Showing posts with label Celebrar e Agradecer. Show all posts
Showing posts with label Celebrar e Agradecer. Show all posts

Este momento #13

{this moment} - Um ritual de Segunda-feira. Uma foto captura um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar. Um momento de agradecimento, de aceitação e de paz.

Museu de Arte Popular

Esta semana estou grata:

- pelas soluções que sempre surgem quando estamos atentas;
- pelo frio que convida a ficar em casa;
- pela casa que abriga e aquece;
- pelo trabalho que nunca falta;
- pelo diálogo que tranquiliza;
- pela vida que se desenrola e celebra em círculos;
- pelas mulheres com que a maternidade me presenteou;
- pela abundância.


Porque são mais os "dias-de-semana" do que os de "fim-de-semana", resolvi mudar e passar a desejar-te uma semana Maravilhosa!

Inspirado por soule mama e waldof mama

Este momento #12

{this moment} - Um ritual de Segunda-feira. Uma foto captura um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar. Um momento de agradecimento, de aceitação e de paz.

Esta semana estou grata:
- pelas flores, que pela primeira vez em muitos anos, vieram animar a minha varanda;
- pelo cheirinho a primavera;
- pelos Domingos em família;
- pela imaginação do S.
 

Porque são mais os "dias-de-semana" do que os de "fim-de-semana", resolvi mudar e passar a desejar-te uma semana Maravilhosa!
Inspirado por http://www.soulemama.com/

Este Momento #7 a #11

{this moment} - Um ritual de Segunda-feira. Uma foto captura um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar. Um momento de agradecimento, de aceitação e de paz.



Este mês estou grata:
- pela consciência inesperada de que a "vida no campo" é mais um estado de espírito do que uma localização;
- pela saúde que temos mesmo quando ela falta;
- pelos sorrisos e gargalhadas do S.;
- pelo amor;
- pelas pessoas que comigo partilham os dias;
- pelo trabalho que temos;
- pelos ensinamentos que chegam todos os dias;
- pela família que somos e pela que estamos a construir;
- por, passado um mês, ter voltado a "Este Momento" e ao sentimento de paz, gratidão e aceitação que ele me traz.


Porque são mais os "dias-de-semana" do que os de "fim-de-semana", resolvi mudar e passar a desejar-te uma semana Maravilhosa!

Inspirado por http://www.soulemama.com/

Lua Nova de Janeiro

Dia de Lua Nova é dia de arejar, limpar e arrumar a casa, este mês, a minha casa é o meu altar de lua nova e nela me focarei para que cada vez mais seja o nosso lar.

Dia de Lua Nova é também dia de de semear e germinar novos desejos, intenções e projectos. Eu aceito para mim, na minha vida e agora, para meu bem e para o bem de todas as pessoas envolvidas, estas sensações e acontecimentos:

- saúde vibrante e luminosa;
- amor;
- companheirismo, diálogo e partilha;

- amor incondicional e gratidão;

- alegria e paz nas pequenas tarefas do dia-a-dia;
- tempo para cuidar de mim;
- alimentos frescos, saborosos e nutritivos;

- clareza para ver onde estou;
- tranquilidade para sentir o que quero alcançar;
- leveza e luz para ver e percorrer o caminho;

Assim seja e assim é!

Tradição de Ano Novo e vizinhança

Todos os anos, pela altura das festas, selecciono frutas e/ou legumes da horta e distribuo pelos vizinhos em Lisboa. Este ano foram as tangerinas que estão mais saborosas do que nunca.

Há quem retribua a lembrança com comiditas, quem agradeça em palavras e sorrisos e quem nunca se pronuncie. Eu sei que toda a gente esboça um sorriso ao abrir a porta e encontrar os cartuchos de fruta. O simples facto de os preparar e distribuir me enchem de energia e alegria.

Presentear a vizinhança com fruta no inverno e flores na primavera, é a forma que encontro de chegar mais perto do meu ideal de "comunidade vertical" em que os habitantes de um ou vários edifícios partilham actividades do dia-a-dia, se entre-ajudam, tornando a vida mais simples e agradável.

O meu sonho é que todos os prédios se assemelhem mais a um que conheci em Copenhaga, no qual os vizinhos partilhavam uma área no rés-do-chão onde se situavam:
- o bengaleiro - já imaginaram deixar os sapatos, casacos, guarda-chuvas à entrada do prédio em vez do hall de entrada do apartamento?
- a dispensa - onde ficavam carrinhos de bebé, bicicletas, patins, carrinhos de compras...
- uma zona de banhos, aquecida onde cada família tinha um cacifo.  Para as crianças era uma alegria brincar e pular na água;
- um jardim com churrasqueira e baloiços.

Claro que o dois primeiros já seriam um must :)

Para além dos espaços conjuntos os vizinhos distribuíam entre si tarefas como a compra do pão, legumes frescos, carne etc... desta forma, cada família se preocupava em encontrar o melhor fornecedor de cada um dos produtos e distribuir pelas restantes. Todos os dias  havia na nossa porta pão fresco, todas as semanas encontrava uma cesta com frutas e legumes. Depois de vazias, as cestas de vime para as frutas e os sacos de pano para o pão iam para a dispensa no rés-do-chão.

No meu sonho, de forma rotativa, os vizinhos fazem uma refeição para toda a vizinhança. Vivi numa casa comunitária onde isto acontecia e cada um se esforçava por fazer a melhor refeição do mundo. Desta forma, todos os dias, havia comida deliciosa para todos sendo que cada 1 apenas necessitava de cozinhar 1 grande refeição a cada X dias. Foi assim que aprendi a fazer frango do Suriname, feijoada à brasileira, goulash, pizza e várias massas italianas.

A propósito de tudo isto, encontrei na net a iniciativa Prédios que Falam 
(http://prediosquefalam.marar.eu/).

Em 2011 estou a planear as comemorações do Dia do Vizinho (http://www.vizinhos.eu/)

Por enquanto, ficamos pelas tangerinas, flores, sorrisos e entretenimento do petiz quando necessito de uns minutos para concretizar alguma tarefa. Passo a passo, caminhamos para uma vizinhança mais consciente e solidária.




Aniversário Want a Miracle: Inquérito + Sorteio

O dia de Reis, 6 de Janeiro, é dia de comemorar da visita dos Reis Magos ao menino Jesus e é também o dia de aniversário para o nosso blog.

A 6 de Janeiro de 2011, o blog dedicado ao milagre que é a gestação e a vida, faz 2 anos e, para comemorar, estaremos a oferecer 2 agendas da Fernanda Botelho:

http://malvasilvestre.blogspot.com/2010/09/agenda-de-cursos-e-palestras.html

Muitas são as pessoas que nos acompanham e chegou a altura de nos conhecermos.

Para participar nesta oferta, basta responder a este post até 6 de Janeiro, especificando:
  • Nacionalidade;
  • Cidade de residência;
  • Idade;
  • Link para blog(s) e/ou site(s) pessoal, caso exista;

O sorteio será realizado no dia 7 de Janeiro, de forma aleatória, através de http://www.random.org/

Os resultados serão anunciados neste blog.

Desejamos a tod@s um feliz Natal e um excelente Ano Novo.

wish list 2011

Para 2011 peço:

Muita saúde, alegria e paz

Tempo de descanso

Alimentos nutritivos, saborosos e biológicos

Trabalho remunerado que dê para conciliar com o S.

Formação de aconselhamento em aleitamento materno

Formação em Permacultura

Rainbow gathering

Uns livritos aqui e aqui



Super alimentos: http://www.biosamara.pt/index.php



Máquina de sumos incluindo os de legumes e massas frescas: http://www.energiseyourlife.com/Samson-6-in-1-Juicer-pr-265.html


(to be updated)

Este Mmomento #6

{this moment} - Um ritual de Sexta-feira. Uma foto captura o momento da semana. Um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar.

(imagem removida)



Esta semana estou grata:

- pelo sol e calor de inverno que permitem banhos inesperados;
- pelos almoços em família;
- pela alegria do S.;
- pela fé.


Desejamos-te um fim-de-semana maravilhoso!

Inspirado por http://www.soulemama.com/

Celebrar a luz interior




É noite de Stª Lucia. A noite mais longa do ano. Apaguem-se as luzes electricas, as tv, rádios e computadores, apaguem-se as luzes dos pinheiros e acendam-se as velas. Celebremos a chama que aquece no inverno, a paz e abundância que representa a quadra natalícia.

Foto de: http://www.waldorfmama.typepad.com/

Aniversários e prendas

Depois de ler e reler muitos dos artigos na página e blog Rhythm of the Home, não resisti ao apelo do "Winter Giveaway" que começava assim:

"Há medida que se aproxima o inverno, a vontade de hibernar surge tanto pata animais, que se refugiam nas cavernas e no subsolo, como para as famílias e pequeninos que procuram formas inspiradoras de passar os meses de frio."


Inscrevi-me e escolhi o livro "The Temperaments and the Adult-Child Relationship" e uma consulta com a autora do livro.



O trabalho da Kristie é impressionante e pode ser visto no site The BEarth Institute

As consultas com a Kristie são de naturopatia, herbal healing, interpretação dos sonhos, earthschooling, homeschooling, cura nutricional, Integrated Energy Therapy, iridologia, reflexologia, typology & temperament, homeopatia, Podem-se combinar várias áreas em apenas uma sessão desde que esta não ultrapasse uma hora.

Fomos seleccionados. Fiquei surpresa e contente. Tal como o Rhythm of the Home, o nosso blog - Want a miracle - faz agora 2 anos. Em forma de celebração e agradecimento, vamos também nós fazer um "Giveaway". Mais pormenores em breve.

Este momento #5

{this moment} - Um ritual de Sexta-feira. Uma foto captura o momento da semana. Um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar.




Esta semana estou grata:

- por ter iniciado este ritual semanal de agradecimento;
- pela paz interior que surge nos momentos mais difíceis;
- pelo companheiro que o universo me trouxe para a caminhada;
- pelo sol que voltou depois de 5 dias de céu cerrado.

Desejamos-te um fim-de-semana maravilhoso!

Inspirado por http://www.soulemama.com/

Este momento #4

{this moment} - Um ritual de Sexta-feira. Uma foto captura o momento da semana. Um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar.

(imagem removida)

 
Esta semana estou grata:
- pelos planos, projectos e sonhos;
- pelas palavras sábias que chegam quando menos e de onde menos se espera;
- pelos acontecimentos tristes que nos ensinam a ser mais simples e a ultrapassar o superficial;

- pela capacidade de ver o bom e o belo quando e onde estes parecem estar ausentes.


Desejamos-te um fim-de-semana maravilhoso!

Inspirado por http://www.soulemama.com/

Outono, tempo de introspecção e de deixar fluir

Estamos quase, quase no fim do Outono, a estação do desapego, de deixar fluir. Todos os anos, assim que se revela a primeira brisa de Outono, sinto necessidade de recolher, de fazer um balanço e de planear o futuro.

O Inverno é a Estação da Reflexão, a Primavera do Renascimento, o Verão da Celebração e o Outono é estação da Transição, a estação e que nos perguntamos "O que é que necessito de deixar partir?"  Pode ser os nossos habituais pensamentos de preocupação e ansiedade; pode ser a nossa tendência para criticar o nosso parceiro; ou de nos zangarmos com os nossos filhos; ou aquela voz que nos diz constantemente que não somos suficientemente boas pessoas. Seja o que for que necessite de ser libertado, temos agora a oportunidade de deixar cair, juntamente com as folhas de Outono e deixar que se decomponha, se transforme em terra. 

O Outono é também a altura em que nos damos conta da passagem do tempo: mais um verão que terminou, mais um ano escolar... Se as memórias forem positivas, ficaremos inundados pelas boas sensações que nos trazem. Se as memórias nos trouxerem tristeza, é uma oportunidade para permitir que os sentimentos tristes aflorem e até que se transformem em lágrimas, rolem e caiam o chão como as folhas de Outono.
 
Será este o momento para deixar partir velhos hábitos? Vale a pena perguntar: "Qual é para mim o melhor momento para deixar ir o velho hábito, o pensamento X ou Y?" e, quando sentirmos que esse momento chegou, deixar partir com as folhas de Outono.


 Tradução e adaptação livre de Autumn ~ The Season of Letting Go

Este momento #3

{this moment} - Um ritual de sexta feira. Uma foto captura o momento da semana. Um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar.




Esta semana estou grata:
- pela chuva, pelo frio e pelo quentinho da nossa casa;
- pelas roupas de inverno;
- pelas dádivas da família;

- pela saúde que temos e pelas doenças que chegam e nos ajudam a perceber melhor os nossos limites e o nosso caminho.



Desejamos-te um fim-de-semana maravilhoso!

Inspirado por http://www.soulemama.com/

Este momento #2

{this moment} - Um ritual de sexta feira. Uma foto captura o momento da semana. Um momento simples, especial, extraordinário. Um momento para parar, relaxar, relembrar.



 Esta semana estou grata:
- pelo sol e calor de Novembro;
- pela alimentação fresca, saborosa e biológica que nos nutre;
- pelas pessoas generosas e calorosas que nos acolhem;
- pelas crianças que preenchem as nossas manhãs;
- pela amizade que tudo possibilita.


Desejamos-te um fim-de-semana maravilhoso!

Inspirado por http://www.soulemama.com/

fadas, gnomos e celebrações várias

Ando há uns dias a folhear um livrito (ou livrão) para, supostamente, me inspirar e trazer um pouco de harmonia, criatividade e fantasia ao nosso dia-a-dia.

Em vez de ficar toda animada com os milhentos exemplos do que eles chamam de "receitas simples" e "jogos fáceis", considerei-o desmoralizador. Fiquei a pensar algo como " mas há mães que se dedicam a isto tudo? onde é que elas vão buscar o tempo e energia e a sabedoria?"

Que pena  tenho por este universo de fadas, gnomos e celebrações várias não ter feito parte da minha infância.

Mas, estou determinada a transformar os dias de chuva em algo mais do que dias cinzentos, o dia de todos os santos em algo mais do que idas ao cemitério, o Natal em algo mais do que compras e prendas etc.... continuemos a caminhada que o miúdo ainda é pequeno e por isso ainda tenho mais uns mesitos para a pesquisa :)


Não há por aí encontros de famílias com inspiração Waldorf?

Outono boreal


A minha estação do ano favorita.

É tempo de preparar o ninho para o inverno, tempo de colher e conservar tomate, maçãs, courgetes, feijão verde e pêssego. É tempo de de brócolos e de abóbora.

É quando volta a saber bem o bom hábito de bebericar chá quentinho e de fazer comida no forno.

É, para mim, tempo de planificar, organizar, tempo de recomeço.

E, porque faço questão que todas as estações do ano sejam mais do que a simples mudança de temperatura e das decorações das montras das lojas, todas as estações do ano são tempo de celebração.

Viva o Outono!

Dia de celebração - "A pureza limpa e transforma toda a atmosfera à sua volta"


Começou o dia, como todos os outros, transbordante de vivacidade. Desde o segundo em que abre os olhos até ao momento de adormecer, todo ele é alegria expressa na energia com que dá cada pequeno passo, nas gargalhadas sonoras, nos olhos sorridentes e luminosos.

Há exactamente um ano, pensei que este ser luminoso me iria ensinar a ser uma pessoa melhor. Neste momento, emociono-me ao pensar que o meu filho me ensinou a ser e apreciar o que sou, me ajudou a ser e apreciar o que somos, os três, a cada dia que passa.

Para o ano que agora se inicia, saiba eu cultivar as virtudes do contentamento e apreciação que o este anjo me ajudou a reavivar.