Celebrar a Roda do Ano - Alimentação e ar livre


Para mim, o verão sempre foi tempo de expansão e crescimento, de fazer actividades ao ar livre, deitar mais tarde, encontrar a família e participar em festividades. Tradicionalmente, Agosto e Setembro são meses de colheita e conservação para preparar o Outono e Inverno que se avizinham. 

Com o Outono, chega a celebração e agradecimento pelas colheitas realizadas, seguindo-se o silêncio e reflexão a que convida o Inverno.


Com a primavera, regressa a preparação que vai dar lugar ao crescimento e expansão do verão.

Durante muitos anos senti-me desconectada da Roda do Ano que é, afinal, a Roda da Vida. Lembro-me de dizer que, na cidade, só percebia as estações do ano pelas montras das lojas até que, chegou o dia, em que as montras das lojas me confundiam propondo roupas inverno em pleno verão e roupas de praia quando o frio ainda se fazia sentir.


Nos últimos anos, redescrobri os prazeres que nos oferecem as 4 Estações. Já pensaram na beleza que é poder vivencia-las? Há latitudes onde faz sempre calor ou sempre frio.

Uma das formas de saborear as 4 Estações do ano é comendo alimentos locais e da época. Para mim, foi uma aprendizafgem perceber quando determinado alimento, cultivado em Portugal,  está pronto para consumo pois, olhando para as prateleiras do supermercado, encontramos de tudo, todo o ano. O Calendário da Produção  Nacional, da DECO, ajudou-me a discernir o que escolher para as nossas ementas. 


A criação de ementas, por estação,  revelou-se uma ferramenta útil para a organização doméstica e para não cair em tentações durante as compras, infelizmente, nem sempre a realizo ou sigo à risca. 

Outra forma de garantir o comsumo de frutas e legumes da época é comprar directamente ao produtor.

Esta nova forma de organização implica estar atento e preparar. Por exemplo, se queremos fazer iogurtes de frutos vermelhos em Dezembro, colhemos e congelamos amoras em Agosto, se queremos pizza com molho de tomate em Março, conservamos tomate em Setembro. 


Igualmente importante, para mim, é conhecer as datas de colheita das flores e frutos selvagens para as incluir nos nossos passeios na natureza. Entre as minhas favoritas estão a flôr de sabugueiro, para fazer xarope e chá para a tosse, as camarinhas que são deliciosas comidas frescas ou em gelados, o rosmaninho, a tilia, as beldroegas para a sopa, a flôr de borragem para a salada... 

Estou a incluir as flores e frutos, tal como locais de recolha favoritos,por Estação, no nosso calendário anual.

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

No comments:

Post a Comment