Cada vez mais se ouve falar nas fraldas reutilizáveis. Nos últimos dias soube de 3 programas de TV diferentes onde o assunto foi abordado:
Nós por cá - alertam para o facto de o IVA das fraldas descartáveis ter descido para 5% mas o das fraldas reutilizáveis se manter nos 20%; Um dos casais entrevistados também utiliza as toalhitas reutilizáveis em vez dos "tradicionais" toalhetes húmidos cheios de perfumes e químicos;
Minuto Verde - que também teve um minuto dedicado à loja de artigos de bebé em 2ª mão Kid to Kid
Desafio verde - muito ilustrativo da quantidade de lixo que se produz com as fraldas.
Gostaria que algum destes programas tivesse focado a importância da opção por este tipo de fraldas para a saúde e desenvolvimento da criança (como: a não exposição a agentes químicos, perfumes e abrasivos; a diminuição do tempo de utilização de fraldas...) e o facto de a compra deste tipo de fraldas ser feita quase exclusivamente por internet (pelo que percebi s+o se compram no El Corte Inglès e na PinkBlue). São poucas as marcas disponíveis em Portugal que se possam ver e tocar antes de comprar.
Nós já compramos (vou buscar amanhã) um pack recém nascido da BambinoMio em 2ª mão e aceitamos todas as propostas que conhecerem, também em segunda mão. Neste link ficam a saber exactamente como funcionam.
Decidi que também é melhor comprar o saco impermeável só que está complicado decidir qual será o melhor. Quero um que possa ir para dentro da máquina de lavar mas imagino que, nesse caso, já não possa ser impermeável?????
No bloguinho de notas uma mamã experiente recomenda um saco de balde que utiliza com um balde do IKEA. tenho que averiguar esta opção.
Digam lá quem resiste a fraldas tão giras como as da Ecological Kids que estão nas fotos deste post?
No site na Naturlink, ficamos a saber mesmo tudo sobre as fraldas reutilizáveis versus fraldas descartáveis. Vale a pena fazer uma visita com calma.
Entretanto encontrei num blog que em Londres a câmara municipal oferece vouchers no valor de 100 euros paraa compra de fraldas reutilizáveis.
Ainda em Londres, existe um mivimento "pelas fraldas de pano" que promove a troca deste tipo de fraldas. Temos mesmo que nos movimentar por estes lados!!!!!!!!!!!!!
Onde comprar mais barato (mesmo muito mais barato!!!!!!!!)?
http://www.usednappies.co.ukhttp://www.thenappysite.co.uk
Agora as dicas de utilização:
1 - as toalhitatas de pano podem ser utilizadas para o banho e para a limpeza do/a bebé (mãos, boca e muda de fralda). Para a muda de fralda é boa idea guardar água morna numa termo e molhar uma toalhita antes de cada utilização evitando desta forma estar constantemente a abrir a torneira e esperar muito tempo que chegue a água morna. Descobri esta semana que uma amiga, a Marta, quando ferve a água para os boberons aproveita alguma para humedecer os toalhetes. Tenho que averiguar como faz isto. A partir do primeiro mês, pode-se juntar à água da termo 1ère eau d'Uriage
2 - as compressas não devem ser utilizadas como toalhitas pois arranham a pele. Nos blogs que pesquisei (e que estão citados neste post) pessoas com mais experiência aconselham as toalhitas da ecologicalkids (preços variam entre 1 e 2 euros e pouco por toalhita) mas penso que com boa vontade e um tecido fofinho também se conseguem bons resultados.
3 - São necessárias, pelo menos, 12 fraldas reutilizáveis. Podem-se lavar e secar na máquina. O ideal é ter mais do que 12 fraldas para se poder fazer uma máquina de 2 em 2 dias;
4 - Ecological kids parece ser o site de de eleição quer pela qualidade, quer pela diversidade. Mas, parece que por esse mundo fora se encontram os mesmos produtos mais baratos (diferença de 16 para 23 euros por fralda. Quem optar por comprar em 2ª mão pode faze-l por cerca de 2 euros por fralda!!!! ver links acima)
5 - Quem optou pela ecologialkids afirma que as fraldas de tamanho único podem se utilizadas, pelo menos, até aos 12 meses mas que não so aconselhadas até aos 4 kilos. Para bebés com menos de 4 kilos o melhor é utilizar as fraldas de tamanho variável. Quem tiver curiosidade sobre as fraldas de tamanho único, estão aqui.
5 - ainda na ecologicalkids , mas que pode ser útil para todas as compras, é o facto de as fraldas de velcro serem bastante mais fáceis de utilizar do que as de molas;
6 - é importante verificar para quantas horas dão as fraldas pois umas são para max 3 horas (na ecologicalkids estão identificadas com um sol) e outras para 10/12 horas (ainda na ecologicalkids, estão identificadas com um sol e uma lua). Se é verdade que num recém nacido se mudam as fraldas a toda a hora e por isso não importa se estas resistem 3 ou 10 horas também é verdade que sendo as fraldas de tamanho único, é importante que aguentem uma noite inteira aos 7 ou 8 meses de idade. Logo, cuidado na escolha.
7 - para quem está a tentar deixar as fraldas há as fraldas de treino que parecem ser uma boa opção;
8 - há ainda as fraldas de natação. Não lhes escapa nadinha!!!!!!!!!!
9 - quanto aos absorventes: há fraldas que tem o absorvente incorporado (exemplo, as fraldas de bolso) e outras às quais este se adiciona. Quanto mais absorvente mais volumoso. Mesmo nas fraldas que já trazem um absorvente incorporado o melhor é colocar mais um para durante a noite ou, por via das dúvidas, todo o dia. Diz quem sabe que não sai um pingo de xixi;
10 - Toalhitas, fraldas e absorventes devem ser muito bem lavados e com detergentes neutros para evitar alergias e assaduras.
11 - lixívia e o mamaciador destrói estes produtos. Eu utilizo ECOVER e penso continuar a utilizar para as roupas do/a bebé. As manchas que ficam depois das lavagens podem ser retiradas ao sol ou com bicarbonato de sódio (tenho que explorar melhor como se faz isto do bicarbonato aqui) Também utilizo as Nozes da lavagem e funcionam mesmo!!!!!!!!!!!!!
Também há experiências de bebés cuja pele reagiu mal às fraldas reutilizáveis porque a huminade fica em contacto com a pele. Se a fralda tiver algum resíduo de detergente a probabilidade de assaduras e alergias aumenta (ver aqui)
Recentemente, descobri a Bebés da Terra - www.bebesdaterra.com que comercializa vários tipos de fraldas de pano.
A Casa da ADA na Graça, aceita encomendas.
Pois é, temos que nos movimentar! mas tanto tempo sem elas que "rompeu a corrente". Ao voltarmos tivémos todas que comprar!
ReplyDeleteNão faz mal...
Aqui estão elas novamente em força!
Pelos nossos bebes! Pelo planeta! e pela nossa carteira, claro!
Uso desde sempre as fraldas da Naturkinda e estou muito muito contente.
Quanto à humidade na pele do bébe, nunca o senti porque me foi sugerido na compra uns paninhos com algodão absorvente de um lado e uma fibra macia do outro que fica em contacto com a pele, dexando-a sempre seca.
Adoro e acomselho...
Até já ouvi dizer que as descartáveis (que usei no primeiro filho)com as suas "características plásticas" são apontadas como uma das causas para a infertilidade nos homens, sabem se é verdade?
Um beijo
InÊs
Olá Inês, nunca ouvi falar sobre a relação entre fraldas descartáveis e infertilidade.
ReplyDeleteTens algum conselho em particular sobre as fraldas da naturkinda? Eu vou agora mesmo ver o site com atenção (http://www.naturkinda.com/fraldas.html). obrigada pela dica
Olá!
ReplyDeleteEu sempre usei o mais tradicional possível (nem procurei muito coisa! se eu soubesse..)e então apenas precisei de comprar as fraldas (36), uma mola (que veio substituir o alfinete de dama, perigosíssimo!) e umas capas de plástico. Mais nada!
Só agora aos 9 meses precisei de procurar algo mais absorvente e comprei umas de velcro que são óptimas!
A senhora de lá é super simpática e dá umas óptimas dicas!
Olá Ruck, onde compraste as fraldas?
ReplyDeletenA NATURKINDA. Uma loja on.line: www.naturkinda.com
ReplyDeleteestive na feira alternativa com elas...muito bom astral!
Experimenta...
Para quem estiver interessado, existem sites ingleses que aceitam encomendas para Portugal,o primeiro da lista não me cobrou portes de envio! Com o câmbio, as fraldas e acessórios ficam muito mais baratas!
ReplyDeletehttp://www.clothbumsrus.co.uk
http://www.motherschoicenappies.co.uk
http://www.twinkleontheweb.co.uk
http://www.babykind.co.uk
Olá es-pecial, obrigada pelos websites. estou agora a ver tudo com uns amigos ingleses. vamos tentar encomendar.
ReplyDelete