Vomitos e diarreia

Aqui ficam as sugestões que recolhi para ajudar nos casos de diarreia e vómitos.

Partilhei a nossa saga no facebook - Grupo mães de transição e no meu perfil - pois senti necessidade de contribuir para desmistificar a ideia de que é necessário/obrigatório dar líquidos ao bebé que tem vómitos e diarreia mas que mama ao peito e em livre demanda.

Todas as mães fazem o melhor que sabem e podem o que acontece é que, infelizmente, a informação que circula, mesmo entre profissionais, está errada e as mães convencem-se que tem que dar/tomar medicamentos, forçar a ingestão de líquidos nem se seja recorrendo a seringas.

Para complementar a amamentação foi sugerido:

""Um chá óptimo, é de rebentos de silva. Não sei se consegues encontrar um silvado, mas nesta altura tem aqueles rebentos verdes clarinhos. Apanha e faz o chá. Dá às colheres para ele o aguentar no estômago.""

"Água com açúcar (ou geleia de cereais, para quem não consome açúcar) ajuda a hidratar mais rapidamente, mas se a mamã der de mamar à discrição, chega perfeitamente!"


"chá de camomila ajuda na diarreia"

"chá fraquinho mas quando vomita convém não dar logo nada, deixar o estômago descansar um pouco e com um pouquinho de açúcar, neste caso justifica-se pois ajuda a controlar os vómitos (se não usas nenhum tipo de açucar algo doce, como a geleia de arroz ou parecidoreflexologia.... vou ver se alguem perto de ti te pode ajudar... mas para mim ele esta assim pq tu não estas tranquila... mas isto sou eu que tenho uma ideias estranhas...

"Reflexologia"

"Vai dando pequenas quantidades de leite materno. Para a febre, desde que não passe os 38-39, podes só ir aliviando o mal-estar com reflexologia podal (se ele deixar) e um banho morninho."

"A reflexologia não é para actuar na febre mas para arrebitar o sistema imunitário e minorar o desconforto do menino. assim como o banho morninho (repara que não disse "banho frio para baixar a febre"). A subida de temperatura é causada pelo nosso sistema para matar os "bicharocos", por isso é bemvinda! "

"se conseguires ultrapassar a angústia de não fazeres nada durante 3 dias e esperar que ele resolva sozinha é o melhor."

"
Banana, arroz, frango e desculpabilização da mãe(isso quando não estiver mais a vomitar, claro. A desculpabilização serve ajuda em qualquer doença. Nada é tão mau nesta vida que não possa ser piorado pela culpa)."

Várias foram as mães que partilharam a sua experiência de amamentação exclusiva de crianças durante episódios de vómitos e diarreia.

Mas que dá vontade de ir a correr para a farmácia, lá isso dá!

2 comments:

  1. E passou em quantos dias? ;)

    ReplyDelete
  2. passou ontem. 5 dias! pensei que morria de cansada!!!!!!!!!! e ele tá mesmo magrito. Foi o nosso duplo rito de passagem. Passagem da fase pré-verbal para a verbal (começa a dizer as primeiras palavras) e passagem do Inverno para a Primavera. Agora é só desabrochar :)

    ReplyDelete