Outono, tempo de introspecção e de deixar fluir

Estamos quase, quase no fim do Outono, a estação do desapego, de deixar fluir. Todos os anos, assim que se revela a primeira brisa de Outono, sinto necessidade de recolher, de fazer um balanço e de planear o futuro.

O Inverno é a Estação da Reflexão, a Primavera do Renascimento, o Verão da Celebração e o Outono é estação da Transição, a estação e que nos perguntamos "O que é que necessito de deixar partir?"  Pode ser os nossos habituais pensamentos de preocupação e ansiedade; pode ser a nossa tendência para criticar o nosso parceiro; ou de nos zangarmos com os nossos filhos; ou aquela voz que nos diz constantemente que não somos suficientemente boas pessoas. Seja o que for que necessite de ser libertado, temos agora a oportunidade de deixar cair, juntamente com as folhas de Outono e deixar que se decomponha, se transforme em terra. 

O Outono é também a altura em que nos damos conta da passagem do tempo: mais um verão que terminou, mais um ano escolar... Se as memórias forem positivas, ficaremos inundados pelas boas sensações que nos trazem. Se as memórias nos trouxerem tristeza, é uma oportunidade para permitir que os sentimentos tristes aflorem e até que se transformem em lágrimas, rolem e caiam o chão como as folhas de Outono.
 
Será este o momento para deixar partir velhos hábitos? Vale a pena perguntar: "Qual é para mim o melhor momento para deixar ir o velho hábito, o pensamento X ou Y?" e, quando sentirmos que esse momento chegou, deixar partir com as folhas de Outono.


 Tradução e adaptação livre de Autumn ~ The Season of Letting Go

No comments:

Post a Comment