fazer uma grande limpeza e arrumação em casa, guardar as roupas de verão, preparar as roupas de inverno, arejar os cobertores, decorar a casa com tecidos e lãs, tratar dos pequenos arranjos pendentes, dar tudo o que não faça falta, criar, no ninho, espaço para viver o inverno. 

Uma forma comum de celebrar a generosidade de Sº Martinho é doar roupas quentes e cobertores a quem mais necessita.




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