Crises de mãe a (quase) tempo inteiro

Todos os anos, quando o calor aperta, sinto-me exausta, sem me conseguir movimentar bem, com aversão à cidade. Só me apetece dormir todo o dia. Acontece que o miúdo não pára porque está calor e  nem sempre as coisas correm bem cá por casa.

Estar, o dia todo, com uma criança pequena, num apartamento pequeno, tem sido tarefa árdua, especialmente porque a pequenez da ideias que nos são dadas sobre como e onde se deve "criar" uma criança, nos deixam completamente desesperadas e a pensar que só com um curso superior em educação (ou uma formação express como a das amas da Santa Casa da Misericórdia) é que conseguimos "dar" aos nossos filhos o que eles necessitam.

E do que é que eles necessitam?  Eles necessitam daquilo que lhes vai permitir ser-muito-inteligentes-para-estudarem-muito-terem-boas-notas-conseguirem-um-emprego-muito-bom-onde-ganham-muito-dinheiro-para-poderem-comprar-uma-casa-muito-grande-casar-ter -1 (max 2) filho- que-também-irá-ser-educado-por-uma-especialista (melhor do que a que nós pagamos para eles pois eles vão ganhar mais dinheiro do que nós) - que-vai-tornar-num-excelente-aluno-de-um-excelente-colégio... já estão a ver onde isto vai dar não já?

E como é que nós sabemos  que os nossos filhos se estão realmente a transformar nesses tais adultos acima descritos? Ora, facílimo, compram um daqueles livros do desenvolvimento da criança, que se vendem nas grandes superfícies e, mês a mês, verificam se os vossos miúdos fazem aquelas coisas todas que lá estão descritas. Não se esqueçam que os miúdos não vão começar a rir, seguir objectos com o olhar, gatinhar, andar, falar etc.. sozinhos, vocês tem que estar sempre em cima delas e ensinar (ENSINAR; leram bem, ensinar tudo, tudinho porque eles não sabem nada) e para isso aqueles livros de desenvolvimento são o máximo porque trazem N actividades que podem fazer com eles. Portanto, primeiro ponto de avaliação para garantir que estão no bom caminho é? exacto, se fazem tudo o que diz no livro e obtém os resultados desejados, tá tudo bem no vosso lar e com a vossa criança. Se não fazem nada daquilo ou não fazem aquilo tudo estamos mal e a criança tem que ir para a creche.

Portanto, fazem tudo o que vem no livro, estão a obter os resultados desejados i.e. a criança, come, dorme, anda, fala, evacua da forma descrita e às horas descritas ... o que falta? Claro, falta saber se o espaço em que se encontra 3 a 8 horas por dia é suficientemente estimulante. E como é que sabemos isso? Eu podia explicar tim-tim por tim-tim mas talvez uma imagem seja mais explícita:






http://www.thebentallcentre-shopping.com/stores/86-World-of-Children-Cr%C3%A8che.cfm?e=2
Atentem bem à imagem... estão a ver aquelas cores, mesas, brinquedos, chão de plástico, bonecadas na parede? A vossa casa tem isto tudo? NÃO? Mas, como pode ser, como pensam poder educar uma criança em casa sem todas estas cores berrantes? Mas, pelo menos, em vossa casa há letras e números na parede para irem exercitando durante o dia, não há? Ahhh, assim está melhor porque senão os miúdos nunca vão aprender a ler. Sim, eu sei que ainda é pequeno mas "de pequenino..."

E, não falta qualquer coisa na imagem? Ora vejam lá bem..... isso, é isso, faltam as crianças, umas 20, todas juntinhas, da mesma idade, a correr - e a serem repreendidas por isso - a brincar - e a serem chamadas à atenção para arrumarem tudo direitinho - a atirarem coisas à cabeça uns dos outros - e a serem postos de castigo que isso não se faz ... na vossa casa há 20 crianças todos os dias? Não? Então, umas 10? hummm 5? ok, no prédio há 5 crianças, todos os dias, todo o dia? Também não? Não, não, não, isto não pode ser, se o vosso filho não socializa como é que ele vai aprender a ser um adulto responsável, que partilha as suas coisas, que sabe pedir, sabe esperar, sabe estar em grupo? Não sabem? Pois eu sei, nunca, nunquinha, minhas queridas, não arrisquem... eu sei que eles estão afinados pelo livro XPTO do desenvolvimento da criança, eu sei que vocês se esforçaram por ter uma casa à altura da coisa - i.e., mais ou menos como a da imagem - eu sei que os obrigam a arrumar tudo e não os deixam correr por aí feitos parvos sim, eu sei que o tempo que passam na tv é limitado, que comem a sopa e dormem a sesta, todos os dias mas, mesmo assim, se não tem outras crianças com eles, todos os dias, não se safam. 

Se querem mesmo que o vosso filho venha a ser-muito-inteligente-ter-boas-notas-conseguir-um-emprego-muito-bom-onde-ganha-muito-dinheiro-para-podere-comprar-uma-casa-muito-grande-casar-ter-1 (max 2) filho-que-também-irá-ser-educado-por-uma-especialista-que-o-vai-tornar-num-excelente-aluno-de-um-excelente-colégio... PONHAM-NO na CRECHE OU, como me acontece perceber com muita clarividência sempre que, em dias quentes de verão, me chega a crise de mãe a tempo (quase) inteiro, NÃO SE SAFAM.

E, o que faço eu quando me dá a crise?

Escrevo no próximo post que este já vai longo.

p.s. - se tiverem meninas, troquem os "o" pelos "a" e fica tudo certo.

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

2 comments:

  1. Só tenho duas palavras para ti: ADO e REI!!!
    Pobres dos meus filhos que nunca souberam o que é uma creche, vão ser uns falhados... ihih

    ReplyDelete
  2. Obrigada Full time mom.
    A minha estratégia para não me deixar levar pelos momentos negativos é rever os milhares de fotos que registam todas as coisas maravilhosas que fizemos juntos ao longo destes 3 anos. Nenhuma instituição poderia dar o amor e presença que eu dei e só isso já compensa todos os aspectos negativos que o mundo queira apontar.
    Votos de muito amor para o vosso percurso.

    ReplyDelete