Gengivite Gravítica

Já escrevi sobre o assunto neste post mas dada a persistência do problema e a falta de soluções, decidi dedicar-lhe um post inteirinho.

É muito fácil encontrar descrições mais ou menos completas sobre o que é a gengivite gravítica:

Por definição gengivite é a inflamação da gengiva e gravítica quando esta surge durante a gravidez.
Trata-se de alterações hormonais que surgem durante a gravidez, que pode ser devido a um agravamento da gengivite ligeira já existente.
As náuseas frequentes da grávida, bem como, o inchaço e o sangramento típico da gengivite, além de dificultarem a escovagem diária tão importante, é um desconforto constante da grávida, que pode ser minimizado com o acompanhamento do Médico Dentista. (http://www.lagodecarvalho.com/consultorio/faq.html)

É inclusivamente fácil encontrar referências sobre as influências da gengivite no peso do bebé, na possibilidade de esta provocar abortos e problemas no feto etc... não vou aqui colocar nenhuma dessas referências pois não me parecem fidedignas.

No meu caso, uma vida inteira de tabagismo e o facto de não ter feito uma visita ao dentista antes de engravidar devem ter dado uma ajuda ao quadro em que me encontro.

Fiz uma visita ao dentista na semana em que soube que estava grávida (6 semanas de gestação) e tudo parecia bem mas....

O que consegui perceber:

- Durante o período em que interrompi as vitaminas pré-natal senti o aumento dos problemas nas gengivas. Penso que isso pode estar relacionado com alguma carência de B12 dado que como pouca carne e nenhum leite;

- O medicamento receitado pelo dentista, o Hextril, piorou em muito o meu estado porque irritou as gengivas ainda mais. Este produto é excessivamente abrasivo para poder ser utilizado em continuidade. Para além disso, confere aos dentes uma colocação cinzenta muito feia;

- Com o elixir Bexident o resultado foi o mesmo que com o extril - gengivas inchadas e doridas;
- O gel Bexidente (tanto o de aplicação após escovagem como o de escovagem) parecem menos abrasivos mas não surtem qualquer efeito;

- Durante algum tempo também senti melhoras com o Maxius. O líquido para gargarejos é mais eficaz do que o pulverizador bucal que não parece surtir qualquer efeito;

- A pomada PARODIUM refresca e dá alívio imediato mas a longo prazo acaba por se revelar inutil;

- As pastas de dentes são também muito abrasivas (para além de os seus sabores e odores me enjoarem profundamente). Desde o início da gravidez que alterno entre a pasta dentífrica de ratânia da Weleda (Só consegui encontrar a extensão BR da qual não consta a pasta dentífrica a que me refiro) e outras para sentes sensíveis.

- Encontrei algum alivio numa mistura de água oxigenada e água (umas gotas de água oxigenada para meio copo de água). Sei que pode ser utilizada água oxigenada a 70 volumes mas como tive algum receio utilizei a de 10 vol. pelo que percebi a água oxigenada tem mil e uma aplicações e quanto aos dentes e gengivas faz o mesmo efeito que o Hextril e outros;

- Até ao momento o que parece resultar melhor são os gargarejos de 5 gotas de própolis puro em meio copo de água morna. Alivia a dor e estanca o sangue.

- O Balsamo de Silicea também parece ajudar quando gargarejado mas não me parece que vá ter grandes efeitos a longo prazo.

Desde a visita ao dentista que a higiene oral diária inclui escova de dentes para pós operatório, fita dental (mais achatada do que o fio dental e que magoia menos) e escovilhão (para mim foi uma novidade e é excelente só que farto-me de sangrar. )

Tudo sobre fita dental e escovilhão, aqui.

No comments:

Post a Comment