Showing posts with label Celebrar e Agradecer. Show all posts
Showing posts with label Celebrar e Agradecer. Show all posts

Celebrar a Roda do Ano - Alimentação e ar livre


Para mim, o verão sempre foi tempo de expansão e crescimento, de fazer actividades ao ar livre, deitar mais tarde, encontrar a família e participar em festividades. Tradicionalmente, Agosto e Setembro são meses de colheita e conservação para preparar o Outono e Inverno que se avizinham. 

Com o Outono, chega a celebração e agradecimento pelas colheitas realizadas, seguindo-se o silêncio e reflexão a que convida o Inverno.


Com a primavera, regressa a preparação que vai dar lugar ao crescimento e expansão do verão.

Durante muitos anos senti-me desconectada da Roda do Ano que é, afinal, a Roda da Vida. Lembro-me de dizer que, na cidade, só percebia as estações do ano pelas montras das lojas até que, chegou o dia, em que as montras das lojas me confundiam propondo roupas inverno em pleno verão e roupas de praia quando o frio ainda se fazia sentir.


Nos últimos anos, redescrobri os prazeres que nos oferecem as 4 Estações. Já pensaram na beleza que é poder vivencia-las? Há latitudes onde faz sempre calor ou sempre frio.

Uma das formas de saborear as 4 Estações do ano é comendo alimentos locais e da época. Para mim, foi uma aprendizafgem perceber quando determinado alimento, cultivado em Portugal,  está pronto para consumo pois, olhando para as prateleiras do supermercado, encontramos de tudo, todo o ano. O Calendário da Produção  Nacional, da DECO, ajudou-me a discernir o que escolher para as nossas ementas. 


A criação de ementas, por estação,  revelou-se uma ferramenta útil para a organização doméstica e para não cair em tentações durante as compras, infelizmente, nem sempre a realizo ou sigo à risca. 

Outra forma de garantir o comsumo de frutas e legumes da época é comprar directamente ao produtor.

Esta nova forma de organização implica estar atento e preparar. Por exemplo, se queremos fazer iogurtes de frutos vermelhos em Dezembro, colhemos e congelamos amoras em Agosto, se queremos pizza com molho de tomate em Março, conservamos tomate em Setembro. 


Igualmente importante, para mim, é conhecer as datas de colheita das flores e frutos selvagens para as incluir nos nossos passeios na natureza. Entre as minhas favoritas estão a flôr de sabugueiro, para fazer xarope e chá para a tosse, as camarinhas que são deliciosas comidas frescas ou em gelados, o rosmaninho, a tilia, as beldroegas para a sopa, a flôr de borragem para a salada... 

Estou a incluir as flores e frutos, tal como locais de recolha favoritos,por Estação, no nosso calendário anual.

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Presença, gratidão e aniversário.

Há alguns dias fui chamada ao centro de emprego. Era o dia do meu aniversário e, segundo a carta de recebi, devia lá estar às 10:30 da manhã.

Na noite anterior, preparei uma mochila com livros, impressões com alguns dos desenhos favoritos do S., para colorir, telemóvel carregado e com net, para podermos ver filmes, dois dragões, água fresca, iogurte, gressinos, maçã e uvas. Acrescentei, uma agenda baratinha que comprei para apontamento e rabiscos, uma caneta azul.

Soalheira manhã de aniversário, lá fomos nós para o nosso destino, dois autocarros, 5 minutos a pé. Cerca de uma hora depois de termos chegado, senha tirada, B.I. apresentado... deram-nos um papel com uma morada. O que tínhamos para fazer era noutro sítio, do outro lado da cidade.


Estão a ouvir aqueles sons de flop, nos filmes? ... toing, toing, toing, toiiiiing... estávamos os dois cansados, ele já tinha gritado que não queria estar ali, não gostava das pessoas... era um ambiente emocionalmente tenso, qualquer criança o sentiria, talvez nem todas gritassem...

Rapidamente analisei os percursos de autocarro e metro e decidi ira pé. Poderia  entrar em mais 2 transportes públicos e chegar ao destino nervosa e cansada mas decidi ir a pé, a empurrar o carrinho e apanhar ar fresco. Felizmente, nesse dia, estava uma brisa fresca.

O empedrado das ruas de Lisboa não facilita o "empurrar do carrinho" mas, naquele percurso, os passeios eram largos, a calcada esta lisa e limpa, não havia cocós de cão, nem carros estacionados em sítios absurdos. O S. começou a reparar nos grafitis gigantes dos prédios e paramos para os observar. Sempre que passava-mos num passeio com calçada portuguesa bicolor, ele levantava-se do carrinho e tentava "saltar só nos pretos" ou "fazer o labirinto". Nos vários semáforos, contávamos até que ficasse verde, num crescendo de alegria.

Quase a chegar ao destino, dei-me conta de que aquela era uma das últimas coisas que me ocorreria vir a fazer no meu aniversário e, ali estava eu, com uma criança, a apreciar a beleza de calçadas brancas e azuis, prédios devolutos e grafitados, semáforos, quase alheada do incómodo de empurrar o carro e do ruído e cheiro dos muitos carros que por nós passaram. Ocorreu-me que, não estando aqui, num contexto que sinto como adverso, jamais teria a oportunidade de praticar e conhecer a sensação de presença e gratidão que vem de dentro.

Telefonei ao meu marido e comecei a partilhar aquele momento, tendo ele acrescentado "podes não ir aí. podes ir embora". É verdade, nós podemos sempre escolher, não somos obrigados a nada e esta é uma verdade que tenho repetido, para mim e em voz alta, praticamente todos os dias. A possibilidade de escolha, a possibilidade que me dou, a cada momento, de escolher o que quero e não quero fazer, é das ferramentas mais empoderadoras que já conheci. Possibilita-me também perceber os reais motivos pelos quais estou a escolher determinada acção, os verdadeiros motivos pelos quais estou a viver em determinado sítio... Se desejarem perceber exactamente ao que me refiro, sugiro 3 leituras transformadoras e de nomeação simples "
momentos"; "tenho que", "escolhas"

Chegados ao destino nº 2, esperamos mais duas horas. Nesse tempo, desenhamos, fizemos a planta da sala onde estávamos, cantamos, vimos o banana man (que havíamos visto, no mesmo sítio, um ano antes e ele ainda se lembrava), lemos os 3 livros que requisitamos no dia anterior na biblioteca e, quando tudo terminou, rumamos a um dos nossos restaurantes favoritos.

Depois do almoço, fomos para a Gulbenkian onde eu frui brindada com a companhia de duas grandes amigas e um cheirinho da conferência " 
Valuing Baby and Family Passion: Towards a Science of Happiness". Ainda ouvimos, entre as roseiras o jardim, o mito de Persefone e Deméter  que ajudou o S. a perceber porque existem as estações do ano e me relembrou da importância do mergulho no mundo de Hades, da negociação e da gratidão que nos traze para mais perto de nós. o S. brincou muito com um dos seus melhores amigos.

No final do dia, estava satisfeita, preenchida e cansada. Adormeci cedo, quase nem jantei. Neste aniversário não houve bolo, nem velas, nem canções, nem festas, nem prendas externas. Houve vida, houve presença, houve gratidão, houve alegria, houve uma gigante prenda, de mim para mim, que me disse que o estado pelo qual anseio já não é só uma ansia, já não existe só lá fora, já não necessita ser procurado lá longe, no lugar onde não estou. O estado pelo qual ansiei e lutei está aqui, ainda não todos os dias, ainda não a cada momento mas, está aqui e com cada vez mais prática, estará aqui e agora em cada vez mais momentos.


Hoje, comecei a ler o blog da Ana Thomaz e, um excerto do seu último post, relembrou-me a vivência que agora partilhei convosco.

"e fico atenta para que nas praticas da nossa cultura, comer, tomar banho, trabalhar, pagar contas, arrumar a casa...deixem de ser funções simplesmente, pois aproveito para transmuta-las em ações, e não reduzi-las a obrigações que me afastaria de mim mesma"


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Ideias simples e celebrações para todo o ano


"I think one of the main things that we can give our small children is a sense of life as a celebration. I don’t mean an all-out wild party, the way we often think of celebrating today, but a mood of joy, a mood of anticipation and wonder and a happy feeling that we are at one with nature and the world."
"The celebration mood extends to how we live: do we live life as a celebration in front of our children or drudgery?  Do we complain, dislike, and show restlessness within our life or our own hearty love for where we are right now?"


http://theparentingpassageway.com/2013/05/14/the-mood-of-celebration/#respond





Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

O mês da Gratidão



 
A gratidão é uma das mais importantes práticas espirituais e uma das mais esquecidas.

Parece tão simples, agradecer o que temos, somos e fazemos que nem dados grande importância mas, é mais difícil do que parece. Sem persistência e prática quotidiana, podem passar meses sem pararmos para agradecer a vida que existe em nós.

Há quem passe a vida inteira sem ter a oportunidade de perceber a sacralidade da existência, o milagre de cada inspiração e expiração. Há quem só perceba que repsira quando está constipado, com apneia ou quando está a morrer...

Porque estamos num contexto geográfico, económico e social em que impera o lamento e se sente vergonha da felicidade, é urgente mudarmos o nosso comportamento e abraçar a gratidão.

Novembro é o mês da descida às sombras, da hibernação, do recolhimento, da viagem interior, é o mês perfeito para iniciar a prática de gratidão.

Há quem tenha uma pedrinha de gratidão na mesa de cabeceira e a toque antes de dormir, pensando em 3 coisas pelas quais está agradecida. (Grata Sara Vale, lembro-me sempre de ti quando penso na pedra. A minha é imaginária).

Eu gosto de, ao fim do dia, ir com o meu filho acender velas pela casa e entoar os versos:

"Olá noite, adeus dia, obrigada pelos momentos de alegria" (Grata Inês Duarte pela sugestão). Este pequeno ritual também nos ajuda a relembrar as actividade se vivências do dia e prepara-nos para o periodo mais tranquilo da noite.

Quando nos lembramos, gostamos muito de cantar os versos aprendidos no rainbow:

"obrigada pela comida, obrigada pela comida, que nos cura, nos cura, nos cura-a-a" e que se extende a tudo o que gostamos como "obrigada pelo zorro, obrigada pelo zorro..."

Criei um blog onde partilho fotografias dos momentos mais extraordinários dos nossos dias. Todos os dias fotografo alguma coisa maravilhosa que sinto ser importante agradecer. Pode ser um sorriso, um desenho, uma palena de comida, uma cama quentinha... Especialmente nos dias que parecem não estar a "correr bem" esforço-me por encontrar o que fotografar e partilhar no blog. Agora, quando olho para todas aquelas fotos só posso gritar ao muito que a nossa vida é maravilhosa e excecional. Muito, muito grata a tudo e todos os que nela participam e para ela contrinuem, directa ou indirectamente.

Mas, voltando a Novembro - mês da gratidão - encontrei uma proposta de celebração, dia-a-dia, que me agradou muito.

Todos os dias do mês, agradecemos algo e fazemos uma acção de agradecimento. As propostas são meramente indicativas e podemos substituilas por algo mais do nosso agrado. Podemos também iniciar a celebração a meio do mês e ir fazendo os agradecimentos anteriores ao longo dos dias que faltam para terminar o calendário.

É um calendário de agradecimento e conscientização que precede o calendário do advento - que a maioria de nós so conhece pelos calendários com chocolates - e que nos prepara para uma celebração do Advento e Natal que seja mais do que prendas e doces.

Fiz uma adaptação do calendário de Gratidão original, recheada da pesquisas e ideias.

Nov. 1 (Dia de Todos os Santos) : Senta-te ou deita-te, de olhos fechados, e conecta-te com a tua respiração e batida do coração. Inspira e expira até te sentires tranquila. Agradece aos teus ancestrais, aos teus avós e teus pais, por terem vivido e te terem dado vida. Agradece a ti mesma por existires, por estares aqui, agora. Reconhece e abençoa as tuas qualidades. Reconhece também os teus defeitos e compromete-te a encontrar formas de os curares. Abraça-te em reconhecimento pelo ser maravilhoso que és. Esta música ajuda-me a conectar-me com tudo o que há de bom no mundo - http://www.youtube.com/watch?v=4IFlaG45xM8&feature=BFa&list=ULhWj8yY_e7c0

Nov. 2: Lembra-te das coisas "más" que estão a acontecer na tua vida e agradece-lhes pelas lições que estás a aprender com elas. Integra e perdoa o que de netativo de possa estar a acontecer. Perdoa-te por estares nessa situação. Só com perdão e aceiitação podes parar de resistir ao que é "mau" e passar a procurar o que é "bom". Tudo o que sentimos como negativo tem um lado positivo. Da mesma forma que não adianta de nada lutar contra a escuridão, não adianta de nada lutar contra o que não queremos. O que podemos fazer é acender a luz, trazer para a nossa vida aquilo que desejamos. O conto da "Pequena Alma e o Sol" pode-te ajudar a compreender porque é importante agradecer e perdoar o que é negativo.

Nov. 3: Encontra uma forma especial de expressar a tua gratidão a uma parte do teu corpo, podes dar uma massagem aos teus pés, explorar o teu ciclo menstrual preparando um calendário lunar feminino ou ser mais ousada e experimentar o Ritual da Yoni Divina;

Nov. 4:  Agradece o amor de todos aqueles e aquelas que te amam, nem lhes exigir nada em troca. O amor que nutrem por ti é um milagre. Se tens filhos, conecta-te com o momento em que nasceu ou com a primeira vez em que o(os) viste como seres divinos e frágeis, nas tuas mãos. Lembras-te do seu olhar do tamanho do mundo? Traz esse momento e esse sentimento para o presente e invoca-o sempre que te sentires a criticar ou avaliar negativamente os teus filhos. Coibe-te de expressares sentimentos negativos face aos teus filhos, sejja em público ou em privado, seja verbalmente ou por escrito. Os teus filhos amam-te e só querem o teu amor e aprovação. Faz um agradecimento público à pessoa que mais te ama e mais apoio te dá. Pode ser via facebook -http://www.facebook.com/TheAttitudeOfGratitude;

Nov. 5: Enquanto comes, agradece a refeição que saboreias. Come lentamente e mastiga bem os teus alimentos. Cada alimento que ingeres transformar-se-á na tua carne e no teu sangue. Imagina os alimentos a seguir o seu percurso pelo trato digestivo e a ter uma acção curativa e fortificante em todo o teu ser, tanto físico como espiritual;

Nov. 6: Faz um passeio silencioso e meditativo em tua casa. Para e faz orações de gratidão por todas as boas experiências que tiveste em casa divisão. Agradece o abrigo, o conforto, a protecção que as suas paredes te dão; (Se desejares conhecer rituais de harmonização do teu lar, aconselho vivamente a leitura do trabalho da Sofia Batalha - Serpente da Lua - http://serpentedalua.com/category/feng-shui/artigos/)


Nov. 7:  Escolhe uma coisa que utilizas todos os dias - a tua caneta favorita ou uma panela ... - e faz-lhe um agradecimento e reconhecimento pela ajuda que te dá. Imagina toda a energia que foi movida para que esse objecto chegasse a até ti, desde a matéria prima até à sua forma final e agradece aos milhões de pessoas que estiveram envolvidas na materialização desse objecto que agora te acompanha. Inspira-te na históri quantos milhões de pessoas são necessárias para fazer um lapis. Esta frase é também muito inspiradora "When I tell my wife, “You made a very nice meal,” she is quick to reply, “I didn’t grow any of it. I just put it together.”"

 Nov. 8: Lava o teu carro, limpa o teu telefone, computador ou outros aparelhos electrónicos, estima-os para que durem muito tempo. Agradece por viveres numa era em que existe esta tecnologia e por fazeres parte da percentagem reduzida de pessoas que pode dela usufruir. Nem todas as pessoas que lidam com os vários componentes de um objecto tecnológico podem dele usufruir, vê o que acontece na China e no Ruanda.

Nov. 9:  Agradece pela paz que vives e por todos os elementos pacificadores na tua vida, podem ser pessoas, lideres espirituais... Participa, conhece e divulga no Global Grace Day e suas iniciativas - http://www.global-grace-day.com/

Nov. 10: Agradece aos teus animais de estimação pela companhia e dedicação. Passa algum tempo a dar-lhes atenção exclusiva, pentea-los, fazer festas, lavar aposentos, dar comida. A Marta Sofia Guerreiro é uma médica veterinária que alia os conhecimentos das ciências à mediunidade fazendo consultas integrais para os nossos animais e nossa família. Em todo o país - http://www.martasofiaguerreiro.com/index.html

Nov. 11: . Dá a outra pessoa uma prenda que tenhas recebido mas nunca tenhas utilizado. Inspira-te na criatividade de São Martinho para fazeres esse objecto chegar às mãos que dele necessitam. Agradece pela abundância na tua vida;

Nov. 12: Escreve uma carta a um ou mais familiares de quem gostas muito e que já não vez há muito tempo, agredecendo pelo seu papel no círculo familiar;

Nov. 13: Agradece a um amigo ou amiga que está sempre disponível para ti, oferecendo-lhe um CD com as tuas canções favoritas ou um livro que tenha mudado a tua vida. Se for uma amizade virtual, pede-lhe a morada para enviar pelo correio;

Nov. 14: Presta um serviço a um vizinho, amigo, desconhecido que necessite de apoio. Pode ser ajudar a atravessar a rua, ir às comrpas para a viziznha de idade, visitar um vizinho que foi para um lar, pôr o lixo do prédio na rua...;

Nov. 15: Mostra aos activistas da tua comunidade que estás grata pelo seu trabalho, oferecendo algum bem ou serviço para a sua causa. O serviço pode ser prestado noutra altura;

Nov. 16: Sai de casa prerarada com sacos e papel para que, ao passear na rua, jardim, praia, se vires lixo, o possas apanhar;

Nov. 17: Escreve uma carta de agradecimento a um autor cujo livro tenha sido uma insiração para ti e envia-a por correio ou e-mail;

Nov. 18: Agradece aos prestadores de serviços e produtores de quem gostas falando deles aos teus amigos, vizinhos e divulgando o seu trabalho nas redes sociais para que possam prosperar;

Nov. 19: Faz um momento de silêncio e agradece todas as coisas boas que recebes da comunidade - na família, na cidade, na região, na escola, no trabalho, nos grupos on-line - em que estás inserida;

Nov. 20: Agradece a uma pessoa que consideres que faz o seu trabalho bem. Pode ser no teu local de trabalho ou em algum sítio onde sejas cliente. Podes agradecer a uma mãe ou pai por estarem a criar uma criança com amor incondicional;

Nov. 21: Mostra a tua gratidão pela Mãe Terra e por tudo o que dela recebes gratuitamente: ar, sol, chuva... incorpora alguns dos seus elementos num altar. Podem ser pedras, plantas, ramos, folhas secas, frutos, cristais, conchas. Mais tarde, podes incorporar estes mesmos elementoos na celebração do advento *. Oferece um minuto de meditação à mãe terra. Se assim o entenderes, junta a tua energia à de milhões de pessoas, em todo o mundo, que meditam diariamente pela sustentabilidade do nosso planeta - http://www.gaiaminute.com/

Nov. 22: Identifica uma qualidade que aprecies em cada uma das pessoas que vais convidar para o teu almoço/ jantar de acção de graças. Se não fizeres jantar de acção de graças, podes criar um ritual próprio em que convidas familia e amigos. O dia de acção de graças é um Sábado, seguramente que nesse fim de semana consegues uns minutos para reunir com quem mais gostas. Cria cartões ilustrativos dessas qualidades e, se tiveres filhos, envolve-os nesse trabalho. Pode ser uma pintura, colagem, desenho...

Nov. 23: Enquanto estiveres a preparar o encontro do fim de semana de acção de graças, relembra as festas e rituais mais significativos em que participaste, relembra tudo o que aprendeste e agradece aos seus organizadores;

Nov. 24: (Dia de Acção de Graças) Antes de começar a comer, agradece as refeições desse dia. Se te for possível, extende este ritual de agradecimento a todas as refeições do ano. Se preparaste uma refeição ou ritual para amigos e familiares, agradece a sua companhia e distribui os cartões que preparaste dia 22. Agradece aos deuses, deusas e seres elementais que estão presentes na celebração, se acreditares em algum.

A maioria das acções de agradecimento que vamos fazer este mês podem ser expensíveis a todos os meses e todos os dias do ano. Entregra-as na tua rotina e contribuirás para um dia-a-dia mais amoroso e pacífico.

Porque é que uma vida de gratidão te pode tornar uma pessoa feliz? - http://zenhabits.net/why-living-a-life-of-gratitude-can-make-you-happy/

Para as mais tecnológicas, apps de  Gratidão para os gadjets:
-
https://play.google.com/store/apps/details?id=no.vistamedia.grattitude&hl=pt_PT


Comunidade em gratidão - http://www.gratitudelog.com/


* Em 2012, o advento começa a 2 de Dezembro. A celebração do advento é a preparação para o renascimento da luz e celebra-se, pela comunidade pagã, até ao solstício de Inverno - a 21 de Dezembro com a deusa Yule - quando a deusa dá à luz o sol e pela comunidade cristã, até à noite de Natal - a 25 de Dezembro - quando a virgem Maria dá à luz Jesus Cristo. Versos de advento por Rudolf Steiner aqui http://yanauma.blogspot.pt/2008/11/steiner-verse-for-advent.html.

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Eu sei o que acontece no Outono




 http://pinterest.com/pin/56787645272794804/

Livro completo on-line 
 http://www.childrenslibrary.org/icdl/BookPage?bookid=olfwurz_00550002&pnum1=11&twoPage=false&route=europe&size=15&fullscreen=true&lang=English&ilang=English



Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Celebração de São Martinho | Festa das Lanternas



É uma das minhas festas favoritas e este ano tem celebração dupla.



Source: vimeo.com via Anita on Pinterest


Sexta-feira - 9 de Novembro - Casa Verdes Anos - 16:30


Domingo - 11 de Novembro - Caminhada em Família, com lanternas. 
Campo Santa Clara/Jardim Boto Machado, Graça - Jardim da feira da Ladra
17:30



Para ambas as celebrações, levar: 
 
- Lanterna/ vela
- Roupas quentes

- Castanhas
- Snaks

- Bebidas quentes como vinho quente.


                       A Menina da Lanterna:

 A Menina da Lanterna é uma história de origem Europeia que se comemora no dia de S. Martinho. Trata-se de uma história que marca uma celebração anual que nos prepara para a chegada do Inverno. É uma história de Outono. O tempo começa a ficar mais frio e a noite chega mais cedo, o que motiva o recolhimento e a interiorização. Quando a menina da lanterna tem a lanterna apagada e começa à procura da luz, enceta um caminho de auto conhecimento (de busca interior).
 

No princípio do caminho, encontra os animais que representam os nossos instintos mais básicos. É a partir do aparecimento da Estrela que começa o seu verdadeiro desenvolvimento interior. O menino da lã tece o fio do "pensamento", o sapateiro representa a força e a acção que nos mantêm os pés assentes na terra e o menino da bola simboliza os nossos sentimentos. Estão aqui as três partes que formam o ser humano: "o pensar ", "o querer" e "o sentir". São estes elementos que, como a história revela, necessitam de ser trabalhados, dominados, transformados e renovados. O fogo, também aqui predominante, é o elemento da natureza que representa a transformação e a purificação.

Através desta vivência, acreditamos estar a semear nas nossas crianças sentimentos de coragem e confiança mesmo quando o caminho se revela muito longo. Se pensarmos com luz, a nossa vida brilhará, e se não desistirmos, poderemos sempre renovar a nossa luz interior e com ela iluminar os que nos rodeiam. (Casa Verdes Anos)


A História de são Martinho
PT


Um dia, em Novembro, Marinho acordou cedo e foi para a cidade de Amiens. pelo caminho, uma chuva muito forte e fria e estava tão escuro que uma lanterna mal conseguia iluminar o caminho.
De repente, o seu cavalo parou às portas da cidade. Um pedinte, havia parado no seu caminho, com as mãos esticadas, a suplicar por ajuda. Martinho, não tinha nada para dar ao pedinte. Apesar de Martinho ser um oficial do exército, vivia uma vida muito simples, sempre a ajudar os mais pobres, doentes e os que necessitavam de apoio. Mas,Martinho era muito criativo e por isso despiu o seu casaco do exército, cortou-o a meio e deu metade ao pedinte com frio. nessa noite, ele teve um sonho de que cristo aparecia, vestido com a metade do casaco que havia dado ao pedinte e disse "Hoje, partilhaste o teu casaco comigo, a partir de hoje vais swr chamado de São MArtinho." 
depois de sair do exército Romano, São Martinho tornou-se monge e fundou vários mosteiros que ajudavam os pobres e doentes.


EN


One day in November he rose early in the morning and rode from his simple room into the city of Amiens, Gaul. Frigid rain pelted against his face and it was so dark a lantern barely lit his path. Suddenly, his horse stopped at the city gates. A poorly-clad beggar stood beside the path with his hands stretched out asking for help. But St. Martin had nothing to give the beggar. In spite of his high position in the army, he lived in poverty, only serving the poor, the sick and those in need of consolation. But St. Martin's compassionate heart was inventive. Swinging his warm red soldiers' cloak off his back, he cut it in half and gave one half to the beggar.
That night he had a dream in which Christ appeared dressed in the half cloak and said, "Today you have shared your cloak with me, from now on you are to be called St. Martin." After leaving the Roman army, St. Martin became a monk and founded several monasteries that served the sick and poor.
(Frontier Dreams)
Ideias para fazeres a tua lanterna



 


http://gardenmama.typepad.com/my_weblog/2010/11/my-entry-1.html

http://gardenmama.typepad.com/my_weblog/2010/11/my-entry-1.html


http://www.urbanpioneerstory.com/2011/11/lantern-fest/


http://frontierdreams.blogspot.pt/2010/10/lantern-walk.html
                              
http://rosinahuber.blogspot.pt/2011_11_01_archive.html

http://www.yorksteinerschool.org/education/festivals/

http://kirstenrickert.com/
             

                    PT:
Eu vou com a minha lanterna,

Lanterna comigo vai.

No céu brilham as estrelas,

Na Terra brilhamos nós.

Ó São Martinho, nós estamos aqui.
La bimba, la bimba, la bim, bim, bim.



EN


I go outside with my lantern,
my lantern goes outside with me.
Above the stars shine so brightly,
down here on the earth shine we.
So shine my light,
in the still dark night,
a bim a la ba ma la boom!



                                  ******

Lua, sol e estrelas,

Que alegria ao vê-las.

Se não as consigo ver,

A minha lanterna vou acender


     *******



O ouriço já secou, já caiu a castanhinha,
O ouriço já secou, já caiu a castanhinha,
Hoje é dia de comer a castanha cozidinha,
Hoje é dia de comer a castanha cozidinha.
Cozidinha ou assadinha na fogueira a saltitar,
Cozidinha ou assadinha na fogueira a saltitar,
Hoje é dia de São Martinho, vamos cantar e bailar,
Hoje é dia de São Martinho, vamos cantar e bailar.



Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Obrigada, obrigada, obrigada

Ontem  disseram-me "eles com esta idade dão muito trabalho não é? É uma chatice! Está com cara de cansada!"

E eu, que já estava de sorriso rasgado, respondi com um  "obrigada" sem sequer pensar no que estava a dizer.

Funcionou, a senhora - que eu não conhecia - ficou atónita e foi-se embora.



Amor e entendimento suficientes para reagir assim em todas as situações, é para isso que trabalho:
"Each time we will choose not to respond to someone's mental or emotional blow with a blow of our own, that person is left no choice but to see that the only antagonist he has is his own pain. And just as this person's awakening to the conti
nual cause of his unconscious aching is the beginning of the end of it, so too is this true for us. Our newly awakened understanding reveals that there is nothing for us to do with our pain but to let it be nothing to us. And with each such spiritual step that we will dare to take outside the circle of suffering, so do we make a way for everyone else… because at last the circle has been broken♥"

In, The atitude of Gratitude

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Outono na minha aldeia

Não é este Outono que estou, fisicamente, a empilhar a lenha para o inverno, passear pelo pinhal, ao fim da tarde, para apanhar as pinhas que nos vão aquecer nos dias frios. Ainda não é este ano que conservo os frutos vermelhos, preparo a tomatada, os frutos do bosque, os legumes para o ano inteiro, que seco as maçãs, como romãs directamente da figueira, faço as sementeiras de Outono e apanho castanhas.

Ou talvez faça algumas destas coisas mas ainda não será este ano que o faço em minha casa, ou perto de minha casa.

Ainda assim, todo o meu ser está lá, em cada um desses momentos, a saborear cada uma dessas experiências e temos a sorte de contar com todas estas iguarias caseiras, no nosso frigorífico e dispensa.

Já falta pouco...

E vocês,




preparados/as para o tempo frio?


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Exercício de Gratidão - Obrigada pelos morangos






Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Exercício de gratidão - Obrigada pela Feira da Ladra






Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Primavera dos Milagres

Pedimos comunidade, partilha, amor, música ar livre, sorrisos, abraços, paz, cura, alegria, sabedoria...

e tudo se está a manifestar....



Beltane, Semear o Homem Selvagem


Iberic Rainbow Gathering, Spring 2012- Encontro Iberico do Arco Iris


Ensinamentos com Abuela Margarita

Democracia Verdadeira, JÁ

Primavera Portuguesa - Informações sobre o 12 de Maio

Actua pelo Tua

ES.COLA da Fontinha e http://www.facebook.com/groups/escoladafontinha/

Pinhal das Artes


A NOSSA PRIMAVERA ESTÁ CHEIA DE MILAGRES. GRATA, MIL VEZES GRATA!


Foto: http://www.facebook.com/pages/Old-Moss-Womans-Secret-Garden/145229122213316

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida


Hoje foi um dia perfeito.

Amanheceu com o céu azul que só Lisboa nos sabe dar, esteve quente como na primavera, os passarinhos cantavam, toda a roupa que estendemos, peça a peça, com primor, secou.

Todos os alimentos que nos nutriram foram exactamente aqueles que desejava-mos comer, saborosos e coloridos.

Conhecemos novos sítios na cidade, andamos de carrinho de mão num terraço, secreto,  sobre o Tejo.

Encontramos pessoas simpáticas e prestáveis. Andamos de mota no mecânico, aprendemos a estofar cadeiras, visitamos a casa do Jesus, encontramos uma moeda de um cêntimo, saltamos e rimos à gargalhada nos colchões da biblioteca.

Todo o trabalho que havia para fazer, está feito.

Conversei durante horas com uma amiga maravilhosa, tratamos das plantas que crescem e nos iluminam a casa, sempre mais colorida, mais quentinha, mais acolhedora.

Limpamos os móveis, varremos o chão, lavamos a loiça, alimentamos e mimamos os gatos.

Fomos às compras, demos a moeda de 1 cêntimo ao arrumador de carros, que nos emprestou 1 euro para podermos utilizar o carrinho de supermercado.

Com o pai, corremos como malucos no porto de Lisboa, mesmo ao lado de um barco, verde, gigante. Passeamos de carro, conversamos e conversamos e conversamos.

O S. mamou muito, muito, muito e agora, está a dormir muito, muito, muito com o seu papá e é para lá que vou também, grata pela serenidade que os dois trazem à minha existência.

(Fotos em breve)


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

Imbolc - no útero

http://bruxapreta.blogspot.com/2010_07_01_archive.html
"Imbolc também conhecido como Imbolg, Oimelc, Candlemas, Treguenda Lupercália ocorre a 1 de Fevereiroe é a Festa do Fogo ou a Noite de Brigid. Este festival é dedicado a Brigid (Brighid ou Brigith), a Deusa Celta do Fogo, das Fontes Sagradas, Inspiração (arte,criatividade, poesia e profecia), Cura (ervas , medicina, cura espiritual e fertilidade) e Metalurgia (artesãos, ferreiros, ourives). A versão romana deste Sabbath é Lupercália e os festejos às Deusas Diana, Vénus e Februa. E os católicos, mais uma vez distorcendo o significado pagão de um festival, tornaram-no na Festa das Candeias, a festa da purificação de Maria, inclusivamente cristianizaram a Deusa Brigid (na impossibilidade de a demonizar), transformando-a em Santa Brígida, padroeira dos músicos, poetas e profissionais ligados à medicina."

Fonte: 
http://spellbookmagic.blogspot.com/2011/02/imbolc.html


http://www.hedgedruid.com/2012/01/imbolc-2012-guidance-for-the-year/
"Neste dia (...)
  • Fazer-se limpezas gerais nas casas.
  • Acender muitas velas e espalhar pela casa para banir a escuridão e chamar a luz.
  • Fabricar Cruzes de Brigid com palha entrançada e pendurá-las em casa para protecção.
  • Fabricar bonecas de milho em representação da Deusa.
  • Deixar comida (bolo,pão,leite) na soleira da nossa porta,para quando Brigid passar com a sua vaca aceitar e apreciar a nossa oferenda.
  • Deixar uma fita de seda na porta para que Ela o abençoe e mais tarde ser usado com fins de cura.
  • Meditar sobre o que queremos que cresça forte e saudavelmente este ano, para nós, os nossos, a comunidade, a Mãe Terra ,etc e pedir para Brigid ouvir e abençoar as nossas orações.
  • Fazer uma fogueira na nossa porta (se o tempo permitir) ou até mesmo dentro de casa, para quem mora na cidade uma lareira servirá, o que conta é a fé de cada um.
  • É o tempo ideal para iniciações (...)

É ainda uma época propícia às artes, pois desperta-nos a inspiração.
Decoração:
Cruz de Brigit, flores amarelas, candeeiros a pretóleo e velas, bonecas feitas de milho, cores vivas e brilhantes
Alimentos tradicionais
Lacticínios, comidas condimentadas e apimentadas, cebolas, cebolinha, passas, vinho forte e queijo de ovelha
Incensos
Manjericão, mirra, glicínia
Cores das velas
Castanho, rosa, vermelho
Pedras preciosas
Ametista, granada, ónix e turquesa
Ervas ritualísticas tradicionais
Louro, sempre-viva, angélica, manjericão, benjoim, urze, mirra, flores amarelas"



Fonte: http://spellbookmagic.blogspot.com/2011/02/imbolc.html


"A palavra Imbolc significa “no leite”, pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da chegada da Primavera."
"Imbolc é o momento ideal de banirmos todos os remorsos e culpas (sentimentos associados ao Inverno) e planejarmos o futuro para o próximo ano. Esse é um dos Sabbats mais poderosos, pois traz uma mudança pessoal profunda e transformadora. É tempo de limpar, lavar e purificar e se preparar para o crescimento e a renovação."



Fonte: http://misteriosdeavalon.blogspot.com/2011/08/imbolc.html


"Neste dia 1, sagrado para as antigas tradições matriarcais, acendia-se o fogo representando o retorno do calor e o incremento da luz solar, da Luz da Vida;O DESPERTAR para uma nova fase do ano, a partir da qual a energia se movimenta e acelera. Acenda uma vela simbolizando a Luz que quer trazer ao mundo neste ano e escute o seu Silêncio interno, fonte de onde tudo nasce e deixe que a inspiração divina lhe ofereça uma visão da energia arquetípica que está preparada para encarnar em 2012. "

Fonte: http://nocoracaodadeusa.blogspot.com/


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

O Natal, foi assim...


















Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida