Há um método ancestral que encontramos resumido na net:
1. Observação – Deite o bebé sem fralda num sítio confortável, quente e seguro, e observe:a) o ritmo (durante quanto tempo e com que frequência faz xixi e cocó depois de acordar ou de comer)b) a linguagem corporal (a forma como se mexe e contorce ou os trejeitos que apresenta enquanto faz as necessidades)c) sons (resmungos ou gemidos ao defecar)
Isto também se pode fazer usando um pano porta-bebé. Com efeito, andar com o bebé ao colo num pano porta-bebé é uma das melhores maneiras de nos familiarizarmos com o ritmo e os padrões de eliminação dele, já que nos apercebemos logo do que acontece. É particularmente vantajoso em climas frios ou casas com pouco aquecimento. Há mães que andam com o bebé nu no pano porta-bebé, contra a pele delas, o que o mantém com a temperatura corporal perfeita. Se quiser, pode colocar uma fralda de pano debaixo do bebé enquanto ele andar no porta-bebé. É claro que não é indispensável o bebé estar sem roupa no porta-bebé. Mesmo que ande um pouco vestido e/ou com uma fralda de pano sem cobertura impermeável, vai aperceber-se quando ele fizer as necessidades.
2. Antecipação ou intuição
Antecipe o momento em que o seu bebé vai precisar de urinar ou evacuar e faça então um som de água a correr, como um "sssss". Se o bebé começar enquanto está a observá-lo, faça imediatamente o som "sssss". Ao fim de uns dias, o bebé associará esse som com a eliminação.
3. Posição e local
Quando achar que o bebé precisa de fazer xixi ou cocó, segure-o bem mas suavemente sobre o local escolhido para a função e emita um sinal audível ("sssss" ou o som/palavras que preferir). O bebé depressa associará o som, a posição e o local com a eliminação. Utilize o lugar e o recipiente que achar mais confortável e prático. Entre as muitas possibilidades contam-se o lavatório da casa de banho, uma tigela, uma bacia e ao ar livre. Os bebés mais crescidos podem sentar-se na sanita entre as suas pernas.
4. Comunicação entre mãe e bebé
A partir de agora, preste muita atenção ao ritmo e aos sinais do bebé. Quando achar que ele está em vias de fazer as necessidades, segure-o na posição adequada e faça o seu sinal. Os bebés de colo conseguem descontrair os músculos ao ouvir as nossas deixas, se estiver quase no momento certo.
Pode saber quando o bebé precisa de fazer as necessidades através de pelo menos um dos seguintes aspectos:
- Ritmo (ir olhando para o relógio)Mais infos em: http://white-boucke.com/reviews/ipportuguese.html
- Sinais e deixas (incluindo a linguagem corporal e as vocalizações)
- Padrões de eliminação (relação com a refeição, o despertar, etc.)
- Intuição e instinto
via: http://gravidasemforma.blogspot.com/search/label/beb%C3%A9s%20sem%20fraldas
How to Potty Train a Baby - A funny movie is a click away
Outros sites sobre o assunto:
http://www.mamaroobabysling.com/newsite/MamaRooPants.html
http://babyparenting.about.com/cs/pottytraining/f/infantpt.htm
http://www.diaperfreebaby.org/
http://www.parents.com/toddlers/development/potty-training/infant-potty-training-one-moms-diary/
http://www.timl.com/tt/
No comments:
Post a Comment