O Outono, ciclo menstrual e a sombra


"A segunda metade do ciclo menstrual e o Outono são alturas em que a maré está vazia e tudo o que não queremos que se veja e que está enterrado no fundo lamacento fica a descoberto para todos verem. As mulheres têm de aprender a prestar atenção à informação que têm acesso nestas alturas dos meses e do ano. Pense nestas informações como adubo que irá utilizar para originar novo crescimento na sua vida quando a luz voltar.”

In: “Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher” de Christiane Northrup

" Os momentos de desconforto, angústia, desespero... são fantásticos pois ajudam-nos a perceber quais as situações das quais nos devemos afastar, ajudam-nos a perceber o que está mal e que pode ser feito de melhor forma, na próxima vez. quando estamos mal com algo ou alguém podemos escolher:

- fazer de conta que está tudo bem - todas já o tentamos e sabemos que acaba por explodir em algum lado ou alguém, especialmente os que mais amamos e menos merecem;

- ficar desoladas pois não somos suficientemente fortes, zen, espiritualizadas para lidar bem com as dificuldades da vida... este é o melhor caminho para a entrada num buraco sem fundo. Ficamos com dois problemas, o real e o criado pela nossa auto-crítica.

- podemos também aceitar que não estamos bem, que a situação/ pessoa nos provoca dor e desconforto, dar espaço à dor, senti-la, vive-la - cada uma tem a sua forma e pode ser chorar, correr, gritar, atirar pratos... desde que não se atinja ninguém... Aceitar que não estamos bem, abraçar os sentimentos negativos e regista-los para lidar com eles em dias mais soalheiros é uma das formas de sair do buraco;

Estamos no Outono, tempo de mergulho na sombra - literalmente com noites mais longas, dias mais frios, o recolher das cores da natureza e dos seus animais. Figurativamente, pois nos tornamos mais circunspectos, recatados, recolhidos no lar.

Mas, é no Outono que plantamos as árvores de fruto que vão florir na Primavera.

Se aliarmos ao ciclo anual - estações do ano - e ao ciclo lunar - fazes da lua - ao ciclo menstrual, podemos ter uma exacerbação ou uma diluição de emoções negativas/positivas, assim sendo, se no Outono e Lua Nova estivermos em pré-menstruação ou menstruação - que é literalmente uma morte cíclica - tudo fica mais difícil, angustiante e negro. Mas, o negro não tem que ser mau. 


Habitua-mo-nos a ser solares, luminosas, leves e activas pois é assim que a nossa sociedade nos valoriza mas também podemos ser ciclicamente introvertidas, paradas, pesadas e intensas desde que o aceitemos com amor e registemos o que mais nos incomodou para trabalhar esses aspectos em fases mais solares.

Os nossos filhos agradecem as mães oscilantes e intensas que lhes mostram que há muitas formas de lidar com as dificuldades da vida. Muito melhor assim do que esconder emoções ensinando-os a ser falsos."



Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

No comments:

Post a Comment