“Primal Health”, Michel Odent - Janelas para o futuro

Tradução livre (e descontraída com os bebés ao colo :)) do capitulo 11 da obra “Primal Health”de , Michel Odent. Realizada por de Bruno Venturini,Cátia Maciel e Marta Borges Pires (os sublinhados são meus)

Janelas para o futuro

A nossa crítica à família nuclear e a instituições como a obstetrícia e a neonatologia trazem à memória de muitos a famosa ilha Utopia. A saúde tem um lugar em Utopia. A saúde é uma luta, um esforço constante e interminável em direcção à adaptação perfeita. Para ser realista, primeiro precisamos de admitir que a nossa sociedade tecnológica não pode sobreviver sem sofrer uma enorme mutação. Contudo, nós precisamos do conceito de Utopia; nós precisamos de objectivos pelos quais almejar. É óbvio que é preciso tempo para modificar as estruturas familiares e também é óbvio que uma rede de parteiras autênticas não pode ser organizada do dia para a noite.

Quando todo um estilo de vida é desafiado, desde o nascimento até à morte, é preciso tempo. Não podemos dissociar as possíveis formas de redescobrir a família alargada da forma como as pessoas nascem e morrem. A não ser que uma larga percentagem da população possa optar por dar à luz e morrer em casa, as estruturas familiares nunca serão alargadas. Isto significa adoptar outra atitude em relação à medicina; significa um novo entendimento dos perigos da medicina centrada nos hospitais. Muitas pessoas na nossa sociedade morrem nos hospitais, simplesmente porque os hospitais são actualmente considerados como um lugar normal para morrer. As pessoas que morrem nos hospitais são muitas vezes sujeitas a intervenções dolorosas e sofrem inutilmente. Temos de redescobrir a arte de nascer e a arte em morrer em paralelo.

De qualquer forma, uma nova consciência do conceito de saúde primal pode ter efeitos práticos quase imediatos. Por exemplo, o que é que impede a maior parte das mães de se movimentarem com os seus filhos num baby carrier? Nas sociedades tradicionais, a maioria dos bebés passam grande parte das horas em que estão acordados junto ao corpo das suas mães, na sua anca, num sling ou ao colo de alguém.

As paredes da maternidade em Pithivier exibem um conjunto de fotografias mostrando bebés transportados numa variedade de carriers diferentes e em muitas culturas diferentes. Quando se considera a quantidade de estímulos de que um bebé tem consciência verifica-se que não existe comparação entre o contacto constante com o corpo da mãe que o bebé recebe num baby carrier e a falta de contacto físico quando o bebé está deitado num carrinho. Foi apenas nos anos 60 e 70 que o baby carrier foi redescoberto pelo mundo ocidental. Todas as pessoas que já utilizaram um carrier sabem como é eficaz para sossegar e tranquilizar um bebé. Para o bebé, é outra forma de descobrir o mundo.

Também nada devia impedir todos os bebés de dormirem com as suas mães. Isto não envolve qualquer custo, não necessita de equipamentos e cai fora do controlo das grandes instituições. Em todas as sociedades, com a notável excepção da sociedade ocidental desde o século XVIII, os bebés dormiram com as suas mães. Apenas é necessária a mais elementar observação para ver que o bebé precisa da sua mãe ainda mais durante a noite do que durante o dia e ainda mais na escuridão que na claridade. Na escuridão, o sentido predominante do bebé – a visão – está a descansar e, em vez dela, o bebé precisa de utilizar o sentido do toque, através do contacto pele com pele, e o olfacto.

A mãe também precisa do bebé. Qualquer pessoa que tenha conhecimento das dificuldades relacionadas com a amamentação na nossa sociedade sabe que uma das principais explicações para isto é o facto de os bebés serem separados das suas mães durante a noite. Muitas jovens mães têm distúrbios de sono porque são separadas dos seus bebés. Numa maternidade em que seja permitido às mães dar à luz usando as suas próprias hormonas, numa atmosfera que lhes dê liberdade para serem espontâneas, muitas tendem a dormir com os seus bebés e continuam a fazê-lo quando regressam a casa.

Se as mães não dormem com os seus bebés é porque alguém lhes disse que é um mau hábito. Isto tem sido dito às mulheres nos últimos três séculos, primeiro em nome da moralidade e depois em nome da ciência. As mães querem respeitar aquilo que lhes foi ensinado pelas gerações anteriores. O que se apelida de maus hábitos são afinal formas normais e naturais de atender às necessidades fundamentais de um bebé. Serem acusadas de maus hábitos é algo que pode assustar as jovens mães que gostariam de ouvir os seus instintos. As pessoas avisam-nas que existe o risco de abafar o bebé durante a noite mas isto simplesmente não acontece; as mães parecem estar sempre conscientes dos seus bebés mesmo enquanto estão a dormir. Também se sabe que as mães que amamentam têm um padrão de sono particular que exclui o sono profundo (fase 4). Mais, um bebé saudável sabe como se proteger e fazer soar o alarme se estiver a ser incomodado por um lençol ou um cobertor que o esteja a sufocar.

Todas as mulheres que dormem com os seus bebés relatam o quão fácil é dar de mamar durante a noite sem acordar totalmente. Elas sabem que o bebé utiliza o olfacto para encontrar o seu mamilo. A educação do olfacto é comummente negligenciada na nossa sociedade, é uma função muito arcaica e tem uma função vital a desempenhar na vida sexual.

Nunca seremos capazes de avaliar em profundidade os efeitos danosos de separar mãe e bebé à noite. Por exemplo, a síndrome da morte súbita, está a tornar-se cada vez mais comum nos países ocidentais. Contudo, é difícil saber até que ponto é que hábitos tais como a separação da mãe e do bebé podem ser responsáveis (pela síndrome da morte súbita).

Quando estive na China reparei que as mães dormem com os seus bebés, pelo menos, durante um ano. Ao mesmo tempo, verifiquei que ninguém parecia entender o significado de “morte súbita”. Em alguns países este fenómeno é conhecido como “morte da alcofa” (cot death). Possivelmente a alcofa é que é um facto essencial! Mais, quando se considera a elevada frequência de problemas de sono nos adultos, é tentador estabelecer uma ligação possível com o hábito colectivo de perturbar as necessidades nocturnas dos bebés.

Nem tão pouco conseguimos avaliar completamente os efeitos a longo prazo das interferências na amamentação que estão ligadas ao hábito ocidental comum de separar a mãe e o bebé durante a noite; também é impossível prever as consequências da repetição de situações em que o bebé se encontra sem ajuda e sem esperança devido à sua separação da mãe durante a noite.

Mães e bebés dormirem separados é um hábito tão enraizado na nossa cultura que até se torna difícil falar sobre isso sem que se riam de nós. Para modificar uma prática aparentemente simples seria necessário um forte apoio social e este torna-se ainda mais necessário quando estamos a lidar com uma instituição.

Este é o motivo pelo qual as equipas dos cursos de formação pré-parto e as conselheiras ou conselheiros de amamentação desempenham um papel tão importante na nossa sociedade.


Centros de saúde primal

Mulheres grávidas e jovens mães precisam de se ajudar umas às outras. Elas precisam se ter lugares onde se possam conhecer umas às outras. Este é o motivo pelo qual eu pretendo criar centros de saúde primal, como um primeiro passo em direcção à minha visão de saúde primal para todas as pessoas. Estes Centros de Saúde, poderiam funcionar como substitutos da família alargada. Estes Centros seriam lugares onde mulheres e casais que pensam ter um bebé, mulheres grávidas, jovens mães, bebés e avós se podem encontrar. Também seria o lugar ideal para a educação de raparigas e adolescentes; fora da nossa sociedade não existe um único exemplo em que as raparigas cheguem à idade de serem mães sem que alguma vez tenham segurado um bebé nos seus braços ou visto um bebé recém-nascido. Nem a família nuclear, nem a escola podem providenciar este tipo de educação. Não seria possível imaginar uma parceria entre os centros de saúde primal e as escolas?

Um centro de saúde primal seria inseparável de uma rede de partos não hospitalares e poderia até ser um local para muitas mulheres darem à luz. Parteiras autênticas aprenderiam, a partir da experiência, as coisas que não são aprendidas nas unidades de obstetrícia moderna. Quando falo de “parteiras autênticas” penso em pessoas experientes no acompanhamento ao parto que conseguem reconhecer a fase do parto sem repetir exames vaginais mas apenas ouvindo o barulho que uma mulher em trabalho de parto está a fazer, pela sua postura e observando as expressões do seu rosto.

Nos centros de saúde primal, eu imagino actividades que fomentem o sentido de comunidade e a coesão do grupo. Nenhuma destas actividades seria obrigatória, por exemplo, existiriam grupos de discussão, grupos de canto, grupos de dança e todo o tipo de outras actividades.

Imagino uma cozinha que estaria sempre aberta a todas as pessoas – um lugar para aprender a fazer pão ou como evitar comida processada. Uma cozinha destas seria a fonte das melhores receitas para uma mulher grávida ou para uma mulher a amamentar. Uma cozinha é um sítio onde as pessoas se sentem imediatamente à vontade, como se estivessem em casa.

Um centro destes seria um sucesso no dia em que ninguém se sentisse como um convidado.

Num lugar como este, seria possível estabelecer um laço inquebrável com os educadores pré-natais, as parteiras e as conselheiras de amamentação e, ao mesmo tempo, derrubar as barreiras existentes entre profissionais e leigos. As linhas divisórias entre as competências e as habilidades de todos tenderiam a desaparecer com o tempo.

No meu sonho, muitas cidades teriam um centro de saúde primal, localizado perto de um hospital. Mas este centro teria o cuidado e preservar a sua independência face à instituição médica. É preciso ter em mente que a medicina apenas desempenha um papel secundário na saúde de uma população e que apenas seria capaz de colaborar com um programa de saúde primal de forma mais discreta.

Também poderia haver um toque aquático neste local. Muitas mulheres grávidas, muitas mães e a maioria dos bebés são atraídos pela água. Pequenas piscinas também poderiam ser utilizadas durante os partos para ajudar as mulheres a libertarem-se das suas inibições. E os bebés poderiam ser capazes de cultivar as suas extraordinárias capacidades na água., a água faz-nos sonhar e a presença de bebés recém-nascidos ajudaria as pessoas a ver as coisas de forma mais clara e dar-lhes-ia uma visão de longo prazo. Com água e bebés, todas as condições estão presentes para criar fantasias sobre o futuro. Isto tornaria estes centros de saúde primal em janelas para o futuro.

A tecnologia irá ameaçar a sobrevivência da humanidade enquanto for utilizada por aqueles que não conseguem explorar as suas capacidades de visualizar o amanhã. Eu sonho com lugares que desempenhariam um papel primordial no processo da evolução em direcção a uma nova era. Apenas pessoas saudáveis podem estar conscientes das consequências a longo prazo das suas acções e decisões; Apenas pessoas saudáveis podem lidar com as prioridades reais.

Eu sonho que o ambiente no centro de saúde primal seria catalisador de discussões sobre a nova-economia. Imaginem uma economia em que a prioridade é a saúde! Que salto para a frente na história das sociedades humanas.

Eu sonho que o ambiente do centro de saúde primal seja catalisador de ideias radicalmente novas sobre o progresso. Os avanços tecnológicos irão levar a um desequilíbrio mortal a não ser que, simultaneamente, o homem procure explorar o potencial do seu cérebro arcaico ao máximo. É o seu cérebro primal que determina o seu estado de saúde e que carrega consigo uma outra visão do universo. A destruição do nosso planeta, a que estamos a assistir actualmente, só pode ser obra de um ser humano doente. A prioridade agora é a génese de um novo tipo de ser humano, um ser humano que terá uma relação diferente com a Terra, a Mãe.

O séc. XXI será ecológico ou não será.

Bookmark and Share

1 comment:

  1. Oi Cátia! Parabéns! Eu tenho o livro em uk mas ainda não o consegui ler na totalidade.
    Gostei bastante da tradução!
    Obrigada!
    moya

    ReplyDelete