Porquê forçar uma criança a utilizar biberão?

Perdi a conta às vezes que li/ouvi pais lamentarem-se porque os seus filhos não querem o biberão.

Nós achamos óptimo que o nosso filho não saiba o que é um biberão. Acreditamos que mamar do biberão é anti-natural e não me espanta que um bebé saudável o rejeite tal utensílio.

As maternidades que seguem as recomendações da organização mundial de saúde já não aceitam chupetas nem biberão e nos casos em que é necessário amamentar os bebés sem ser ao peito, utilizam a técnica do copinho.
http://wantamiracle.blogspot.com/2010/01/lactacao-de-copinho.html

Se a OMS desaconselha a utilização de biberão, se as maternidades mais conscientes já não o fazem, porque é que havemos de habituar os nossos filhos a tal coisa?

Alguns motivos pelos quais penso que não ter biberão é bom:

- não confundir a tetina e o mamilo (o que muita vezes leva o bebé a rejeitar o mamilo e compromete a amamentação ao peito);

- não engolir ar ao mamar da tetina do biberão - é importante para as cólicas mas também para garantir que não chega ar frio e "contaminado" - não filtrado - aos pulmões.

- não deformação do maxilar. Ver estudo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000600015
Os resultados deste estudo mostraram que o uso da mamadeira, mesmo entre crianças que receberam aleitamento materno, interfere negativamente sobre o desenvolvimento orofacial.

- não ter substâncias plásticas ou de borracha na boca;

- não fazer o movimento de sucção que a tetina do biberão obriga a fazer e que faz com que o maxilar da criança se torne mais fechado levando a posteriores problemas com dentes do siso inclusos (http://wantamiracle.blogspot.com/2010/05/bebes-amamentados-ao-peito-por-mais-de.html);

Alternativas ao biberão?

- a técnica do copinho que está acima - pela minha experiência funciona melhor com recém nascidos. os maiores querem sempre agarrar o copo e atiram tudo ao chão :)

- o copo de transição - Quando tive que ir trabalhar (tinha ele 3 meses) começamos a dar-lhe o leite materno com um copinho e mais (4 meses) tarde com um dos chamados copos de transição (daqueles com o bico achatado e que só sai o líquido se pressionado com as gengivas).

- um copo normal - O nosso bebé aprendeu muito cedo a beber de um copo normal. Sempre que tenho paciência par lhe mudar a roupa molhada, deixo-o beber de um copo normal. Com 8 meses já o faz sozinho e com muita segurança :)

Outras alternativas ao biberão (que nós não experimentamos): http://www.askdrsears.com/html/2/T026000.asp)

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment