Como fazer o meu sling?

Depois das fraldas reutilizáveis dediquei-me às pesquisas sobre slings.

É perfeitamente possível costurarmos os nossos próprios slings e para tal aqui ficam as informações que, até ao momento, considerei mais importantes.

Para saber quando, porquê e como utilizar o sling basta consultar o Blog das Matrioscas e o Site e Blog da empresa O tecido e a estampa. Está tudo muito bem explicado, com imagens, vídeos e tudo o mais!!!!!

A segurança dos Slings

A maioria dos slings que encontramos no mercado são de produção caseira e como tal não são testados da mesma forma que os produtos de comercialização em massa. Pelo que sei, não existem normas específicas para a fabricação de slings, pelo que, a sua compra e utilização deve ser feita com base na confiança que temos em que os produz e comercializa. O melhor é ter sempre o cuidado de verificar as costuras e o estado de conservação do tecido dos nossos slings para garantir que não vão deixar cair os nossos bebés.


Dicas para a confecção dos vários tipos de sling (Adaptado de Artes de Antigamente e de Laboratório de Ideias):
- A máquina de costura deverá ser capaz de costurar através de várias camadas de tecido;
- Quando se usa o sling, ambos os lados do tecido serão exibidos, portanto, procure um que não tenha um avesso feio ou costure dois tecidos, um na parte de dentro e outro do lado de fora;
- O tecido poderá ser de algodão ou uma composição algodão/poliéster; Também me agradam muito os pouch slings em malha polar para que os bebés fiquem muito quentinhos no inverno :)
- Criar um bolso incorporado no sling permite que este tenha mais utilidade;
- Fazer uma bolsa para guardar o sling aproveitando as sobras de tecido é também uma ideia prática e útil. A bolsa do sling pode ser utilizada, por exemplo, como porta fraldas;
- Escolha o tecido. Se usar tecido elástico certifique-se que a elasticidade é na largura e não no comprimento, pois isso iria alterar o tamanho do sling depois de feito;
- Antes de iniciar a confecção do sling, lavar o tecido e passa-lo a ferro porque se depois de confeccionad encolher pode já não servir.


Tipos de sling:

Sling de Argola
O Movimento sling seguro, no Brasil, aconselha que uma argola de sling suporte até 80 kg de tracção. Pode paracer exagerado porque os bebés são leves mas diz quem sabe que é a melhor forma de garantir alguma segurança.

Em nome da segurança, dizem-nos Las Cholitas que "Os Slings de argola, de uma vez por todas, não podem ser feitos com argolas de plástico, de cortinas de chuveiro, argolas metálicas para fabricação de bolsas, de latão, nem ARGOLAS SOLDADAS." O peso do bebé e o uso constante acaba por partir a maioria das argolas e as argolas soldadas acabam por rasgar o tecido do sling. O resultado acaba por ser o bebé no chão o que é mesmo muito perigoso.

Em termos de costura, as costuras que prendem a argola devem ser, no mínimo, 3 e reforçadas e no sentido transversal a faixa do sling. O tecido deve ser dobrado e depois costurado.

Os autores de O casulinho, explicam e demonstram através de imagens, o que não fazer nem utilizar quando se confecciona um sling de argolas.

Para saber tudo sobre materiais a utilizar e condições de segurança dos slings de argola basta visitar o Blog Sling Seguro

Tutoriais para confeccionar um sling de argolas, aqui (inclui tamanhos standard) e aqui (este é e francês)


Pouch Sling
Segundo as Matrioscas "O pouch sling é uma faixa de tecido com apenas uma costura côncava, sem velcro e sem argolas, ou seja, não tem ajustes e é feito de acordo com a medida de quem o usa. Também conhecido como tipóia, é o modelo mais prático de baby slings e de muito fácil adaptação. Basta colocá-lo e ele estará pronto para uso."

O pouch sling deve ser confeccionado de acordo com o tamanho de quem vai transportar o bebé. Geralmente os tamanhos adequam-se ao tamanho da t-shirt.

As medidas para o sling tiram-se na diagonal e do ombro à anca. Se estiver grávida meça pelas costas. Use uma fita métrica maleável de costureira.

Medidas e correspondência com tamanhos standard de slings aqui

Descrição detalhada de como confeccionar um pouch sling aqui

Só por curiosidade - Vídeo da Globo que, entre outras coisas, ensina a fazer Slings muito simples.



Dicas de costura para pouch slings aqui (em inglês e infelizmente não está em cm)
Mais perguntas e respostas sobre slings (nomeadamente medidas e tamanhos para quem os vai utilizar, aqui)

Medidas standard para a confecção de Pouch Slings aqui (em cm e inches)
1: Extra Small: 51 - 55cm
2: Small : 56 - 61cm
3: Medium: 62 - 66cm
4: Large : 67 - 71cm
5: Extra Large : 72 – 77cm


Vários métodos de fabricar slings em casa aqui

2 comments:

  1. Eu também costurei o meu, é muito fácil. Acho inconcebível pedirem 50 euros e mais por uma coisa que me levou meia hora a fazer e onde só gastei 4 euros em tecido e linha. ;)
    marinapires79@hotmail.com

    ReplyDelete
  2. hi, hi. penso que com a minha habilidade para a costura vou levar bem mais do que uma hora a fazer o sling :) mas um dia tb chego lá !!!

    ReplyDelete