10 Outubro '09 (sábado)
Lisboa – Parque das Nações
No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afectividade equilibrada e de um actuar correcto.
Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.
É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.
O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se actualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.
A Euritmia foi incluída no currículo das escolas Waldorf como matéria fundamental. Ajuda a criança/jovem a desenvolver-se em equilíbrio e harmonia e fortalece as iniciativas da vontade.
Data e Horário: 10 de Outubro de 2009 (sábado), das 9.30 às 17.30 h
Local: Hospital CUF Descobertas - Lisboa (Parque das Nações)
Objectivo
Divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.
Metodologia
* Exposição teórica;
* Diálogo
* Exemplos de prática pedagógica.
Conteúdo Programático
* Breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner;
* Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
* O 2º septénio: as necessidades reais da criança e a resposta através do currículo e prática pedagógica;
* A incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperactividade/Apatia;
* Aulas de Euritmia:
- Uma introdução à Euritmia, uma nova arte de movimento;
- Aula exemplo pedagógico; o ritmo como meio pedagógico.
Destinatários
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.
Nº de participantes
30 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)
Formadora
Luísa Pereira - Professora Waldorf
- 1973-78: Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa;
- 1976-77: início da actividade como professora do 3º ciclo;
- 1980-85: frequência da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha);
- 1986-1988: formação como Professora de Classe em Pedagogia Waldorf, pela Escola Livre Superior de Pedagogia Antroposófica, em Mannheim (Alemanha);
- 1988-89: colaboradora interna na Casa de Santa Isabel (Pedagogia Curativa e Socioterapia), S. Romão, Seia;
- 1989-91: professora de História do 3.º ciclo - Mafra;
- 1991-92: Professora de Classe na Escola Primavera, Pedagogia Segundo Rudolf Steiner, em Barão de S. João, Lagos;
- 1992: Professora no ensino oficial. Divulgação da Pedagogia Waldorf;
- 1999: Convite para integrar a coordenação e docência do Curso de Iniciação à Pedagogia Waldorf;
- 2000-01: Professora e coordenadora do Curso de Formação e Iniciação Profissional do PRODEP, para A.A.E. em Pedagogia Waldorf;
- 2001-02: Animadora da Biblioteca de Escola com as actividades predominantes de “Contar um Conto” e “Ler um Conto”;
- 2002-09 : Professora de Educação Especial, seguindo a metodologia Waldorf em sala de aula;
Marije Grommers - Euritmista
- Fez a formação na Akademie de Euritmia em Haia (Holanda), e o curso de Euritmia Curativa em Inglaterra;
- Trabalhou como euritmista em escolas Waldorf na Holanda e desde 1998 na Comunidade Sócio-Terapêutica da Casa de Santa Isabel, em Seia;
- Actualmente trabalha com médicos, grupos e em escolas e jardins de infância Waldorf.
Preço de Inscrição
Até 2 Outubro 2009 - 75 € ; Após 2 Outubro 2009 - 100 €
Possibilidade de efectuar o pagamento com 2 cheques pré-datados (30 Set. e 30 Out.).
Nota: O cheque deve ser passado à ordem de Oficina Didáctica e enviado juntamente com a ficha de inscrição. Caso a inscrição não seja aceite, o cheque será devolvido.
Se desejar efectuar o pagamento por transferência bancária, por favor contacte-nos.
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
(Copie esta ficha de inscrição para o Word, preencha-a e envie juntamente com o cheque)
Nome:
Morada:
Localidade:
Cod. Postal:
Email:
Tel.: Telemóvel: Profissão:
Bilhete de Identidade Data de Nascimento ___/___/___ Naturalidade:
Nacionalidade: Local trabalho: Tel. :
Pretendo inscrever-me no Workshop:
“Pedagogia Waldorf: A Arte da Educação” - (10 Out. ’09)
Junto envio Cheque
Cheque nº: do Banco: no valor de: € de / /200__
Cheque nº: do Banco: no valor de: € de / /200__
Li e aceito as condições de frequência indicadas em baixo
Data: / / 200__ Assinatura:
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- As acções têm um número limitado de formandos, sendo utilizado o critério da ordem de chegada;
· A OD reserva o direito de não aceitar inscrições que não venham acompanhadas do respectivo pagamento;
- A OD reserva o direito de adiar ou anular a acção se o número de formandos não atingir o mínimo requerido ou por motivos de força maior. Nestes casos, os valores já recebidos serão devolvidos, caso o participante não deseje frequentar a acção noutra data;
- As desistências deverão ser comunicadas por escrito;
- No caso de desistência, o formando só será reembolsado caso esta seja comunicada até 2 semanas antes da acção se realizar. Após esta data, não há qualquer reembolso, podendo no entanto a vaga ser ocupada por outra pessoa.
- No final da acção será entregue um certificado de presença, aos formandos presentes em pelo menos 85% das horas de formação.
Nota: Todos os dados fornecidos são considerados CONFIDENCIAIS e não serão facultados a entidades terceiras, excepto para efeitos de eventual auscultação por parte do Sistema de Acreditação, sujeita a uma aceitação dos visados. O formando tem o direito de, a qualquer momento, consultar, actualizar ou eliminar os seus dados pessoais. (Lei nº 67/98, de 26/10 – Lei de Protecção de Dados Pessoais).
|__| Não autorizo a utilização dos dados fornecidos para efeitos de eventual acompanhamento, auscultação ou informação da formação realizada pela empresa.
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