O que tem valor










 Eu acredito que para o meu filho ser feliz basta-lhe achar tão valioso o ipod como o passarinho. É muito pequeno para saber que morre gente para produzir o ipod, que as suas baterias são feitas com minerais de minas cheias de sangue, é mesmo muito pequeno para se preocupar com o que quer que seja. Se o meu filho sorrir tanto ao ler um vídeo no ipod (que não temos mas temos uma coisa parecida), como a fazer festas a um passarinho, está tudo bem.

Bombardear as crianças, ensina-las para que saibam o que é que tem "valor", em detrimento do que "não tem valor" é tão triste como haver crianças que nunca viram um passarinho de verdade ou nunca na sua vida virão a tocar num.


Frases como "os pais desta geração materializada" incomodam-me. São negativas, pejorativas, parecem querer provar que antigamente tudo era perfeito e agora tudo é mau. São frases que parecem querer provar que nunca houve tal falta de valores quando, se olharem bem à vossa volta, verão que jamais a humanidade se mobilizou tanto em nome do próximo, em nome da flora, da fauna, da mãe terra. Aliás, imagino que desde a inquisição que não se falava tão abertamente em "mãe terra". Jamais "em tempo algum" (como se diz por aí) foi tão fácil comunicar, partilhar, sonhar em conjunto e isto é fruto tanto da "geração materializada" como da "matéria" que a fascina.

Por mim, as crianças do mundo saberão o valor inerente a tudo o que existe, pelo quando esse algo as entusiasma e é útil e não porque eu vou ensinar o que quer que seja.


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

No comments:

Post a Comment