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Nutrient dense foods - Caldo de galinha

ATENÇÃO LEITORAS VEGAN's e VEGETARIANAS, não leiam este post. 



Ingredientes:
- 1 galinha inteira ou ossos e moelas de 1 galinha 1 biológica, criada ao ar livre
- Água mineral filtrada
- 2 colheres de sopa de vinagre bio
- 1 cebola grande cortada grosseiramente
- 2 cenouras sem pele e cortadas grosseiramente
- 3 ramos de aipo cortados grosseiramente
- Salsa a gosto
  • Colocar a galinha, cortada em pedaços muito pequenos, numa panela de aço/barro/ferro, com a água filtrada e os restantes ingredientes, excepto a salsa;
  • Deixar repousar durante 30 minutos a 1 hora;
  • Levar ao lume durante cerca de 2 horas, ir retirando a espuma assim que ela começar a surgir;
É nesta espuma que se concentram as moléculas maiores, as proteínas complexas denominadas lectinas, as impurezas e  os alcalóides.  
  • Depois de retirada a espuma, reduzir o calor, cobrir  deixar ferver, em lume brando, durante 6 a 8 horas. 

  • Quando a carne estiver cozinhada, retirar a galinha, deixar arrefecer e separar a carne dos ossos reservando a carne para outras utilizações como saladas, caril...

  •  Cortar os ossos em pedaços ainda mais pequenos e voltar para a fervura.

  • Quanto mais tempo for cozinhado mais rico em nutrientes e mais saboroso vai ser o caldo. Pode cozinhar até 24 horas. Se tiverem a sorte de ter uma lareira, podem colocar o pote de barro ao lume. Se não conseguir faze-lo de seguida é possível desligar a cozedura, guardar em local fresco e voltar ao lume passadas algumas horas.
  • 10 minutos antes de terminar a cozedura, acrescentar a salsa.
    • Coar o caldo e reservar. Pode ser guardado no frigorífico durante vários dias ou congelado.
    • Fica como uma gelatina.
    Pode ser bebido sozinho, por exemplo, ao pequeno almoço, ou incorporado em todos os cozinhados. Sempre que for fervido, este caldo torna-se mais concentrado e gelatinoso ao qual se pode adicionar água.
    • As componentes sólidas (coadas), podem também ser moídas e incorporadas em vários cozinhados.

    Dicas úteis:
    - Caldo de espinhas de peixe- duas horas de fervura lenta.
    - Os ossos podem ser congelados e posteriormente utilizados para o caldo.
    - A galinha tem que ser biológica e não alimentada a ração, mesmo que a ração seja bio.
    - Pode-se adicionar ao caldo qualquer alimento bio, carne, cascas de ovo, vegetais congelados ou não, cogumelos, folhas de urtiga que já foram utilizadas em chá, cascas de batata, cascas de ovo de galinhas caseiras, criadas ao ar livre (não servem mesmo que sejam bio por causa do banho de higienização que levam antes de irem para as lojas).
    - Pode ser bebido ao pequeno almoço, simples ou com uma colher de Master Tonic
    - Pode ser utilizado como base para cozinhar massa, arroz....


    Fontes:
    • http://heal-thyself.ning.com/
    • http://www.westonaprice.org/food-features/broth-is-beautiful 
    • http://handmaidenkitchen.blogspot.com/2009/01/bone-broth-for-nutrients-you-can-use.html
    • http://www.amazon.com/Nourishing-Traditions-Challenges-Politically-Dictocrats/dp/0967089735/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1231097028&sr=1-1

    Sobre os benefícios do caldo de ossos: 
    • http://nourishedkitchen.com/the-benefits-of-bone-broth/

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