Folato na pré-concepção e gestação

O ácido fólico pode ser também chamado de folato, folacina, ácido pteroil-L-glutâmico ou vitamina B9. 

É importante ter em consideração que o folato pode ser encontrado nos alimentos ao passo que o ácido fólico diz respeito à forma sintética de folato que se encontra na suplementação articifial (http://chriskresser.com/folate-vs-folic-acid)

Fontes alimentares:


- Ingerir diariamente vegetais de  folha verde: espinafre, repolho, couve, espargos (frescos, biológicos, crus ou a vapor);


- Algas (demolhadas e não utilizar a água de demolhar);


- Nabo (pode ser ingerido cru se cortado em finas tiras, por exemplo, com um utensílio de fazer espirais);

- Fígado (apenas se for biológico);

frutos secos;

- Levedura de cerveja;

- Diminuir ou eliminar o consumo de grãos, mesmo os integrais, pois o organismo necessita de utilizar as suas reservas de minerais para os digerir;

- Não cozinhar os alimentos a latas temperaturas pois degrada-se;


- Aumentar a ingesstão de gorduras saudáveis (ver mensagem que se segue); 


Para mais informações sobre alimentação e gravidez, para não vegeratianas ou vegans, aconselho a leitura do livro Healing Our Children, baseado numa alimentação de nutrientes densos. (http://www.healingourchildren.net/Pregnancy_Diet/Folic_Acid_for_Fetal_Health.html) 

Suplementação:

O ácido fólico pode ser suplementado isoladamente, ou como parte de um multivitaminico. Para que seja absorvido pelo organismo deve ser consumido sob a forma de metafolim ou metafolato, formas raramente encontradas na medicação disponível em Portugal (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/10/18/probiotics-may-reduce-risk-of-birth-defects.aspx) 

Em Portugal, os suplementos de ácido fólico tem 5 miligramas (5000 micogramas) e recomenda-se que se tome 1 por dia até ao final da gravidez. (http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=49352&tipo_doc=fi...)

Nos EUA recomenda-se 400 a 800 micogramas (0,4 a 0,8 miligramas) por dia, na pré-conceção e nos primeiros meses de gravidez. (http://www.womenshealth.gov/publications/our-publications/fact-sheet/folic-acid.pdf)

Em Inglaterra recomenda-se 400 micogramas (0,4 miligramas) na preconceção e 12 primeiras semanas de gravidez e 0.5 mg em casos de casos risco.(http://www.food.gov.uk/multimedia/pdfs/evm_folicacid.pdf)

O FOLIPER tem 1 miligrama de ácido fólico +  ferro. (http://www.bial.com/imagem/Folifer.pdf)

O FOLIFER, não cumpre as dosagens recomendadas de nenhum dos países anteriormente referidos, não contém metafolin ou metafolato e ainda tem ferro numa forma que não é bem absorvida pelo organismo, provocando transtornos intestinais mais ou menos severos, dependendo da condição prévia da gestante.

O FOLIFER tem também lactose o que pode ser a causa da diarreia observada em algumas das gestantes que o ingerem.

Não há nenhuma explicação para uma tão grande discrepância nas dosagens administradas a portuguesas e Norte Americanas e Inglesas... teremos nós menos folato  à priori? Sendo uma das causas da deficiência de folato a toma da pilula contraceptiva, será que as portugueses tomam a pilula durante mais anos, ou pilulas mais fortes, do que as mulheres de outros países?

Na plataforma HEAL THY SELF, encontra-se uma extensa lista de estudos científicos que analisam as consequências negativas, a longo prazo, da ingestão de ácido fólico durante a gestação, http://heal-thyself.ning.com/profiles/blogs/folate-vs-folic-acid

Sabendo que a alimentação moderna não é exemplar no que concerne o aporte de vitaminas, minerais, ómegas e folato, e no caso de uma grávida optar pela suplementação, recomendo:

Omnibionta pronatal + DHA - vitaminas, minerais (incluindo ferro), metafolin, ómega 3, sem lactose. Infelizmente tem também ácido fólico e vit a e não tem EPA. (http://www.omnibiontapronatal.be/fr/vitamines/quel-produit-choisir/omnibionta-pronatal-dha) 

A Solgar disponibiliza folato sob a forma de prep de acido pteriolmonoglutâmico que não contém metafoli ou metafolato(http://www.solgar.pt/SolgarProducts/Acido-Folico-400-mcg-Comprimidos.htm). A mesma marca vende folato como metafolim, confirmar se é vendido em Portugal e, em caso afirmativo, optar pela dosagem de 400mcg (http://www.vitasprings.com/folate-400-mcg-metafolin-100-tablets-solgar.html#.UvgG_Pl_tvs).

Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

No comments:

Post a Comment