O trabalho, o dinheiro e o fim da humanidade. Ou, sim, mas tens que pagar!

O que é que um/uma cientista, guia espiritual, gestor/a, um ecologista, médico/a, parteir0/a, pediatra, psicólogo/a, nutricionista e mãe/pai tem em comum?

Sou cientista, descobri a fórmula para acabar com a fome no mundo mas, se a quiseres terás que a pagar.

Sou guia espiritual. Seguindo os meus ensinamentos e as minhas palavras de luz, chegarás à plenitude mas, para as ouvires, terás que pagar.

Sou gestor/a, tenho a solução para a falência de pequenas e médias empresas e para salvar os postos de trabalho de milhares de trabalhadores mas, se querem os meus conhecimentos aplicados à vossa empresa, tem que pagar.

Sou ecologista e activista, sei como banir os produtos químicos das nossas vidas mas, para saberes como, terás que pagar.

Sou médico/a, sei a cura para a doença que te aflige mas, para chegares a ela. Tens que pagar.

Sou pediatra, descobri como evitar as cólicas nos bebés, se quiseres saber como, tens que comprar o meu livro. Não, não podes tirar fotocópias porque é proibido. Se existe um vídeo? sim existe, mas só encontrarás no youtube alguns excertos, para veres o filme na íntegra tens que pagar.

Sou parteiro/a, acompanhei centenas de partos e sei como ajudar outras profissionais e mulheres a "parir em paz" mas, se quiseres beber da minha experiência, tens que ir ao meu curso e pagar.

Sou psicólogo/a, sei como manter um casamento feliz e estável. Queres aprender como? Compra o meu livro ou vem a umas quantas das minhas consultas.

Sou nutricionista, aplicando as minhas recentes descobertas sobre alimentação, conseguiremos evitar 85% das doenças. Que descobertas são essas? Bem, isso tem que ser visto caso a caso e para tal terá que vir a uma sessão de aconselhamento e pagar.

Sou mãe/pai, descobri e experimentei como criar bebés sem fraldas. Se te ensino como? Claro, basta compares o livro, veres o filme ou fazer o curso mas, tens que pagar.

Por mais interessantes, importantes, aliciantes que sejam os seus princípios, objectivos e descobertas, não podes aceder a elas sem pagar. O valor do seu conhecimento e dedicação não é contabilizado pelo impacto positivo para a humanidade mas sim pelo dinheiro lucro que gera.

Não é que eu não compreenda o/a cientista, guia espiritual, gestor/a, um ecologista, médico/a, parteir0/a, pediatra, psicólogo/a, nutricionista e o/a pai/mãe desta história... compreendo... o que não consigo perceber é porque é que uma civilização se deixa reger exclusivamente - e aniquilar - pelo dinheiro, em detrimento de, por exemplo, sistemas de troca e partilha ou, simplesmente, porque é que se perdeu a noção de bem comum? Perdão, a noção de bem comum existe, desde que o trabalho para ele realizado seja, caro está, remunerado!


*****************

Cada vez mais prósperos, resilientes, simples e felizes!

1 comment:

  1. "Cada vez mais prósperos, resilientes, simples e felizes!"

    Sinto o mesmo, à nossa medida e maneira, claro :)

    ReplyDelete