Do you speak English? | Parlais vous Français?

Deficiência de Magnésio

Causas da deficiência de magnésio: stress, ingestão de diuréticos, alcool e café, pressão arterial elevada, dieta rica em hidratos de carbono e refinados.


Sintomas da deficiência de magnésio: drepressão, tristeza, fadiga, vasoconstricção, perda óssea, espasmos musculares, dores musculares, aumento da viscosidade do sengue, aumento do colesterol.

Video sobre os sinais e sintomas de deficiência de magnésio, tal como, sobre as medicações geralmente utilizadas para inibir os sintomas acima descritos e suas consequências para o organismo, quando associada às causas inicialmente descritas.


São 10 minutos muito esclarecedores, não percam. 



DDR magnésio é de 400 mg por dia. Não obtive respostas sobre este valor adaptado às crianças;

É um dos minerais mais difíceis de conseguir através da alimentação, se não se tiver o cuisado específico de o incluir na dieta.

A deficiencia de magnésio está associada a convulções;

O magnésio está associado à aliminação do glutamato. O glutamato é um indutor de convulções (como linkado mais adiante).

A ingestão de cálcio, sem magnésio, fragiliza os ossos. O magnésio é necessário para a absorção de cálcio, sem magnésio o calcio pode-se acumular no organismo de forma deficiente o que procosa osteoporose e artrite. Mais sobre esta questão nos links que se seguem: 



Sódio, potássio, calcio e magnésio devem estar em equilibrio para que o organismo funcione bem. 

Sódio - sal integral

Cálcio –  isto é outra pesquisa

Potássio - Excelentes fontes de potássio: acelga, espinafre; Muito boas fontes de potássio: couve, funcho, mostarda,couve de Bruxelas, brócolis, abóbora, melaço de cana - rapadura que substitui o açicar e se vende em lojas bio, berinjela, melão e tomate; Boas fontes de potássio incluem pepino, salsa, pimentão, açafrão, damascos, raiz de gengibre, morango, abacate, banana,atum, linguado, couve-flor e repolho.

Magnésio - explanado a seguir

A adequada ingestão de zinco permite equilibrar os ácidos estomacais o que aumenta a biodispobilididade de nutrientes, logo, aumenta a absorção de todos os nutrientes anterioemente assinalados.


Recomendações para aumentar a ingestão de magnésio:

1 - chá de urtiga dióica - urtiga maior - contém a proporção correcta de calcio e magnésio para que seja facilmente absorvido pelo organismo. Sobre a urtiga: 


É  a mesma urtiga que aparece nas hortas mas como é das plantas que mais pesticidas e metais absorvem, convém só serem colhidas em hortas bioógicas e afastadas da passagem de carros. Para colher as urtigas utilizar luvas. Depois de deixadas 12 horas a repousar, os picos desaparecem. Podem-se secar para fazer infusão ou incorporar, cruas, em sopas.

Vende-se na Miosotis, Marca Ervital.

2 - Sais de Epson - que é sulfato de magnésio;

Duas chávenas numa banheira de água e fazer banho de imersão durante 20 minutos, 3 X por semana;

Cuidado porque não se pode engolir a água do banho sob risco de ter uma gigante diarreia;

Tentei comprar sulfato de magnésio em Lisboa e as farmácias pediam-me 18 euros por kilo. Na Amazon encontra-se a  5 euros por kilo. Posso tentar perceber qual marca recomendada.

3 - Aumentar o magnésio na dieta através do consumo de:

- urtiga fresca, espinafres, acelga, folhas de couve mostarda (encontra-se facilmente nas lojas bio e vende-se directamente do produtor no Projecto 270, Caparica) ) e broculos. Ingerir estes legumes crus. Cá em casa picamos na picadora e adicionamos aos cereais ou carnes depois de terminada a cozedura.

- frutos secos, grãos não moídos. Para comer grãos não moídos deve-se demolhar o grão inteiro durante, mínimo 12 horas, triturar de forma a partir os grãos e cozer. Vai a cozer com um refogado, como o arroz. Pode ser, por exemplo, trigo sarraceno ou trigo espelta. Convém ser biológico pois a maioria dos quimicos fica na casca.

- linguado, nabo, semente de abóbora (descascada, crua, biológica. Se for ao forno perde os óleos, logo, não integrar no pão nem as secar no forno, como acontece tão frequentemente), hortelã. As crianças tendem a não gostar de nabo. Costumo picar o máximo possível (na verdade fica mesmo desfeito) e integro na comida depois de cozinhada de forma a que se ingira cru (por exemplo, na carne picada). Nos dias bons, faço fios de nabo como os que acompanham o sushi e comemos à mão. Mas dá tanto trabalho que é muito raro.

- Menos eficaz mas também com magnésio: banana, pepino, feijão verde, aipo, couve lombarda, (íntegrar na alimentação crus podem ser triturados e adicionadas aos estufados. O aipo e a couve lombarda são deliciosos se fermentados juntos), sementes de girassol, sementes de gergelim e sementes de linhaça (as sementes de linhaça, quando ingeridas inteiras, saem também inteiras nas fezes sendo a absorção de minerais nula. Para além disso, podem-se alojar no intestino chegando mesmo a germinar. Devem ser moídas mas apenas beneficiamos dos seus efeitos em termos nutricionais se forem consumidas no max 3 dias após a moagem. Os omegas que contém oxidam em contacto com o oxigénio. Vende-se moída porque continua a ser uma boa fonte de fibra).

A combinação de 4 dos items seguintes garante a DDR de magnésio para um adulto (Fonte: http://heal-thyself.ning.com/profiles/blogs/magnesium-1):

Acelga fervida, 1 chávena (não significa que se come fervida, é indicativo para  quantidade mas também se pode comer fervida)
Espinafre, 1 chávena fervida
1 punho de sementes de abóbora,
2 colheres de sopa de sementes de linhaça

1 Linguado, cozido / grelhado 
1 punho de sementes de girassol
1 punho de sementes de gergelim 

Quinoa, não cozida 1 ounho
trigo sarraceno cozido 1 chávena 
Feijão preto cozido 1 chávena
Salmão, cozido / grelhado 
Vieiras, cozido / grelhado 

Amêndoas secos 1 o punho
Atum cozido / grelhado 
Castanha de caju, 1 punho
Feijão branco, cozido 1 chávena

O arroz integral cozido 1 chávena
Millet, 1 chávena

A base desta pesquisa foi realizada em http://heal-thyself.ning.com/, a tradução livre é minha com as devidas adaptações à minha realidade e acompanhada de sugestões com base na minha experiência. Outras fontes estão devidamente assinaladas no texto.


Outros textos, neste blog, que podem ser interessantes para a temática: 



Passos para um intestino saudável - recuperar a mucosa intestinal

Legumes fermentados com sal, receita simplificada 

Agradeço se fizerem pesquisas nas farmácias perto de vocês. Se encontrarem bons preços, avisem.


Se este trabalho te fizer sentido, e desejares agradece-lo através de uma doação, gostaria muito de receber uma embalagem de Sulfato de Magnésio, urtigas, óleo de côco ou outro dos alimentos acima descritos (desde que biológicos).


Gratidão ♥ *•.¸Paz¸.•♥•.¸Amor¸.•♥•.¸Sabedoria¸♥ •.¸Prazer¸.•♥•.¸Alegria¸.•♥•.¸¸ Vida

2 comments:

  1. posso ver se te arranjo urtigas ou acelgas. se conseguir, mando email.
    bj, moya

    ReplyDelete