Uma mesa e uma cadeira


Combinei com uma amiga (uma Santa, diga-se), que ela fica com o meu filho 4 horas por semana e assim eu vou adiantando os afazeres.

Das 4 horas "child free", só 3 são de trabalho, levo 1 hora em deslocações.

Ao lado da casa desta amiga há um centro de explicações. Pensei que podia ser boa ideia levar o computador e trabalhar lá. Poupava-me tempo. Assim sendo, vai de tocar à campaínha:

Eu, toda sorridente - "Vivo aqui perto, às 2ªs trago o meu filho a casa de uma amiga para eu poder trabalhar mas perco muito tempo em deslocações e então procuro um escritório, perto da casa dela, onde trabalhar. Apenas necessito de uma mesa, cadeira electricidade onde ligar o computador. Pensei que poderiam estar disponíveis para algum tipo de partilha de espaço."

A senhora, com ar de "vai-te embora oh melga" - "Temos as salas todas ocupadas. Não temos espaço"

Eu, desanimada - "Que pena, pensei que podíamos pensar em alguma forma de arrendamento do espaço, caso tivessem salas vazias às 2ªs de manhã"

A senhora, com novo ânimo e um ponto de interrogação na testa - "A pagar?"

-  "Sim, claro, a pagar" - respondi já tentando disfarçar a indignação.

- "Então deixe-me o seu contacto que nós vamos analisar a proposta"
OH! Quanta formalidade e profissionalismo!

- "massiel" "não é com dois SS?" ...  "want, como se escreve want?" ... "com w?" ... "como é um w?" ... "ai é assim?" ... "quando eu aprendi o alfabeto ainda não havia estas letras novas" - eu disse que ela tem uns 30 anos e é "explicadora" num centro de explicações?  

Passado uma semana, finalmente, chegou a proposta de "arrendamento do espaço":

« Boa noite,

Estive a ver o que poderia fazer quanto à questão que me colocou relativamente ao aluguer da sala.

A única que está disponível nesse horário é a sala ao lado da recepção.

O valor que posso fazer é de 3€/h (s/IVA incluído).

Estamos à disposição para quaisquer informações.

Com os melhores cumprimentos,

Dra. XXX
Directora Pedagógica XXX-Centro de Estudos 
»

ufaaaaa .... afinal, não é "explicadora", já estou mais descansada.

Quanto ao negócio da China, respondi:

"Muito obrigada pela resposta. 
Quando eu conseguir um trabalho em que ganhe mais do que 5 euros por hora, vou considerar a hipótese de trabalhar no vosso espaço. Por enquanto, infelizmente para mim, é incomportável. 
Espero, de futuro, poder considerar a vossa proposta. Será bom sinal.
Bom trabalho."

E o IVA, será a quantos %? OH! Quanta formalidade e profissionalismo!

Já agora, para quem não saiba, alugam-se bens móveis e arrendam-se bens imóveis. Mas não se preocupem, não necessitam de lembrar tal coisa para "dar explicações".

imagem: http://www.hostdime.com/blog/2010/06/is-your-desk-cool/

No comments:

Post a Comment