Vacinaveritas

 Não sendo a favor nem contra a vacinação, agora que tenho um filhote comecei a interessar-me pelo assunto.

Compreendo perfeitamente os argumentos a favor da vacinação até porque é uma realidade que muita doenças foram erradicadas (ou quase) devido a ela.

Compreendo também os argumentos de quem afirma que não quer  vacinar os filhos quando e como médicos sugerem só porque toda a gente o faz.

Em Portugal, ao contrário do que se diz, a vacinação não é obrigatória e podemos escolher entre:
- dar mais vacinas do que as recomendadas pelo Plano Nacional de vacinação;
 - seguir à risca o Plano Nacional de vacinação;
- dar as vacinas do Plano mas iniciar a vacinação mais tarde (6  meses, 1 ano, 2 anos.....);
- escolher quando vacinar as crianças e com que vacinas;
- ...

As vacinas mais contestadas parecem ser as seguintes:

Hepatite B: é administrada na maternidade e são feitos dois reforços nos primeiros meses de vida.  Há quem diga que a imunidade tem uma validade de 10 anos e outros de 30 anos. Recém nascidos estarão expostos a esta doença nos primeiros dias de vida?

Varicela, rubéola, papeira e sarampo: São doenças que chegarão naturalmente e serão tratadas a devido tempo. Quem tem meninas deve,  pensar bem nas consequências da não administração da vacina da rubéola. Quem tem um menino deve recolher informação sobre a papeira e suas consequências.

Quanto à vacinação e geral dizem os argumentos do contra que devemos dar tempo para que o sistema imunitário das crianças se fortaleça per si antes de introduzirmos agentes externos que poderiam desiquilibrá-lo.

Digo eu que a opção de não vacinar só faz sentido se se fizer acompanhar da não entrada em infantário (o que aumentaria o risco de contaminação) e da amamentação exclusiva (porque aumenta a imunidade dos bebés).



Nada como ler mais sobre o assunto junto de quem sabe:

"Vacinaveritas é um grupo dedicado à comunicação sobre vacinas e assuntos médicos relacionados.


Este grupo é afiliado, no Brasil, à organização Saúde Veritas e, no nível internacional, à International Medical Veritas Association (IMVA). Destina-se a pais, profissionais da saúde e a todos os que estão interessados na verdade médica e em proteger bebês e crianças dos problemas causados pelo modelo médico vigente. Nosso grupo se opõe ao que é conhecido como terrorismo farmacêutico, que muitos médicos estão praticando ao invés de uma medicina segura e racional."

Sugiro ainda a leitura de dois recursos sobre vacinação este e este, que encontrei aqui.

4 comments:

  1. Concordo com o que dizes, por isso decidimos adiar: ainda está a mama e em casa.
    Aconselho o visionamento do filme Vaccination, the hidden truth por algo que dizes: "Compreendo perfeitamente os argumentos a favor da vacinação até porque é uma realidade que muita doenças foram erradicadas (ou quase) devido a ela." Será mesmo assim?...

    ReplyDelete
  2. Olá Moya,
    a vacinação parece ser o mais polémicos de todos os temas em torno das escolhas parentais. Se em relação ao parto, amamentação, alimentação, sono, higiene do bebé já existem muitas formas de fazer e muitas críticas mútuas, em relação á vacinação, a ideia dominante aparece quase como um dogma logo, fazer diferente é uma verdadeira heresia.

    Tiro o chapéu a todos os pais corajosos que remam contra a maré e a todas as pessoas que contribuem para nos elucidar sobre estas coisas.

    tens o filme de que falas?

    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Também decidimos adiar a vacinação. Ainda mama, está em casa e os ingredientes das vacinas causam-me calafrios.

    ReplyDelete
  4. Olá,

    vou Flor de Lima, vou escrever um post sobre as vacinas. até já

    ReplyDelete