Do you speak English? | Parlais vous Français?

Alimentação Simplificada

http://www.westonaprice.org

- 100% biológico;
- produtos frescos da época;
- 0% açúcar;
- 0% gluten;
- o max de produtos integrais;
- não utilizar microondas;


Refeições principais:

- 1/2 dose de cereais integrais + 1 dose de legumes + ovo ou peixe ou carne ou leguminosas ou queijos;

-  mix sementes de abóbora/ sementes de girasol/ bagas gogi/ banana seca/ maça seca/ uvas passas;

 Os frutos secos são energéticos. Não devem ser consumidos sem outros alimentos por causa dos picos de açúcar. Garantem a ingestão de proteínas. Penso que é importante que estes alimentos sejam biológicos, não geneticamente modificados. Na semente está todo o potencial da planta.

Snacks:

- mix de sementes;
-   fruta;
- bolachas de arroz e/ou gressinos de espelta;
-  iogurte de cabra/ovelha natural;
- pão com manteiga de leite cru;
- leite de arroz ou amêndoa ou castanha;
- leite da vaca cru.

Para garantir algum equilíbrio nutricional polvilho as refeições com um destes ingredientes (não aquecidos para não perderem propriedades):
- sementes de chia (proteínas, mais cálcio do que o leite, mais ómega 3 do que o salmão  ...)
- levedura de cerveja integral em flocos (B12) - tem um sabor forte que pode não agradar a toda a gente
- sementes de sésamo e de linhaça moídas na hora 
- Ghee (proteínas)
- óleo de côco
- óleo de linhaça
- óleo de sésamo
- alga clorela em pó
- sementes de abóbora (desparasitante natural)
- molho de tomate caseiro (que é feito em Agosto/Setembro, em casa, e congelado para o ano inteiro. Pode ser simples, com cebola e alho, com pimento, com ervas aromáticas. Nem me dou ao trabalho de assinalar quando congelo, simplesmente descongelo e utilizo). Para além de tudo ficar saboroso - "no tempo da tomateira não há ruim cozinheira" - ainda estamos a garantir a diminuição do risco de incidência de cancro da próstata em 70%, se o seu consumo for diário).

A confecção é sempre muito simples. Aqui ficam das "fórmulas" mais utilizadas:

- Na panela de pressão cozer arroz integral com cebola ou alho + lentilhas cor-de-laranja (que desaparecem e dão proteínas). Abrir o pipo da panela antes do final da cozedura, acrescentar um legume cortado e voltar a fechar a panela para que a cozedura termine com o calor. Servir, polvilhar com sementes de chia e azeite. Se for um legume que o S. come bem (por exemplo, brócolos ou a courgete) apenas coloco em cima do arroz. Se for um legume  ao qual ele torce o nariz (como o alho francês ou a beringela) corto fininho e misturo com o arroz para que fique imperceptível. Pode ser servido com salada verde, um queijo fresco e regado com molho de tomate caseiro, para que a refeição tenha um ar mais "convencional";

Maximizar a utilização de 1 frango:

- Cozer frango caseiro na maior panela que haja em casa e com muita água. Com a água do frango podemos: fazer canja de galinha - com massa de espelta, legumes picados e frango desfiado; cozer um cereal - arroz, quinoa, amaranto... Costumo guardar a água de cozer o frango no frigorífico e utilizar até acabar mas também se pode congelar para utilizações futuras;

Com o frango cozido podemos: desfiar e fazer saladas de massa ou quiches; alourar os pedaços de frango cozido numa panela grande com muito molho de tomate (do tal, feito em casa e congelado), e o máximo possível de legumes cortados aos cubos - beringela, courgete, abóbora, alho francês e deixar guisar tudo. Se já tiver batata, servir assim. Senão, cozer um cereal para acompanhar. Com um frango e muitos legumes podemos servir 6 a 8 pessoas. Cada pessoa come 1 pedaço de frango estufado e cubos (grandes) de legumes à descrição. Não havendo visitas, comemos o frango quase todo na primeira refeição e os legumes estufados nas seguintes. Podemos servir os legumes estufados (com sabor a frango e respectivas proteínas), apenas com um cereal. Também se pode pôr os legumes estufados no forno e gratinar com queijo fatiado.

Sempre que posso inspiro-me aqui:

Nourishing our children - http://www.facebook.com/#!/nourishingourchildren

Nourishing Traditions - http://www.facebook.com/NourishingTraditions?ref=ts&sk=wall#!/pages/Recipes-to-Nourish/171143506291355

Nourished kitchen - http://www.facebook.com/NourishingTraditions?ref=ts&sk=wall#!/nourishedkitchen

Recipes to Nourish - http://www.facebook.com/#!/pages/Recipes-to-Nourish/171143506291355










3 comments:

  1. Adorei as dicas. Onde encontro as sementes de chia? beijinhos!

    ReplyDelete
  2. eu compro a chia na Miosotis mas tb há no celeiro, na biocoop....

    ReplyDelete
  3. Mel, como sempre só corrigi o texto no dia depois de o publicar.
    acrescentei isto:
    "Também poderia utilizar outros frutos secos mas o S. não gosta e  os preços demovem-me de tentar. Os frutos secos são energéticos. Não devem ser consumidos sem outros alimentos por causa dos picos de açúcar. Garantem a ingestão de proteínas. Penso que é importante que estes alimentos sejam biológicos, não geneticamente modificados. Na semente está todo o potencial da planta. Se estamos a comer para nos fazer bem, mais vale escolher o melhor



    Com um frango e muitos legumes podemos servir 6 a 8 pessoas. Cada pessoa come 1 pedaço de frango estufado e cubos (grandes) de legumes à descrição. Não havendo visitas, comemos o frango quase todo na primeira refeição e os legumes estufados nas seguintes. Podemos servir os legumes estufados (com sabor a frango e respectivas proteínas), apenas com um cereal. Também se pode pôr os legumes estufados no forno e gratinar com queijo fatiado. "

    os nossos frangos são de criação caseira. Não acredito que isto fique muito saboroso com aqueles frangos minorcas e moles do supermercado. Vale a pena apostar em frango do campo ou mesmo bio se 1 frango der para muitos dias.

    Estamos habituados a comer 1 frango (ou mais) de uma vez mas isso é um exagero.

    ReplyDelete