Do you speak English? | Parlais vous Français?

Eczema

A pele é o maior órgão do corpo humano, qualquer problema associado à pele mostra-nos que o nosso organismo está com dificuldade em eliminar algum elemento que provoca inflamação e que é patogénico. Esgotados os mecanismos internos de eliminação, o corpo tenta eliminar o agente "estranho" através da pele. A pele é um órgão de eliminação.

Quando se trata de eczema, os picos de irritabilidade da pele costumam ser acompanhados por alterações de humor e/ou comportamentais que são muito visíveis nas crianças. 

O eczema, como outros problemas de pele, vem de dentro e deve ser tratado através do interior.


Sintomas facilmente observávei, muitas vezes aparecem ao mesmo tempo e que se prendem com a alimentação são: Eczema - Trigo / glúten;
Alterações comportamentais/ ânus vermelho - lacticínios pasteurizados

Os quatro principais alimentos causadores de eczema - e de tantas outras patologias - são:



Laticínios pasteurizados - caseína - Todo o leite é pasteurizado, salvo indicação em contrário - em PT é rara a comercialização de leite não pasteurizado mas passível de ser comprado junto dos produtores e/ou lojas de alimentos biológicos.


Trigo / glúten - dependendo do grau de intolerância desenvolvido pelo organismo. Para algumas pessoas basta eliminar o trigo enquanto para outras será necessário eliminar todo o glúten (espelta, cevada, sarraceno...)

Soja geneticamente modificada;

Milho geneticamente modificado.
Toda a soja e milho são geneticamente modificados, excepto a biológica.Como proceder a alterações na dieta?


 Opção 1 - Eliminar agentes patogénicos


Aplicar apenas à pessoa que sofre de eczema ou à criança e sua mãe no caso de a primeira ser amamentada. Minimizar ou eliminar um alimento de cada vez e fazer um diário alimentar.

Após 4 dias de eliminação da caseína, será possível observar alterações comportamentais,  como menos irritabilidade e sono mais tranquilo.  A caseína demora cerca de seis semanas para ser  totalmente eliminada do corpo e é por volta desta altura que, caso esta seja a causadora do eczema, se começam a ver melhoras na pele.

 
Para os restantes alimentos - trigo/gluten, milho OGMe soja OGM - começam-se a ser melhorias na pele em cerca de duas semanas, no entanto, uma completa eliminação apenas acontece seis meses depois de uma dieta em que estes tenham sido eliminados.


O ideal é eliminar tos 4 alimentos durante duas semanas verificando se há melhorias na pele. Depois desse tempo, introduzir um alimento dos 4 alimentos a cada 5 dias e verificar em que momento aparece novamente o eczema.
Existem muitas formas de fazer uma dieta de eliminação. Neste caso, o objectivo é apenas apurar qual o alimento (ou os alimentos) causador(s) do eczema e não fazer uma dieta de eliminação de longa duração que obrigue o corpo a desintoxicar por completo das toxinas acumuladas pela ingestão do alimento que provoca a reacção.

Quando não sabemos qual o alimento que provoca a reacção na pele, é importante não ter "recaídas" voltando a introduzir os alimentos a testar na dieta, mesmo que em pequenas quantidades, ou nunca conseguiremos ter um diagnóstico apurado.

Opção 2 - Acrescentar alimentos de cura
A forma mais eficaz de combater o eczema é através da adopção de uma dieta que garanta o equilíbrio da flora intestinal.

Podemos evitar os alimentos acima listados - trigo/glúten, lacticínios pasteurizados, soja OGM, Milho (OGM) sem os eliminar e, em simultâneo, dar ao organismo alimentos que garantem uma boa flora intestinal.

Uma vez instalado o eczema, como tratar?
Aplicar topicamente yogurte natural, kefir, óleo de côco bio, mel.
Apanhar sol
Ingerir ómega 3



Outras soluções para aplicação tópica aqui: http://heal-thyself.ning.com/forum/topics/eczema-1

Outras mensagens, neste blog, que podem interessar:

Como saber se necessito de probióticos?

Candida Albicans 
Nutrient Dense Foods - Construir Saúde, todos os dias


Fonte: Heal Thy Self -  http://heal-thyself.ning.com/forum/topics/dss-eczema

Tradução livre feita por mim, com as devidas adaptações, sugestões e interpretações de acordo com a minha experiência.

Se este trabalho te fizer sentido, e desejares agradece-lo através de uma doação, gostaria muito de receber uma embalagem de Sulfato de Magnésio, urtigas, óleo de côco ou outro dos alimentos acima descritos (desde que biológicos). Bem hajas pela tua companhia.


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

No comments:

Post a Comment