Regresso ao trabalho, normalidade, rotinas, alegria e amor.


Mãe de menina de 6 meses, no regresso ao trabalho, desabafa:

"Já estou a trabalhar. Ao contrário do que julgava que iria acontecer, para mim não foi muito doloroso, penso que isso se deve ao facto de estar a sofrer há tantos meses (por antecipação). Efectivamente ir trabalhar é horrivel e tenho muita dificuldade em entender porque tenho de me separar da minha filha. Não faz sentido absolutamente nenhum termos os filhos e ficarmos afastados cerca de 8horas. Que vida é esta

Que sentido isto faz? Mas o pior de tudo é q ue,ao contrário do que me aconteceu, para ela foi e é muito doloroso estar afastada de mim. Chora, come mal não dorme. Ontem quando cheguei a casa e deixei-me com ela, dormiu 2 horas nunca tinha dormindo tanto numa sesta."


Cátia Maciel respondeu:

É bom saber que custou menos do que o esperado. Utiliza esta informação para experiências futuras. Lembra-te que não vale a pena sofrer por antecipação :)

É normal a menina estranhar, não querer comer e dormir mas come e dorme quando chegas? isso é que é importante que aconteça.

Transforma o teu tempo com a tua filha em tempo de prazer. Podes ter que fazer um grande esforço para isso pois a nossa mente - e vida - está cheia de condicionamentos que nos fazem infelizes e nos afastam dos nossos filhos.

Quando chegares a casa, depois do trabalho, dedica-te a ti e a ela.

Entrega a confecção do jantar ao teu marido, se ele não conseguir, faz tu comida para toda a semana e congela. Pede às pessoas que te amam, aos familiares para vos levarem comida já feita em vez de gastarem dinheiro a comprar brinquedos e roupas para a vossa filha. Ela nunca se lembrará dessas coisas em que gastam dinheiro mas o tempo que tu e o teu marido passam com ela, a brincar e mimar, são estruturação da sua personalidade.

Se a tua filha conseguir adormecer quando chegas a casa do trabalho, dorme com ela. Deixa o jantar para quando acordares, a meio da noite ou janta no trabalho antes de sair.

Pode ser que, por dormirem profundamente assim que chegas a casa, ela acorde mais cedo e tenhas um horário só vosso, para brincarem e se conectarem, a meio da noite, madrugada ou manhã. Até pode ser que ela adormeça de manhã, mesmo antes de saíres, e assim passe algumas horas de tranquilidade, a dormir, sem ti.

Se por dormires com ela ao chegar a casa os vossos horários deixarem de ser "normais", abraça a anormalidade que é ter tempo e espaço mental para o amor em vez de uma vida com tempo e espaço para regras que nem sequer questionamos. Quando a tua filha for adolescente, quem vai querer saber se dormiam "horas certas" quando ela era bebé?

Dar prioridade à tua filha e ao amor também vai significar ter a casa em pantanas, se isso for um problema, contrata alguém para limpar a casa. Eu si que isso se paga mas é seguramente mais barato do que o preço que terás que pagar, mais tarde, em psicólogos e antidepressivos, por não te teres escolhido a limpeza da casa em vez do amor.


Põe as necessidades da tua filha à frente de todas as convenções sociais.

Para tomar banho basta um pano molhado passado nas partes mais suadas e genitais - quando ela crescer mais um bocadinho, basta uma bacia com um bocadinho de água, muitos brinquedos e alegria e ao brincar com a água ela mesma acaba por se lavar. Se ela amar, adorar o banho então força, muitos banhos para vocês e muita alegria. Mesmo que ela goste muito, lembra-te de que há dias em que pode não lhe apetecer,não forces. Também é importante sabermos que a pele dos nossos filhos não vai cair se eles não tomarem banho todos os dias, ou não tomarem banho uma vez por semana. Se tomarem banho 1 vez por mês a pele e o cabelo também não não ficar danificados. Posso atestar com o meu rapaz saudável e cheiroso (convém não esquecer de limpar, com óleo ou azeite, atrás das orelhas porque aí sim a pele vai cair).

As unhas, se não as cortares, partem-se e caem. Diz a voz da experiência. Se a situação de tornar difícil, corta-as quando estiver a dormir. Eu gosto de o fazer no carro, quando vai sentado na cadeirinha a dormir, dá mais jeito. Não faças o amor da tua vida chorar por algo tão idiota com cortar as unhas.

O cabelo, se não for lavado ou penteado, não ficará irremediavelmente estragado. Pelo contrário. Para quê fazer uma criança chorar só para os avós a verem penteadinha? Aliás, para quê fazer uma criança chorar para que a cama a veja penteadinha? Há muitos pais que fazem os seus filhos passar por enormes suplícios só para irem dormir penteados.

Para comer, basta colocar-lhe à disposição batata doce, brócolos e outros alimentos suaves bem cozidos e ela mesma explorará a comida e brincará contigo alimentando-se. Não necessitam de passar pelo suplício das colheradas de sopa e papa, boca a dentro, entre gritos.

Para vestir, qualquer coisa confortável serve e uma criança não se preocupa com roupas de dormir e de sair ou com nódoas, uma criança só quer estar confortável e ser amada.

Para dormir não são necessárias roupas especiais. Pijama é uma invenção de quem se preocupa mais com protocolos do que com noites bem dormidas.

Dormir na cama, no sofá, no colo, no pano, no chão .... desde que seja na presença de quem nos ama e quando temos sono, garantimos horas de descanso relaxante.

O que quero dizer com tudo isto é que podes minimizar os motivos que levarão a tua menina a chorar, que podes transformar os momentos que passas com ela em momentos de prazer em vez de horas de suplicio a cumprir formalidades que só interessam aos pais e aos quais a maioria das pessoas chama de "dar banho", "vestir", "dar de comer", "pôr a dormir" ... podes abolir todas estes rituais e transforma-los em momentos em que brincam juntas enquanto se molham (para os caretas "dar banho"), riem enquanto exploram novos alimentos (vulgo "dar de comer"), se mimam e adormecem juntas (pôr a dormir, para os mais rígidos).

Agarra-te a ela aos fins de semana. Já tens pano para a transportar?

Quando andarem de carro com mais um adulto, senta-te ao lado dela, vão a brincar e parem o carro para a pegar ao colo, se estiver desconfortável.

Não sou a única a defender estas ideias.

Sobre a "não dar banho" - e "não vestir pijama" -
http://sandradodd.com/toddlers

Sobre o banho de esponja e os óleos -
http://www.askdrsears.com/topics/skin-care/bathing-babies

Sobre a "exploração da comida" -
http://www.babyledweaning.com/

Escreve baby led weaning no google e supreende-te!

Sobre "adormecer os bebés" -
http://www.psychologytoday.com/blog/moral-landscapes/201112/dangers-crying-it-out

http://thestir.cafemom.com/baby/130267/cry_it_out_sleep_training/


Mãe acrescentou:

"Fiquei feliz com o que li, até porque vai mais ao menos ao encontro daquilo que acontece cá em casa. Com muita sorte vão-me buscar ao trabalho, (tenho sido rigorosa a tentar cumprir o meu horário. Mesmo indo contra os olhares reprovadores de quem me vê sair a "horas" e olha que levo mesmo muitos olhares) por isso a partir das 4 estou com ela. Quando chegamos a casa dou-lhe fruta e ela come imenso depois deita-mo-nos. Aí fico cerca de 1 hora com ela, mais não consigo dormir. Quando acorda dedico-lhe todo o meu tempo. E por volta das 9/10h já está a dormir novamente. Porque como não dorme durante o dia, à noite adormece rapidamente ao meu colo a ouvir as ondas que tenho gravadas em cd e é nessa altura que aproveito para fazer o jantar e jantarmos (...)  Quanto à higiene, nem sempre toma banho, toma quando dá jeito, mas ela gosta muito, as unhas dos pés nunca as cortei e confirmo, elas caem! Enquanto conseguir pagar tenho uma rapariga da nossa idade que me ajuda com a limpeza da casa. Nunca deixo para amanhã a atenção que posso dar hoje."




Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Curamos as nossas feridas e as feridas da humanidade, através da forma como cuidados os nossos filhos.

No comments:

Post a Comment