Sobre os quimicos a que obrigamos os nossos filhos a estar expostos

Podemos pensar que estes estão presentes em pequena quantidades e não é grave mas os químicos da pasta de dentes associados aos do shampoo, gel de banho, sabonetes, cremes hidratantes, protectores solares (os mais tóxicos dos cosméticos), detergentes para lavar a roupa e a loiça, o chão, a banheira e as janelas etc, conservantes e todos os EEE dos alimentos ... mais - depois dos bebés nascerem - a exposição 24 horas por dia às fraldas, os químicos presents nas roupas, os formaldeídos dos móveis, a alimentação através de biberões, as chupetas, os mordedores, pratos, copos e brinquedos de plástico, palenas de alumínio e um sem fim de coisas que libertam tóxicos ... tudo isto junto desde o ventre até ... assim já dá que pensar, ou não?


O que podemos fazer?


1. Procurar informação

Aqui encontram um documento oficial e sintético sobre o assunto.

Conhecer os selos de sertificação de produtos naturais, aqui.


De acordo com a Greenpeace, são 10 os grupos de tóxicos a que estamos expostos diariamente:

- alquilfenóis, disruptores hormonais usados em cosméticos e outros produtos de higiene pessoal;
- ftalatos, que são prejudiciais ao sistema reprodutor e são usados principalmente para tornar o PVC maleável, encontrado em brinquedos, interiores de carros e cabos. Também é usado em perfumes e cosméticos, tintas, adesivos e vedadores;
- retardadores de chama, que interferem com as hormonas, usados como substâncias que retardam a propagação do fogo;
- parafinas cloradas, que podem causar cancro, usadas em tintas, plásticos e borrachas;
- organoestânicos, substâncias tóxicas ao sistema imunológico e usados como estabilizadores em plásticos (especialmente em PVC) e como tratamento contra mofo e poeira (ácaros) em alguns carpetes e pisos de PVC;
- bifenilas policloradas (PCBs), que podem causar problemas nos sistemas imunológico e reprodutor e são usadas em transformadores elétricos e capacitadores;
- hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são potencialmente cancerígenos e mutagênicos são subprodutos da combustão incompleto de materiais orgânicos, tais como carvão, combustíveis a base de petróleo, lixo doméstico, etc;
- pesticidas organoclorados que causam uma variedade de problemas de saúde;

2. Não comprar produtos com componentes tóxicos (basta começar a ver os componentes dos produtos antes de comprar. Cuidado porque os produtos de farmácia e os específicos para bebé não são imunes aos tóxicos)

Alpha Tocopherol ou D-Alpha Tocopherol:
mutagénico; ligado a problemas do sistema reprodutor feminino, desde infertilidade a cancro nos orgãos reprodutores e deficiências no feto; um ou mais estudos mostram efeitos no cérebro e sistema nervoso com doses baixas; testes in vitro em células mamíferas mostram resultado positivo para mutação das células.

Alkyloamides:
geralmente identificados nos rótulos como:
Diethanolamine(DEA); Monoethanolamine(MEA); Triethanolamine(TEA), e por vezes precedido pelo nome "cocamide":
Classificados como tóxicos por alguns governos
Irritante para a pele (comichão, queimadura, urticária, etc)
Combinado com conservantes que contem formaldehyde torna-se cancerígeno- se misturado com agentes nitrosantes na pele ou no corpo após a absorção, pode formar compostos cancerígenos- perigoso para o ambiente (contaminação de água, ar e solos)
MEA - sensibilizador dos pulmões: pode instigar respostas do sistema imunitário, que incluem ataques de asma ou outros problemas pulmonares e das vias respiratórias ; suspeito de apresentar riscos para a reprodução humana e desenvolvimento do feto
TEA - suspeitas com evidências ainda limitadas de causar cancroBenzyl Benzoate:- fregrância química com uso restrito na UE; classificado como tóxico e prejudicial em produtos para usar à volta da boca e nos lábios; ligado a perigos para os trabalhadores que lidam com o produto, nomeadamente efeitos na saúde devido a exposição química.

Benzyl Salicylate:
fragrância química com uso restrito na UE; conhecido tóxico do sistema imunitário e alérgeno para o consumidor.

Complexo Chlorophyllin-copper:
Persistente e bio-acumulativo na vida selvagem; testes in vitro mostraram mutações cancerígenas de células mamíferas, particularmente ao nível do sistema reprodutor feminino.

Colorantes Artificiais, ou Fragrância, “Perfume”(se não for qualificado como um óleo essencial):
“19% das crianças com eczema são sensíveis a fragrâncias”
Vários outros estudos indicam que os constantes aumentos anuais no número de dermatites está ligado ao aumento do uso de fragrâncias químicas.

Nota: Phthalates são alérgenos encontrados em certas fragrâncias químicas e vernizes de unhas – o uso de alguns está restringido a certas quantidades na União Europeia.

Cocamidopropryl Betaine:
sujeito a restrições no uso; conhecido tóxico do sistema imunitário; pode conter impurezas prejudiciais, nomeadamente Nitrosaminas, ligadas ao cancro; pode causar sensitização no contacto directo com a pele, com reacções alérgicas ao nível da pele e pulmões.

Hydrogenated Oils:
Altamente processados e refinados, estas gorduras hidrogenadas não oferecem nenhum valor para a pele, e têm sido ligadas a doenças de coração devido ao endurecimento das artérias.

Lanolin:
Um produto derivado da lã de ovelha que tem sido ligado a sensibilidade da pele, devido a resíduos de pesticidas.

Methyldibromo glutaronitrile:
“..não foi estabelecido nenhum nível seguro de uso de methyldibromo glutaronitrile(MDBGN) em produtos cosméticos…é recomendado que não seja usado em nenhum produto cosmético”Nos últimos anos a EU tem reduzido o nível de uso permitido a este conservante para 0,1% em produtos de lavagem, mas ainda é comummente usado.

Nanopartículas:
Embora ainda não haja provas concretas, existem preocupações quanto a possíveis perturbações da química corporal.

Parabenos (butylparaben, ethylparaben, propylparaben, methylparaben…):
Para além de suspeitas de irritabilidade da pele, o uso de parabenos foi recentemente ligado ao cancro da mama, tendo sido encontrados vestígios destes conservantes em amostras de tumores.

Óleos de Petróleo (petrolatum, parafina líquida, óleo mineral):
· criam uma barreira na superfície da pele que bloqueia os poros, não deixando a pele respirar
· aceleram o processo de envelhecimento da pele ao encorajar a geração de radicais livres
· na União Europeia o uso de Petrolatum é muito restritivo - potencialmente contaminado com químicos ligados a cancro ou outros problemas graves de saúde (pode conter determinadas impurezas que podem causar cancro da mama)
· tóxicos para o ambiente

Propylene Glycol (derivado do petróleo):
· irritante para a pele (comichão, queimadura, urticária, acne, alergias)
· solvente de fácil absorção, altera a estrutura da pele, permitindo que outros agentes e químicos penetrem mais profundamente na pele, aumentando assim a quantidade que chega à corrente sanguínea

Sodium Hydroxide ou Soda Caustica:
testes in vitro mostram mutação cancerígena de células mamíferas; irritante da pele e dos olhos; extremamente tóxico para os trabalhadores, é corrosivo e causa queimaduras severas em contacto com a pele e inflamação dos pulmões se inalado.

Sodium Hydroxymethylglycinate:
pode estar contaminado com impurezas tóxicas, nomeadamente Formaldehyde, conhecido cancerígeno.

Sodium Lauryl(eth) Sulphate (ou outros sulfatos)
O sodium lauryl sulphate é usado em diversos estudos clínicos como um irritante da pele.Podem conter 1,4 dioxane, um potencial carcinogénico e perturbador do sistema hormonal.
Está presente sobretudo nos champoos e gel de banho
Exemplos de produtos que contém SLS: gel de banho da Sanex, os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos) e o shampoo da Dove

LSS
Esta substância faz parte da composição da maioria dos champôs, pois os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é um desengordurante).
Exemplos de produtos que contém LSS: Palmolive, Paul Michell, Organics, Revlon Flex, Dimension o novo HernoKlorane champô, pasta dentífrica Colgate (bubbles),Johnson's Baby

Chumbo:
Está presente nos batons e em centenas de outros produtos.
"o chumbo... é uma neurotoxina comprovada, vinculada a problemas de aprendizagem, linguagem e comportamento... abortos espontâneos, fertilidade reduzida, tanto nos homens, como nas mulheres, mudanças hormonais, irregularidades no ciclo menstrual e atrasos no início da puberdade das meninas". Esta é a substância que mulheres e raparigas se aplicam e reaplicam todos os dias sobre a boca e que vão ingerindo ao passar a língua pelos lábios. (saber mais aqui)

Triclosan:
antibacteriano usado em desodorizantes, produtos de higiene bucal e de lavagem vaginal, sabões líquidos e roupas. Pode converter-se em dioxinas (substâncias cancerígenas) em algumas condições, e é tóxico para o ambiente aquático. A legislação europeia limita a quantidade de triclosan por produto cosmético (um 0,3% de composição máxima autorizada)

AHAs:
ou alfa-hidroxi ácidos, usados como exfoliantes, hidratantes e suavizantes. A sua capacidade de “pelar” a capa mais exterior da pele deu-lhe fama como rejuvenescedor, ainda que depois de ser comercializado durante algum tempo nos USA tenha surgido uma conjunto alargado de denuncias sobre os seus efeitos adversos. Não se sabe o que pode causar a longo prazo mas, devido às suas características, suspeita-se que pode aumentar a sensibilidade ao sol, provocando o envelhecimento da pele e incrementando o risco deste tipo de cancro.

BHT (Butilated hydroxytoluene):
são essencialmente usados como conservantes e antioxidantes. Estão identificados como possíveis alergénios e forma ligados a eventuais efeitos comportamentais, problemas de reprodução e não são permitidos em comida para bebés.

Tolueno:
Comummente encontrados em lacas e vernizes para unhas, podendo os seus efeitos ser particularmente preocupantes para pessoas que lidem com produtos desta natureza com regularidade. É irritante para a pele e tóxico para o sistema nervoso central, os olhos, o fígado e os rins.



3. Comprar produtos que que não são fabricados com ingredientes tóxicos


Para consultar ou comprar em Portugal:
- nozes de saponária
- Distribuidor de cosméticos naturais Rita C
- Be more natural - algoão, toalhas, tampões, cométicos etc...
- Efeito verde - de tudo um pouco
- Equação - Comércio Justo
-
Fraldas de Pano/ reutiizáveisou de produtos naturais/biodegradáveis



4. Implementar algumas destas medidas

- Manter o edifício ou a habitação bem arejados para evitar a acumulação de poluentes.
- Utilizar plantas de interior pois conseguem fixar poluentes existentes no ar.
- Nunca deixar o carro a trabalhar na garagem.
- Evitar a acumulação de poeiras.
- Escolher os produtos de limpeza menos tóxicos e utilizá-los convenientemente.
- Não utilizar tintas com metais pesados; não podendo evitar, fazê-lo em local bem ventilado.
- Na colocação de carpetes ou realização de pinturas garantir boa ventilação durante vários dias.
- Não utilizar insecticidas ou pesticidas.
- Evitar o uso de ambientadores (cuidado com os insensos químicos, as velas aromáticas etc...).
- Não utilizar produtos contendo amianto, as fibras libertadas são cancerígenas.
-Se comprar mobiliário novo prefira madeira maciça.
- Permitir sempre que o mobiliário novo apanhe ar antes de o colocar numa das divisões da casa onde passa mais tempo (exemplo, quarto do bebé). Arejar muito bem a divisão onde se encontram os móves novos durante, pelo menos, um mês. Assim diminui a possibilidade de contaminação por formaldeídos.
-Para o revestimento do solo, prefira materiais maciços ou azulejo, em vez de parquet flutuante com camadas isolantes. Prefira tapetes com uma base têxtil e não de espuma sintética.
- Para o isolamento, a cortiça, a lã, o linho e outras fibras naturais são mais indicados do que a fibra de vidro ou lã de rocha.


Fontes:
Dicas para o teu dia a dia
Relatório "Veneno Doméstico" da Greenpeace
Nutir-me de
Quercus
Rita C Blog

Deco Proteste
Quero um mundo mais justo







No comments:

Post a Comment