Um bebé de poucas semanas já é perito na leitura dos sinais não verbais dos seus cuidadores e molda o seu comportamento aos mesmos.
Se o nosso bebé chora muito, deve-mo-nos perguntar, em primeiro lugar, o que está errado connosco porque, seguramente, ele está a reagir a algo que sentiu em nós ou a algo que não estamos a fazer. Os estudos comprovam isto, não é a fome, a fralda molhada, a febre ou qualquer outra questão física a principal causa do choro de um bebé mas sim a frustração, o sentimento de abandono, a dificuldade em estabelecer um vínculo seguro com o seu cuidador principal.
Atenção que a percepção que um bebé tem de abandono é radicalmente diferente da nossa. Lembras-te de todas as vezes que deixaste o teu bebé a chorar no berço, na cadeirinha, no ovo, no parque nos braços da tia, da avó, da vizinha e que pensaste que ele chorava de "birra" porque já tinha comido, a fralda estava limpa e o aero-om já estva a fazer efeito para as cólicas? Não era birra, não era manipulação, era choro de frustração por sentimento de abandono, que rapidamente passa a choro de dor - devido ao ar engolido e consequentes dores de barriga - e que termina com o bebé a dormir, não porque é "um lindo menino e parou a birra" mas porque o seu imaturo sistema nervoso não consegue lidar com o cortisol libertado durante o choro e, para se proteger, desliga-se. Este sono induzido pelo choro não é profundo nem relaxante para o bebé. Os pais preocupam-se muito com as consequências da febre para o cérebro - que não são nenhuma em febres até 40º - e tão pouco ou nada com as consequências do choro tanto para o cérebro como para a construção da personalidade dos seus filhos.
Um bebé doente mas que se sente seguro no colo de um cuidador com quem tem um vínculo forte, mantém-se calmo e não chora.
Na obra referida são citados estudos em que os bebés foram deliberadamente ficados para ver como reagiam à dor e as conclusões são cabais, que faz um bebé entrar em stress não é a dor per si mas sim o facto de estar ou não seguro nos braços de pessoas com quem tem uma vinculação forte e que estão tranquilas.
Para rematar, diz ainda a autora que cólicas é algo que um bebé faz e não algo que um bebé tem. Salvo casos muito raros de intolerância alimentar e/ou problemas digestivos, um bebé engole ar quando chora e fica com cólicas. Nós tendemos a pensar que são as cólicas que os fazem chorar. Sabendo agora que somos nós, com o nosso nervosismo e ausências os principais causadores do choro dos nossos bebés....








