Showing posts with label Aprendizagem Natural. Show all posts
Showing posts with label Aprendizagem Natural. Show all posts

Ultrapasar a náusea existencialista (ainda a vida numa escala sobre-humana e Lisboa e os filhos e, e,e...)

Depois de algumas horas de sono, concluí que tenho 3 hipóteses:


Hipótese 1 - fazer de conta que não vejo nada do que disse anteriormente e continuar a ser parte integrante do que penso estar mal;

Hipótese 2 - manter o estado de náusea existencialista e continuar a criticar, isolar-me no meu canto com as únicas consequências de talvez alertar alguns espíritos mais incautos e reforçar o mal estar de quem, como eu, faz este tipo de reflexões;

Hipótese 3 - participar activamamente na construção de uma comunidade (como esta das mães em transição, como a do ensino semi-doméstico, como a cooperativa de jantares que começo para a semana, como a construção de uma casa para co-working de mamãs onde possamos trabalhar e ter os nossos filhos ao mesmo tempo... e tantas outras coisas que podem surgir.

Definitivamente, exceptuando os momentos em que a indignação supera a minha força construtiva, tenho-me inclinado mais para a terceira hipótese.

Neste momento deparo-me com um desafio entre (tantos hi, hi,: tenho as ideias, a vontade, o grupo... mas falta-me o espaço físico onde desenvolver tudo isto.

Passo a explicar, para pôr tudo isto em marcha necessito de tempo efectivo de trabalho, de reuniões, de computador e o meu filho não vai ficar sentado à espera que eu faça tudo isso.

Falta-me uma casa, onde possa, com outras mães trabalhar e partilhar os cuidados às nossas crianças. Uma casa com jardim onde os miúdos andem à solta, dentro e fora, a brincar em conjunto, sempre com um olho adulto por perto e onde nós possamos estar a trabalhar. Isto é quase non sense porque o trabalho em que me quero envolver mais activamente é exactamente na construção desta casa para a cidade de Lisboa.

Estão a ver o meu dilema? Quero construir uma casa da qual necessito agora para me poder dedicar a construí-la!!!!! grrrrrrrrr.... quem tem por aí uma casa com jardim que nos dispense até a CML nos dar a Casa definitiva?

Lista de actividades para viagens de carro - adaptáveis a avião

Uma viagem, longa, de carro, com uma criança pequena está longe de ser o cenário ideal. Quando nos aventuramos a tal devemos estar preparadas para o facto de que não é possível mantê-la sempre bem disposta e tranquila mas, podemos preparar todos os pormenores para que esta decorra sem incidentes.

Uma das premissas para que as viagens de carro corram bem, com ou sem crianças, é que os adultos que acompanham gostem de viajar de carro. Se os adultos, num carro, se sentem nervosos em auto-estradas, entram em pânico de cada vez que a criança chora, necessita de sair da cadeira, tem terror de acidentes, entre outras... é muito pouco provável que consigam proporcionar à criança tranquilidade e confiança.


"The house doesn't work if the roof is leaking and there's no heat. Parents don't work if they're in an emotional fog and can't pay sweet attention to their kids." Sandra Dodd, Healing Presence
 

Outra das premissas é que haja paz entre os adultos que viajam, um ambiente tenso torna a convivência insuportável.
 

"When we feel peace, we become peace and embody the grace of that serenity, embracing our children with a heart of compassion and joy. " Sandra Dodd, Mindful Mothering: The Art of Being Present

Quem vai atrás com a criança deve responsabiliza-te a 100% por "entretê-la" e manter as suas necessidades respondidas. para tal, a lista que apresento a seguir pode ser muito útil.

O "entreter" do parágrafo anterior, implica presença, uma presença que a maioria dos adultos não estão dispostos a ter com as crianças mas à qual o pouco espaço de um carro obriga;


Nas viagens de carro que fizemos, percebi que o conforto do meu filho era inversamente proporcional às minhas ideias bio/eco/educação natureza e às leis em vigor no nosso país. Pelas dicas que dou a seguir fica perceptível quem eu decidi respeitar em primeiro lugar. 


Ideias facilitadoras:

Brincar, brincar, brincar, antes da viagem, até que a criança esteja exausta. Comer uma refeição bem saborosa - pensar na sua preferida - adormecer ao colo/ mama e só depois entrar no carro para fazer o maior número de km possível. Jogar à bola, com uma daquelas bolas de tecido fáceis de transportar, costuma ser uma brincadeira cansativa. Brincar nos parques infantis das estações de serviço também é divertido;

- Para as actividades que implicam música/ som de um suporte digital, utilizar auscultadores para não irritar o condutor. Auscultadores cujos auriculares se separem para que possam ser utilizados por duas pessoas, cada uma com um auricular;
 

- Em viagens de muitos dias, contar com brinquedos e livros que possam ir ficando pelo caminho;

- Observar os locais por onde vamos passando com o interesse de quem procura brinquedos e objectos que possam interessar a criança. Exemplos: pacotes de açúcar para abanar/abrir/ espalhar; tanpas de garrafas para furar e fazer colares; toalhas de mesa para recortar/ fazer cadernos/ pintar; - A Vida Portuguesa vende cadernos de toalhas de mesa, podemos fazer os nossos também; paus para decorar; folhas de árvores para fazer colares, cortinados para as janelas do carro);

- Há países onde a legislação de circulação automóvel com crianças é diferente da nossa e nos quais se pode andar sem cadeirinha e cinto que retiram à criança a liberdade de movimento;

- Nas viagens de auto-caravana é possível a criança brincar na cama;


- Mamar, para os que mamam (ainda que o ideal é mamarem sempre e não quando começam a chorar);

- Camomila homeopática para os momentos de crise;

- Comer algumas das suas iguarias preferidas. Em viagens longas é fundamental ter várias iguarias que se podem oferecer sempre que a impaciência aumenta;

- Garrafas de água vazias para o xixi que teima em querer sair a meio da auto-estrada;



Entretenimento:

- Observar e comentar a paisagem;

- Cartolina , lápis de cera, marcadores - eu sei que quem é mais eco prefere não utilizar marcadores mas acontece que eles são muitíssimo mais divertidos e pintam mais do que qualquer lápis. Numa viagem de carro são bem apreciados;

- Bonecos vários para ir explorando. Ir tirando de um esconderijo um e outro boneco, trazendo sempre novidade e emoção;


- Carrinhos para fazer corridas nos braços da cadeira, pernas, portas do carro. Podem ser dos mais pequeninos , de metal - para serem mais pesados - ou estes de montar, da IKEA que são divertidos;

- Livros de pintar e livros de autocolantes;

- Nos quiosques vendem revistas infantis com actividades para os pequenos. Suplementos de jornais, revistas,  tudo que tenha "descubra as diferenças", "labirintos", desenhos para colorir, "unir pontos"...

- Imprimir desenhos para colorir. Há de tudo na internet. Escolher desenhos que a criança reconhece e dos quais gosta; Com colorir pretendo dizer explorar o papel, rabiscar, amarrotar livremente;
- Fantoches de dedo. Os do IKEA são uma boa opção;
-
Livros, ler é sempre um sucesso. O importante, na leitura, é a interacção com o adulto. Imita as vozes e os ruídos, faz da leitura uma alegria; Para viagens longas, que implicam muitas paragens e hotéis, é boa ideia procurar os mini-livros de bolso.  Cá em casa temos os meus livrinhos, dos anos 70.

- Utilizar um tablet ou telefone táctil que se possa ligar ao isqueiro do carro para carregar - verificar que se compra um cabo que chegue à cadeira da criança, para ver vídeos, jogar nas muitas aplicações existentes, ouvir música, gravar a nossa voz e depois ouvir... Estes dispositivos são melhores do que os leitores de DVD de carro pois possibilitam muito mais do que ver filmes.

- Podemos gravar vídeos youtube em versão real Player ou mp3 para não ser necessário gastar banda larga;

- Os nossos desenhos favoritos são o Didou - que nos permite desenhar ao mesmo tempo - A família Barbapapa, a pantera cor de rosa, o Ruca...

- Cantar músicas infantis, juntar coreografia de braços;


- Segurar num fio que a criança corta com uma tesoura;

- "Estourar" plástico de bolinhas


- Autocolantes para colar em todo o corpo. podem ser autocolantes de escritório que cortamos aos quadradinhos, rolos de etiquetas de preço, autocolantes antigos que encontramos em casa ou casa de amigos;

- Missangas e botões grandes para fazer colares;

- Cadeado e chave, tamanho grande, para tentar enfiar, rodar, abrir, fechar;

- O adulto desenha, vagarosamente, os locais por onde passaram re-contando o que viveram e/ou desenha os locais para onde vão, preparando a criança para o que se segue.

- Tirar fotos e fazer filmes com a máquina digital - fotografar a paisagem, fotografar-se uns aos outros. Ver e rever as fotos e filmes da viagem.

- Jogo do galo de pano, é fácil de transportar e divertido. Há muitos para venda no OLX;

- Colocar, num saco de pano, vários frutos, legumes e objectos que a criança apalpa e adivinha o que é;

- Molas, vender e comprar molas, unir molas em construções estranhas, separar as molas por cores, fazer força para tentar abrir as molas... as molas são úteis em viagens longas.

- Lavar os dentes. Uma boa actividade para se fazer dentro do carro, sem a pasta dos dentes para não haver lágrimas;

- Fazer massagem com óleos. Levar um papa de reflexologia podal, há muitos no google;

- Imans, cola, descola, atrai, repele.... com parafusos é uma alegria;

- Bichinos que brilham no escuro. Aponta a lanterna, não brilha. Afasta a lanterna e brilha. vendem-se no "chinês";

- Plasticina. Para não se ir carregado toda a viagem, pode-se comprar farinha e água em qualquer supermercado e fazer plasticina caseira. Procurar no google, há centenas de páginas com receitas;

- Procurar cafés com Internet para carregar mais vídeos, músicas, imprimir desenhos para colorir...

- Comprar, por onde se passa, brinquedos "tipicos";

- Um quadro de pintar, dos que se apagam;

- Livros e fichas de pintar com canetas, das que se apagam;

- jogar ao balão;

- Qualquer coisa com zip: abre e fecha, abre e fecha...

- Almofada para dar murros;

Outras ideias:
http://www.tipjunkie.com/activities-for-kids/traveling-with-kids-tips/

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria

Então fala-me dos ossos.....

Hoje, depois do almoço, a barriga da mãe começou a fazer uns ruídos estranhos.

Ele -  "O que está na tua barriga, que faz tanto barulho?"

Eu - "São os órgãos, deve ter ar na minha barriga"

Ele - "órgãos??"

Eu - "Sim, vamos ver na enciclopédia o que está dentro da barriga?"

Ele - "vamos sim mas... então, fala-me dos ossos!"

E assim, estivemos uma parte da tarde, deitados na cama, a ver ossos humanos, ossos de dinossauros, veias, músculos, órgãos internos, até que chegaram as "animais sem ossos" e, com as anémonas,  o inevitável pedido  "quero ver o Nemo, quero ver o Nemo"

Já noite alta, quase 23 horas, o pai revisa a matéria nomeando de forma, para mim, impressionante, quase todos os ossos e músculos do corpo humano.

"Estás a ver quando nós fazemos um tippee? Os paus seguram o pano, sem pano, o tippee não se segura de pé. Os nossos ossos são como os paus do tippee, sem eles, não nos seguramos de pé"
.

Ossos, órgãos, músculos, anémonas, tipees, tudo registado por uma criança de três anos e meio, sem ninguém a ensinar.


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Atividades em casa - Parte 2

Para mim, o melhor de uma lista de atividades, é poder pegar nela sempre que me falta a imaginação, sempre que estamos cansados, sempre que necessito de concentração para uma tarefa e necessito que as crianças estejam entretidas, sempre que há uma emergência de qualquer tipo.


A forma como tornei a minha lista infalível foi experimentar cada uma das ideias que tive ou que li e ver se funcionavam connosco. Ao mesmo tempo, ter abertura suficiente para entender que o que funciona hoje pode não funcionar amanhã e vice versa.

O mais importante de tudo, ao criar uma lista de atividades, é garantir que elas estão de acordo com os interesses das nossas crianças. Tudo o que vão ler na lista que se segue, foi iniciado por corresponder a um interesse do nosso filho ou por vir trazer algo de novo que à sua vida.

Cada uma destas atividades conta com o nosso interesse e motivação, implicamo-nos, apresentamos a atividade com alegria, brincamos com ele. O facto de nós gostarmos é meio caminho andado para ele adorar.

Esta lista tem-nos ajudado a tornar os nossos dias mais felizes e tranquilos e, muitas vezes, a dou a amigas. Hoje, enquanto o S. brincada aos construtores coma  caixa de arroz, pintava e espalhava fita cola pela casa, consegui compilar muitas das atividades que alegram os nossos dias.

Sempre que me perguntam ao que brinco, em casa, para não nos aborrecermos, todo o dia, eu vou nomeando algumas das brincadeiras que se seguem mas, fica-me sempre a vontade de responder que nós não nos aborrecemos. EO que a seguir vos apresento, não são ideias para "entreter o rapaz", são coisas que fazemos como parte integrante do nosso dia-a-dia, atividades que são tão importantes c+a em casa como lavar a loiça, varrer o chão... hummm talvez seja melhor corrigir e dizer, escrever que são atividades mais importantes do que lavar a loiça e varrer o chão ou, caso contrário, esta aventura "sem escola" seria desprovida de sentido.

Também em perguntam muitas vezes se faço atividades específicas para ele "aprender", assim como um substituto da escola... ou se, procuro brinquedos e brincadeiras que fomentem determinado tipo de aprendizagem - a reconhecer as letras, a contar ... -  temos muitas estímulos que permitem aprender tudo o que se aprende na escola mas esse não é o nosso foco. O foco são as gargalhadas, a alegria, o entusiasmo, se pelo meio ele aprende alguma coisa? Parece que sim pois sabe contar até "muitos" e reconhece muitas letras.

Muito importante é ter, ao longo de todo o dia, comida disponível. Fruta e legumes crus, cortados, costumam ser comidos entre as refeições principais só porque estão disponíveis, mesmo no meio do palco das brincadeiras.

Igualmente importante é deixar a criança brincar até não ter mais interesse naquela atividade, sem interrupções, sem novas propostas pelo meio, sem parar porque é "hora de comer", "hora de dormir", "hora de tomar banho". Se estamos com as crianças em casa, sem restrições horárias como as de uma escola ou um emprego, porque não deixar que a criança brinque livremente até estar satisfeita?

Gosto muito de brinquedos ecológicos, de madeira, materiais naturais mas não excluo das brincadeiras outro tipo de materiais. Compro praticamente tudo em segunda mão (Feira da Ladra) e recolho muitos brinquedos da rua. A grande maioria das coisas em segunda mão e recicladas são em plástico. Até ser verbal (mais ou menos) os brinquedos do nosso filho eram frutas, legumes, panos e outros artigos do lar, sem BPA's e outros químicos mas, assim que ele se começou a interessar por brinquedos, nós acompanhamos o seu interesse, providenciando o que nos pedia e trazendo artigos novos e diferentes para lhe dar a conhecer.

Há alguns dias, uma amiga escrevia emocionada e saudosa, sobre as tardes de Domingo em casa da avó, cheias de alegria e aventuras. Eu provoquei-a com a ideia de que pode transformar todos os dias, em sua casa, com os seus filhos, em "Domingos maravilhosos em casa da avó". Ela, tal como eu, não pensou duas vezes antes de começar a transformar o dia-a-dia da sua família.

Proporcionar brincadeiras interessantes ao meu filho e divertir-me com elas não foi algo natural para mim. Já me perguntaram se preparo as coisas com antecedência ou se saem espontaneamente. Sim, preparo tudo. Só quando o meu filho começou a crescer é que percebi que não sabia brincar de forma espontânea. O pai dele chega a casa, senta-se e começa logo a ter ideias giras. Eu, pelo contrário, se não preparo uma lista mental e de coisas para fazer o tenho os respetivos materiais à mão, fico vazia de ideias.  Portanto, habituei-me a preparar tudo. Tenho a sorte de ter um miúdo cheio de imaginação que, na maioria dos dias, decide sozinho o que vai fazer a seguir e que me tem mostrado como brincar com tudo o que nos rodeia.

Compilei, especialmente, coisas que dão para fazer em casa, embora algumas das fotos que ilustram as atividades sejam tiradas na rua.
  • Paredes e túneis com almofadas e panos;

  • Montanhas de escalada com edredões, colchões e cobertores amontoados;

  • Cobrir a mesa com um lençol até ao chão para fazer uma casa;

  • Saltar: quantas vezes consegues saltar? Agora saltar só com um pé. Saltar o mais alto possível;

Encostar um escadote à parede, ao lado da cama, subir o escadote e saltar para a cama;



Proteger a roupa de cama de qualidade com uma colcha velha para que esta possa ser utilizada para toda as brincadeiras, sem medos de sujar ou estragar.;







* Construir um tipee


*  Encher a banheira com água (no nosso caso banheira de bebé dentro do polibã), bonecos para a criança brincar, chapinar, tomar banho se assim o desejar. Proteger o chão do wc com toalhas velhas pois fica tudo ensopado;



  • Criar uma "mesa especial" que se desloca facilmente e que, em casas com pouco espaço, podem ser desmontáveis. A nossa são dois bancos e uma tábua em cima. Forramos a tábua com papeis que vão sendo pintados e ali se funciona o "escritório", a "mesa de fereições" o "salão de jogos"...




Caixas de cartão e tesoura - andamos sempre a requisitar o livro do link na biblioteca mas o vídeo do link também é bom e inspirador http://www.youtube.com/watch?v=2cJkA9h3Hxk  aqui, os favoritos são o carro, foguetão, marco do correio, garagem de carros, pizza...










Cortar as caixas de cartão para fazer  espadas e âncoras, amarrar cordas às âncoras. Sentar no sofá, pernas para cima, a fazer de conta que estamos no barco dos piratas. Também se podem  fazer as palas para os olhos com roupa velha, um cinto para a espada com um trapo. Se tudo isto for feito depois de ver ou ler o Peter Pan, melhor ainda. Não sabes porquê? Toca a ler o Peter Pan e percebes logo.


 Fazer u buraco numa caixa para ser um marco do correio e depois pegamos em papeis , escrevemos e enviamos cartas a  toda a gente. Eu escrevo mesmo o que ele diz e depois envio as mensagens às pessoas. Às vezes, as nossas caixas de correio tem que ter dois buracos pois ele também quer receber cartas.


  • Imprimir labirintos, descubra as diferenças e desenhos para pintar;


  Recortar jornais e revistas e fazer colagens;

  • Colecionar suplementos de jornais e revistas porque tem sempre atividades infantis. pedir a todos os amigos, familiares e cafés que as guardem;

  • Carimbar;

  • Decalcar com papel químico (lembram-se dele, preto? encontrei uma caixa cheia na rua);

  • Desenrolar um rolo de fita cola e ir colando pela casa toda para fazer teias do homem aranha e/ou obstáculos a transpor. Claro, ele é que anda com a fita na mão a colar tudo e não eu;

  • Pintar as paredes exteriores a giz;

Fazer desenhos no paint. Gravar os desenhos e enviar a amigos e familiares.






Duas esponjas grandes, muitos pregos e parafusos, martelo, chaves de fendas e enfiar pregos nas esponjas.. e... muito importante, um alicate para os tirar;





  • Na cozinha uma prateleira baixinha com utensílios. chávenas, coador, rolo da massa. Podem ser objetos reais ou específicos para crianças (o IKEA vende). Criar um fogão com uma caixa cortada ou outros materiais. Nós compramos um figão por 1 euro, na Feira da Ladra mas, antes disso, tínhamos um figão inventado em que as bocas eram bases de copo, vermelhas, coladas na mesa. Disponibilizar massas, sementes várias, uvas passas, coisas que podem ser só para brincar ou também para comer. Disponibilizar água e estar preparado para provar as iguarias e limpar tudo no fim da confeção dos alimentos;

  •  Limpar a lareira e fazer lá dentro uma casa híper especial e secreta, tapete, almofada, cortinado...

  • Pendurar uma cama de rede,  baixinha e com almofadas por baixo;
  • Fazer uma cama de rede debaixo da mesa;
 
 
Montar e desmontar pistas de comboios (Ikea, outra vez);

  • Fazer uma pista de carros no chão, com fita cola e fazer corridas;










Uma caixa, areia ou aveia, ou arroz... uma escavadora, uns blocos de construção e somos o Bob o Construtor. Se não fores capaz de varrer a casa depois de o teu filho brincar, sem reclamar, sem estar sempre a implicar com ele para manter tudo dentro da caixa, esta atividade não é para ti (é para o teu filho mas não é para ti ;));





Construir ou comprar um comprar um conjunto de pesca (custam 2 euros no Chinês), dão para usar dentro e fora de água. O mar pode ser o tapetem, a cama...








Fazer jardins de fadas nos vazos e, todos os dias de manhã, acordar as fadas, dar-lhes comida (aka milho que ele tira de uma espiga, sementes), de noite, montar-lhes uma tenda com um lenço. Quando vamos à rua trazemos tesouros para as fadas que podem ser flores, pedras especiais...









Aprender a usar a tesoura e cortar, cortar, cortar. Passamos horas a cortar revistas, papeis vários...











 

Comprar uma Kokua (bika) e ficar sentada na soleira da porta a vê-lo subir e descer. podia ser uma bicicleta ou um tricicolo mas, não é a mesma coisa. A kokua é rápida, muito rápida e muito especial.








Dar-lhe roupa para lavar no wc enquanto tu lavas a sanita e lavatório .... ninguém fala nisso mas, as sanitas não se lavam sozinhas. Em tempos até pensei, durante uma dessas limpezas, "a partir de agora só oiço conselhos de quem já tenha lavado uma sanita com satisfação!"


Pintar lençóis velhos e utilizar como cortinados











Comprar autocolantes daqueles que vem com livros que dão para colar e descolar (eu sei, a Feira da Ladra é genial)

  • Colar, em toda a casa, rodelas de papel e só podem andar em cima delas. Sempre que se deslocam andam aos saltinhos, de papel em papel;



  • Brincar ao Bob o construtor. Arranjas um colete, um chapéu, ferramentas (o Ikea tem uma caixa delas mesmo boa), umas coisas para montar e desmontar em casa....  






Fazer pinturas com argila










Dançar à chuva e voltar para casa a correr para mudar e roupa e beber chá quente









Mascarar-se dos seus personagens preferidos. Muitas fazem-se com os trapos que temos por casa.














Apanhar flores, pedras e paus no jardim para fazer arranjos, construções, casas de fadas, "armadilhas para os malditos"








Pintar - tem neste post o link para um vido lindooo http://wantamiracle.blogspot.pt/2012/12/pintar.HTML

  • Jogar futebol. Delimitas uma parede, ele defende e tu rematas... isto é um must se for depois de ver o Oliver e benji que dá no zig zag

  • Jogar balão

  • Bolinhas de sabão




 Construir uma casa com lenços e panos











Fazer pão e biscoitos, mesmo que sejam só de brincar










 Brincar com plasticina (nunca pode faltar na cozinha de brincar pois serve para 1001 iguarias)








  • Para quem tem espaço exterior: andar descalço na erva/ terra, arrancar ervas, semear, regar.

  • Esconder coisas em casa e fazer caça ao tesouro - mais para a esquerda, mais para a direita, frio, quente, morno...

  • Dançar ao som de um rádio a pilhas. Deixa-los escolher a estação e dançar com o rádio na mão;

Gravar as nossas músicas num gravador de k7's;





     


   Observar a vida à lupa
     
  Ler


  •  Fazer sessões de fotos - toda a gente tira fotos a toda a gente;

  • Cantar e  dançar;

  •  Ao fim do dia, "desenhar o dia", ir relembrando tudo o que fizemos ao longo do dia e desenhar;

  • Deitar na cama, olhar em volta e procurar "coisas amarelas", "coisas azuis" ou dizer 2eu vi, eu vi uma coisa azul" e o outro tem que a encontrar e nomear;

  • Ver filmes, especialmente os que tem músicas e depois decora-las, canta-las e dança-las até à exaustão;

  • Jogar computador (aka, site do zig zag);

  • Aprender a comer com pauzinhos  ou a enrolar esparguete com o garfo... muito bom de se fazer durante uma tarde de brincadeiras;

 Montar legos. Começar com o Lego Duplo. (Feira da Ladra outra vez);

  • Partir brinquedos velhos com o martelo (muitos encontramos na rua);

  • Lutar, lutar muito. O pai é um bom lutador (eu sou péssima, não gosto e não tenho paciência);

  • Desenhar a planta dos espaços onde estamos. É impressionante ver os resultados das plantas dele (três e anos e meio);

  • Arroz cru, massa crua, uma peneira e abana, abana, abana até estarem os dois alimentos separados;

Cortar vegetais, ralar vegetais com o ralador, fazer sumos de fruta;

  • Esvaziar o conteúdo dos armários e atirar tudo pelo ar. Ao fim do dia a mãe aproveita e arruma tudo direitinho, escolhe o que já não serve.. como há meses pensava fazer;



Aqui, a Parte 1 da Lista de atividades em casa - http://wantamiracle.blogspot.pt/2013/02/actividades-em-casa-parte-1.HTML

Outros sites:

Atividades Físicas, em casa - http://sandradodd.com/physicality/

Atividades com crianças pequenas (inclui lista de atividades com uma criança enquanto se amamenta a mais nova) - http://sandradodd.com/youngchildren

Este texto não é específico sobre atividades mas ajuda mesmo muito a perceber como criar um ambiente rico e estimulante onde a brincadeira e a aprendizagem podem florescer - http://sandradodd.com/beginning



Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Quantos queres?


Simples e divertido, permite aprender as cores, aprender a contar, fazer exercício, conhecer novas palavras... a imaginação é o limite.


E'ventar


Também compramos um pega monstros, que se estragou em meia hora mas foram uns 30 minutos bem divertigos e pegajosos.


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Nebulosa do cone

 
 

Fotografado no European Southern Observatory (ESO) , Chile e trazido até nós pelo Museu de Ciência da Universidade de Lisboa 



Replicado pelo S. com o Paint. 



São várias e excelentes exposições que encantaram o S. Uma baleia gigante, dois esqueletos humanos, muitos dinossauros, fósseis, quadros luminosos com desenhos interessantes, minas, grutas, cristais, pedras brilhantes gigantes, experiências com electricidade, som, objectos em movimento, imensos botões para carregar, planetas e mais planetas, milhares de estrelas, paleontólogos, gruas, escavadoras, cientistas, casa que mandam raios, camarões gigantes ...  
No site não se percebe a imensidão de aprendizagens que há a fazer naquele museu.















Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Leituras

Sempre fomos ávidos consumidores de livros mas, nas últimas semanas, a atenção do S. a todos os pormenores de cada história e/ou desenho, aumentou muito e temo-nos deliciado com 1001leituras.

As BLX são um recurso inestimável, nem consigo calcular quantas centenas de euros já devoramos em livros por elas facilitados.

Esta semana, também começamos a requisitar DVD's, viodejogos e músicas.

Pode-se escolher no catálogo on-line, fazer a requisição para qualquer uma das bibliotecas, extender o prazo de entrega também on-line e entregar em qualquer biblioteca da cidade. Não consigo imaginar nada de mais prático.

Também tivemos a oportunidade de ler os livros do seu melhor amigo, todos em inglês e, a maioria deles, maravilhosos.

Aqui fica a lista do mais e menos apreciados.


Favoritos:
Pezinhos de lã - Pesdelán - Kalandraka (o meu favorito)

Todos Fazemos Tudo - Madalena Matoso - Planeta Tangirina
Com este vídeo ficam logo a perceber porque é o favorito do S.
Perto - Natália Colombo - Kalandraka
Blog de Natália Colombo com lindissimas ilustrações

Caracol e Caracola - OQO -   Vídeo,  narrado por uma criança, em castelhano (excelente ideia de actividade futura)

Room on the broom - Julia Donaldson (Favorito desta autora. Curiosamente, não gostou do bestseller Gruffalo).

Tales From Acorn Wood: Rabbit's Nap - Julia Donaldson
A Squash and A Squeeze  - Julia Donaldson

The Snail and the Whale - Julia Donaldson

Vídeos youtube e vimeo
Todos os livros da Gata Mog são recebidos com alegria


Não despertaram interesse:

Pequeno Azul e Pequeno Amarelo - Leo Lionni - Kalandraka
Vídeo youtube -  http://www.youtube.com/watch?v=CzPoB_NTG6I

oh e ah de - Josse Gofin - Kalandraka (e eu a pensar que iam ser um sucesso).

O livre acesso à TV e ao computador não diminuiu o interesse pelos livros, pelo contrário, complementam-se.

  Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Preparar o Natal

Filmes para download, em Português.

Cantem, dancem, explorem, divirtam-se!



Manny Mãozinhas - Um Natal Muito Especial  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/12/manny-m%C3%A3ozinhas-um-natal-muito-especial.html#.UL4iPob6VOY

Bob o Construtor: Um Natal a Recordar  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/12/bob-o-construtor-um-natal-recordar.html#.UL4lvob6VOY

Noddy Salva o Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/12/abram-alas-para-o-noddy-salva-o-natal.html#.UL4lyYb6VOY


Tom & Jerry: A Festa do Natal (PT-PT)  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2012/01/tom-jerry-festa-do-natal-pt-pt.html#.UL4ceob6VOY

A todos um Shrek Natal  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/11/todos-um-shrek-natal.html#.UL4nRob6VOY

Sonic Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2009/10/sonic-um-natal-estrondoso.html#.UL4nWob6VOY

A bela e o Monstro – natal encantado - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/11/bela-e-o-monstro-o-natal-encantado.html#.UL4nXIb6VOY

Mickey: Um Natal Mágico - http://tugaanimado.blogspot.pt/search/label/Filmes%20em%20Portugu%C3%AAs?updated-max=2010-11-12T19%3A00%3A00Z&max-results=10#PageNo=26





Smurfs – um conto de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2012/01/tom-jerry-festa-do-natal-pt-pt.html#.UL4ceob6VOY

Winnie the Pooh - Um Ano Muito Feliz (PT-PT)  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/10/winnie-pooh-um-ano-muito-feliz-pt-pt.html#.UL4ciYb6VOY

À Procura do Pai Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/12/procura-do-pai-natal.html#.UL4cn4b6VOY

Looney Tunes – Um conto de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/12/looney-tunes-num-conto-de-natal.html#.UL4co4b6VOY

O verdadeiro espírito de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/12/magia-do-homem-de-neve.html#.UL4cs4b6VOY

A idade do gelo – espírito de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2012/02/polegarzinha.html#.UL4cWIb6VOY

Rudolfo e a ilha dos brinquedos desaparecidos - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/11/rudolfo-e-ilha-dos-brinquedos.html

Um anjo de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/11/um-anjo-no-natal.html#.UL4eQIb6VOY

Um conto de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/11/um-conto-de-natal.html#.UL4eTIb6VOY

http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/11/um-conto-de-natal.html#.UL4mmob6VOY

O Meu Pequeno Ponei: Um Natal Muito Especial - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/12/o-meu-pequeno-ponei-um-natal-muito.html#.UL4mqYb6VOY

O Natal da Dora - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/11/dora-exploradora-o-natal-da-dora.html#.UL4eU4b6VOY

Os irmãos koala – um presente de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/10/os-irmaos-koala-um-presente-de-natal-pt.html#.UL4eXob6VOY

Os Melhores da Nickelodeon: Contos Festivos  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2011/11/contos-festivos.html#.UL4eZIb6VOY

Uma Aventura na Noite de Natal - Natal na Família dos Ratinhos  - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/12/uma-aventura-na-noite-de-natal-natal-na.html#.UL4iIob6VOY

Patinho feio – uma aventura de Natal - http://tugaanimado.blogspot.pt/2010/12/o-patinho-feio-uma-aventura-de-natal.html#.UL4iJIb6VOY



Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

A participação das crianças nas tarefas domésticas

O mais importante é o exemplo. 

Não se trata de tu andares a correr de um lado para o outro para tentar arrumar e limpar tudo, nem de dar ordens às crianças para que elas limpem e arrumem "as suas coisas".  

Dá o exemplo, trabalha com suavidade e alegria. 

Limpa, arruma, lava a loiça, varre o chão, dobra a roupa, cuida dos animais e das plantas... com ternura e um gesto de amor pela tua família. 

Ao ver o teu exemplo, os teus filhos vão querer imitar os teus gestos mas também a tua atitude de amor e ternura. (Waldorf))

Muitas mães, realizam as tarefas domésticas entre lamentos e gritos de frustração que vão informando todos os presentes do quando elas são "escravas da família", sempre a limpar o que os outros sujam, cheias de trabalho, a reclamar do quando é horrível limpar, arrumar, dobrar roupa, cozinhar... como é que esperas que as tuas crianças venham a gostar de participar nas lides domésticas se é assim tão horrível? (Unschooling)


As crianças gostam de participar em tarefas "importantes" que envolvem água, facas, loiça de verdade, electrodomésticos, vassouras, frascos de detergente e outros utensílios e ferramentas geralmente utilizadas por adultos. (Waldorf)

Confia nas crianças e acompanha-as atentamente no manuseamento de utensílios comummente considerados perigosos. Uma criança de um ano pode manusear uma faca, por exemplo, para cortar uma courgete, se devidamente orientada por um adulto.

As crianças não procuram magoar-se ou destruir o espaço e objectos à sua volta, pelo contrário, o que pretendem é cooperar, aprender e desempenhar bem as tarefas do seu interesse.

Acima de tudo, as crianças procuram cumprir com as expectativas dos adultos que com ela convivem. Se esperarmos que os nossos filhos se magoem e não confiarmos neles, é o que irá a acontecer até porque estaremos com medo e nervosos - se não estivermos aos gritos alarmistas - o que desviará a nossa atenção e a das crianças da tarefa em questão e conduzirá ao desastre. (Continnum Concept) 


Tradução e adaptação livre de:

The Parenting Passageway - Waldorf - http://theparentingpassageway.com/2010/01/13/waldorf-in-the-home-with-the-three-and-four-year-old/


Sandra Dodd - Unschooling - http://sandradodd.com/chores/

Continnum Concept -  http://wantamiracle.blogspot.pt/2011/01/o-inicio-conceito-continuo.html



Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida