Desde sempre adorei mitologia e toda a sua dimensão feminina, o conceito de mãe terra, de criação e de faz associado ao lado feminino do ser humano. O mesmo se passa com as suas expressões artísticas, pintura, literatura, música ...
No artigo "Feminino Sagrado", Rosa Leonor presenta-nos a obra, Mulheres e Deusas nos remete para a dimensão sagrada da feminilidade.
Recentemente, li por conselho da M. "Tempo de Espera" de Carme Riera e, até ao momento, foi o único livro de e sobre gravidez que me agradou.
Como diz a própria Carme sobre "literatura de grávida", "
tudo o que pude reunir não é mais do que uma espécie de guias dirigidos a futuras mães, suspeitas de serem um pouco curtas de vistas" (pp.23)
O que mais me fascinou no relato de Carme Riera (para além da sua imensa cultura geral, sentido de humor e capacidade de síntese) foram as inúmeras referências a este lado mágico de ser mulher.
A Aautora incentiva-nos a ler Adriane Rich , a admirar os "delírios de Botero".
Uma das referências mais interessantes da autora é aos simbolistas e os seus "concertos de cheiros". Tenho que explorar melhor esta ideia :)
Entre livros, odores e mitos, foi aqui mesmo que encontrei, pela primeira vez, referência aos práticos elásticos com casas que em muito tem ajudado.
Muitas são as referências a sexualidade e feminilidade que temos para explorar.
- Susana cor de rosa - http://susanacorderosa.googlepages.com/home
- Pompoar - www.pompoarismo.com.br
No comments:
Post a Comment